Para buscar reação como a de 2015, Tombense precisa primeiro quebrar tabu diante do carijó

Na lanterna do Campeonato Mineiro com apenas um ponto em três jogos disputados, o Tombense precisa de uma sequência de bons resultados para escapar da zona da degola. A reação pode ter começado na última rodada, no Zama Maciel, com o empate aos 47 minutos do segundo tempo com a URT. Neste sábado, 27, no Almeidão, diante do Tupi, para conquistar a primeira vitória na competição, o Gavião Carcará precisará quebrar um tabu, já que nunca venceu o time juiz-forano em jogos oficiais no profissional.

 

  #ToquenoCarijó

Com apoio de Plasc, Hiperroll Embalagens e Programa Sócio-Torcedor do JF Vôlei, o Toque de Bola acompanha Tombense x Tupi nas redes sociais a partir das 16h45 do sábado, 27.

Siga pelo Facebook (www.facebook.com/toquedebola?fref=ts)
Twitter (https://twitter.com/toquedebolajf
) ou
Instagram (http://instagram.com/toquedebolajf).

 

Em Muriaé, Cruzeiro virou sobre o Tombense: 2 a 1(Foto: (Washington Alves/Light Press)
Em Muriaé, Cruzeiro virou sobre o Tombense: 2 a 1 (Foto: (Washington Alves/Light Press)

 

  Campanha

O time de Tombos estreou no Estadual de 2016 como semifinalista da última edição do torneio e com a expectativa de repetir a boa campanha do ano passado. O primeiro jogo foi contra o Villa Nova, no Castor Fuentes. 2 a 1 de virada para os donos da casa, gols dos experientes Mancini e Fábio Jr.

Na segunda rodada a equipe de Tombos recebeu o Cruzeiro em Muriaé. A Raposa vinha de um 0 a 0 na estreia contra a URT. Novamente o Gavião Carcará saiu na frente do marcador e levou a virada: 2 a 1 para o time celeste.

A partida da terceira rodada contra o Tricordiano foi adiada para o dia 2 de março. A principio a mudança seria de apenas um dia, de 14 de fevereiro para o dia 13, por conta do confronto de horário com outros campeonatos, como o Carioca. Mas por conta das chuvas, o jogo entre Guarani e Tricordiano também teve que ser adiado, o que causou a alteração na data do confronto da terceira rodada.

No último jogo, no Zama Maciel, em Patos de Minas, Rodrigo Possebon abriu o placar a favor da URT, mas o atacante Daniel Amorim empatou aos 47 minutos do segundo tempo, dando ao Tombense o primeiro ponto no campeonato.

Classificação (se preferir, clique para ampliar. Fonte: site da Federação Mineira de Futebol)

Sem título

 

  Parece 2015

O desempenho de um ponto em três jogos é o mesmo da temporada passada. Em 2015, o Tombense foi derrotado por Villa Nova-MG, em casa, e Tupi-MG, fora, além de ter conseguido um empate com a Caldense em Poços de Caldas. Depois disso foram cinco vitórias seguidas. Nas últimas três rodadas, diante dos times da capital, houve uma derrota (Atlético), um empate (América) e uma vitória (Cruzeiro), garantindo a vaga da equipe nas semifinais.

 

  Tabu

O Tombense nunca venceu o Tupi em jogos entre as equipes profissionais. A informação foi checada junto a cronistas esportivos e pesquisadores, como o professor Léo Lima e o radialista Marco Aurélio, de Lima Duarte, com atuação em Juiz de Fora.

Nos três encontros de 2015, foram duas vitórias para os juiz-foranos – 2 a 1 no Mineiro e 1 a 0 na primeira rodada da Série C – e um empate – 1 a 1 na décima rodada da Terceirona.

Em 2014, empate em 1 a 1 no Estadual e em 3 a 3 em amistoso disputado em Muriaé. Em 2013, outra vitória do Galo Carijó: 1 a 0.

E o mais antigo deles, em 26 de agosto de 1935, em um amistoso, vitória dos juiz-foranos por 2 a 0.

 

Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola

Foto: Washington Alves/Light Press

O Toque de Bola é administrado por www.mistoquentecomunicacao.com.br

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário