“Roupa suja se lava em casa”. No treino da manhã desta terça, 4, em Santa Terezinha, o treinador Leston Júnior reuniu os atletas antes da atividade e “fechou o grupo” para a próxima sequência de jogos. Com bola, o treinador exigiu muito das finalizações e jogadas ofensivas. Leandro Euzébio, que está com sua saída quase certa do Tupi, trabalhou normalmente.
A reunião durou aproximadamente 30 minutos. O comandante carijó alertou os jogadores sobre as cobranças externas por resultado e cobrou do grupo uma melhora, não pelos que estão de fora, mas por eles mesmo. Destacou a importância de manter o foco na classificação e salientou que confia no potencial dos atletas.
Depois do empate diante da Tombense, sábado, o time carijó, vice-líder do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro, volta a campo domingo, 9, às 11h, fora de casa, diante do Guaratinguetá (SP), lanterna da chave.
Foco no ataque
Para o treinamento, Leston dividiu o campo em dois. Em uma metade, trabalhou finalizações em atividade de três jogadores contra dois. Na outra, com a ajuda do auxiliar Ricardo Leão, exercitou a manutenção da posse de bola. Na segunda parte do treino, o técnico trabalhou jogadas de linha de fundo e de infiltração na grande área, com ênfase no setor ofensivo.
“Time de futebol precisa melhor tudo a todo momento. Não temos que melhorar agora o setor ofensivo por causa dessa sequência de jogos sem vencer, nós temos que melhor tudo sempre. Estou dando essa ênfase no setor ofensivo porque estamos criando muito, mas temos pecado na finalização. Aí não podemos criar o fantasma. Temos que trabalhar e passar confiança, porque a ansiedade de fazer logo o gol pode atrapalhar. Temos que aliar o trabalho, a cobrança e o incentivo para caminharmos e as coisas acontecerem”, explicou Leston Júnior.
Questão de tempo
O artilheiro do Tupi na temporada, Daniel Morais, que não marca desde o confronto contra o Juventude, revelou não se sentir incomodado com a falta de gols: “Claro que o atacante gosta de estar fazendo gols, mas acho que isso é consequência dos jogos em que não temos encaixado boas situações e até se tratando das vitórias. Acho que assim que voltarmos a vencer, os gols vão reaparecer”, comentou.
Setor defensivo
Já no setor defensivo, o zagueiro Leandro Euzébio treinou normalmente com o grupo e não quis falar sobre a sua possível saída. O zagueiro Sidimar, que atuou no último jogo do Tupi como titular, espera manter a sequência e ajudar o Carijó a voltar a vencer: “A gente vem trabalhando forte para não sofrer gols, e a principal característica de um time forte é ter uma defesa sólida. Na minha vinda para o Tupi, sabia da força da equipe e procuro sempre ajudar, almejando coisas grandes. Vou continuar trabalhando e esperar minhas oportunidades no time principal”, declarou.
De fora
Ficaram de fora das atividades: Rafael Jataí e Felipe Augusto, por virose, e Gabriel Davis e Thiaguinho, que deram voltas no gramado. O atacante Bruno Aquino, autor do gol de empate contra o Tombense, não compareceu ao treino por estar resolvendo problemas particulares em Campina Grande-PB.
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola
Foto: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br