Juiz de Fora, 10 de maio de 2011
O Panathlon Clube de Juiz de Fora vai promover a 1ª Copa Metropolitana Master de Voleibol de Juiz de Fora, masculino e feminino. Esta foi uma das novidades da reunião mensal do clube, realizada nesta segunda-feira, 9, no refeitório do Cesporte – Centro de Apoio ao Esporte Amador, em Santa Terezinha. A reunião contou com a quase totalidade dos associados, muitos acompanhados de mães, esposas e filhos, num ambiente de renovada alegria e cordialidade.
O torneio está previsto para os próximos meses de junho e julho, e vai reunir um mínimo de três e um máximo de seis equipes, em cada categoria. Podem participar nascidos em 1970 ou antes, e as partidas serão disputadas em melhor de três sets. Os clubes interessados devem procurar a direção do Panathlon Club de Juiz de Fora, que tem o Professor Juarez Carvalho Venâncio na presidência.
O encontro de segunda-feira foi um jantar festivo, em homenagem ao mês das mães, por este motivo não houve a já tradicional mini-palestra por algum convidado especial. O vice-presidente Gilmar Quaresma aproveitou a oportunidade para um relato e um resumo da participação juiz-forana no Congresso e Assembléia Nacional do Distrito Brasil do Panathlon, nos últimos dias 29 e 30 de abril e 1° de maio, em Santos (SP), litoral paulista.
No encontro nacional, Juiz de Fora foi confirmada como a sede do próximo evento entre os clubes de todo o Brasil, no final de março de 2012. Todos os panathletas de Juiz de Fora já se comprometeram a organizar com todo carinho o evento e anfitrionar da melhor maneira os convidados.
Gilmar também fez uso da palavra para ler, na íntegra, o texto elaborado por Henrique Nicolini, e apresentado inicialmente no Congresso de Santos. Nicolini destaca o desafio de ampliação dos clubes do Panathlon no Brasil e na América, e reforça o papel fundamental da entidade na busca de resgatar os principais valores do esporte, em meio a um panorama, hoje, de cifras astronômicas, vaidades exageradas e vitórias a qualquer custo, sem se importar com os meios.
O Professor Hamlte Pernisa leu um texto em referência ao Dia e mês das mães, e apresentou os convidados da noite – os ex-panathletas Francisco Campolina, Jackson Vianna e Aaron Castañon. Campolina lembrou de sua passagem pelo clube e os ensinamentos que até hoje aplica em sua função, de líder empresarial à frente da Fiemg. Citou a realização dos Jogos Sesi em Juiz de Fora (que este ano têm início previsto em 3 de julho), em proporções que não são repetidas em outras cidades, como exemplo do que os valores do esporte, ensinados pelo Panathlon, podem ser aplicados com grande resultado, não só no aspecto esportivo mas social e de cidadania.
Jackson Vianna também agradeceu o convite e fez referências à sua família, toda ligada ao judô, atletismo e ao esporte local. Disse que mesmo ficando por um período afastado do esporte, nunca perdeu o contato com os desportistas locais e está sempre monitorando o noticiário envolvendo atletas e equipes juiz-foranas, dedicando-se mais, hoje, a parte administrativa de entidades ou empresas ligadas à prática esportiva.
Já Aaaron Castañon informou que sua ausência do clube está ligada ao Mestrado em Educação Física que está concluindo em Portugal. Destacou projetos sociais envolvendo a capoeira, com grande alcance, e reafirmou sua disposição de voltar ao convívio dos panathletas em breve.
Outros assuntos internos, como a feijoada do clube e o baile, foram tratados durante o encontro, encerrado com o jantar.
Texto: Panathlon Club de Juiz de Fora
Olá,moro no RJ e disputo campeonato de Master,irei me mudar p Juiz de fora esse ano ainda,e gostaria de informações sobre o Volei Master Feminino.
Boa tarde,
Pratico volei master em SP e devo me mudar para Juiz de Fora em breve e não pretendo parar de jogar. Dessa forma, gostaria que me informassem quais os clubes da cidade que mantém times competitivos na modalidade master, para que eu possa fazer contato.
Fico no aguardo.
Muito obrigada,
Neusa