No período entre 28 e 30 de março foi realizado em Barbacena (MG) o Pan-Americano de Mountain Bike. O Brasil foi um dos países que conquistaram mais vitórias na competição, sendo representado por alguns juiz-foranos profissionais da modalidade. O ciclista Robson Aloísio Silva, o Robinho, foi campeão na divisão master B1 masculina. Outro ótimo resultado foi a conquista brasileira do terceiro lugar na prova de revezamento por equipes, com Roberta Stopa (Damatta/Dabomb/X-Fusion) integrando o time. Daniel Grossi (Guma/Groove/Mr.Tugas/Inspire), mais um atleta juiz-forano, ainda superou adversidades durante a prova, pela elite masculina, e conquistou a 14ª colocação.
Stopa abre bem a competição
Na quinta-feira, 27, primeiro dia de Pan-Americano, a prova de revezamento por equipes trouxe bons resultados para os brasileiros e em especial a Juiz de Fora. No objetivo de estar nas Olimpíadas de 2016, Stopa subiu mais um degrau fazendo parte do time medalha de bronze na etapa. O time da Colômbia venceu a prova disputada nas trilhas do entorno do Parque de Exposições Senador Bias Fortes, seguidos pela equipe da Argentina.
A decisão do técnico da equipe brasileira de mountain bike de poupar os atletas que participaram dos Jogos Sul-Americanos, no meio de março, do revezamento no Pan de Mountain Bike abriu espaço para Roberta integrar o time que representou o Brasil ao lado de Luiz Henrique Cocuzzi (sub-23), Erick Bruske (junior) e Ricardo Pscheidt (elite masculina). Segundo a local, terceira a largar na disputa da prova, o embate com as outras meninas foi feroz, e a pista exigiu bastante de todos.
“Nosso time entregou na frente na primeira volta (com Luiz Henrique), e recebi em segundo do Erick. Quando saí, a atleta do México já estava emparelhada comigo, batemos guidão e tudo. Fiz muita força no início, pois essa é uma prova cruel, na qual você tem de dar tudo pois só tem uma volta. Acabei pagando o preço mais à frente e caindo outras duas colocações. Entreguei para o Pscheidt em quinto, ele conseguiu recuperar esses dois postos, e conquistamos a medalha de bronze. Foi bom que abrimos com uma medalha”, contou Roberta.
Veja a classificação completa da prova de revezamento por equipes:
No domingo, 30, na principal prova do cross country do fim de semana, entre atletas da elite, Stopa ainda conquistou a 19º colocação no geral, a oitava melhor entre as brasileiras. Veja a classificação final na elite feminina.
O segundo dia de competição reservou mais um expressivo resultado para Juiz de Fora e Brasil. Robinho terminou em primeiro lugar a prova, na categoria master B1, no tempo de 1h06min48s. Foram quatro voltas de percurso nos quase 5km planejados especialmente para a competição. O juiz-forano deixou o argentino Ariel Rodrigues em segundo, com 1h07min51s, e o também brasileiro João Erildo Silva em terceiro, com 1h10min01s. Na master B2, outro ciclista nacional, Luiz Neto, foi o vencedor, marcando 1h08min39s nos quatro giros no circuito.
Confira a classificação completa da categoria Master B1:
Superação de Grossi
Outro juiz-forano a disputar o Pan-Americano de MTB 2014 foi Daniel Grossi. Pela elite masculina, prova mais importante da competição, o atleta passou por dificuldades, mas superou os obstáculos e ainda conquistou a 14º posição na etapa, tendo o quinto melhor tempo entre os brasileiros. Através de rede social, Grossi analisou sua performance e o ocorrido no domingo, 30, último dia de provas.
“Nesse final de semana tive o privilégio de representar o Brasil no campeonato Pan-americano de Mountain Bike. Os 10 melhores atletas do ranking brasileiro de 2013 foram selecionados para a competição.
A prova foi muito dura, o nível dos atletas estava muito alto. Realizei uma boa largada, a troca de posições era constante na primeira subida do circuito, no final dessa subida um chileno errou na minha frente, vinha atrás e bati nele. Com isso, minha direção virou saindo do centro. Terminei a subida e parei para arrumar, muitas atletas passaram. Percebi que tinha ficado bem atrás do pelotão, a partir desse momento coloquei em minha cabeça que iria fazer uma prova de recuperação, tentando dar meu melhor e crescer a cada volta. Foi uma prova longa, me esforcei ao máximo e vim recuperando posições a cada volta. Na última volta a forte chuva deixou o circuito perigoso, onde optei pela minha segurança e defender a 14° colocação na categoria elite. Queria agradecer em especial a torcida que estava presente, uma coisa inesquecível, aos meus amigos de Juiz de Fora presentes na prova a cada grito era uma força a mais no pedal. A minha família, Isa e ao Guma que estiveram presentes em cada volta me apoiando. Estou muito satisfeito pelo ótimo resultado que conquistei, foi uma experiência muito importante para a minha carreira. Aprendi que tenho muito que melhorar, vamos em frente, o sonho nunca acaba !! ”
Veja a classificação final da prova na elite masculina:
Texto de Bruno Kaehler com informações complementares da Tribuna de Minas
Fotos e artes: Facebook do Pan-Americano de MTB 2014/Divulgação