Pan: Brasil “seca” Cuba para ficar em segundo. Brasileirão: Bota e Flu na obrigação da vitória. Na Série B, Lusa já comemora

Guadalajara, México, 29 de outubro de 2011

A sexta-feira começou em Guadalajara com o Brasil na segunda colocação no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos, com dois ouros a mais do que Cuba. Mas o dia terminou com os cubanos sete medalhas à frente, praticamente definindo o segundo lugar atrás dos Estados Unidos.

Para ultrapassar os cubanos, os brasileiros precisam de um dia perfeito, além de um desempenho muito abaixo da média dos rivais. As esperanças estão no vôlei, que faz confronto direto com os cubanos na decisão, no boxe, que tem dois duelos pelo ouro e no judô, em que ainda há três categorias – os brasileiros têm chances em todas elas.

Mas, mesmo que alcance todos esses ouros e os cubanos percam medalhas em que são favoritos, como na canoagem, ainda faltaria pelo menos um ouro aos brasileiros. E aí, esportes menos cotados como a marcha atlética, a canoagem e o caratê teriam de daar medalhas de ouro ao Brasil.

Para complicar ainda mais a situação brasileira, o ginete Rodrigo Pessoa, favorito ao ouro no hipismo, não poderá competir devido a uma lesão em sua montaria, a égua HH Ashley. Assim, o principal atleta do hipismo nos Jogos está fora da briga por pódios.

 Sábado, 29 de outubro de 2011 – 28 ouros em jogo

ATLETISMO

Ouros do dia: 1 (Marcha Atlética 50 km)

Brasil: Jonathan Reikmann e Mario Santos Júnior competem pelo país; nenhum deles é favorito ao ouro

Cuba: nenhuma chance

 

BOXE

Ouros do dia: 7 (até 52kg, 60kg, 69kg, 81kg e mais de 91kg masculino; até 51kg e 60kg feminino)

Brasil: duas finais, com Robson da Conceição e Yamaguchi Florentino, ambas contra lutadores cubanos

Cuba: quatro finais, duas contra os pugilistas brasileiros

 

CANOAGEM

Ouros do dia: 5 (K1 200m, C1 200m e K2 200m masculino, e K2 500m e K1 200m feminino)

Brasil: podem aparecer surpresas, mas a rigar, é zebra

Cuba: tem mais chances de medalhas nesta modalidade.

 

HIPISMO

Ouros do dia: 1 (saltos individuais)

Brasil: é um dos favoritos à medalha de ouro, mas perdeu o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, fora da final

Cuba: não tem tradição alguma no esporte; nenhuma chance

 

ESGRIMA

Ouros do dia: 2 (espada por equipe feminina e equipe de sabre por equipe masculina)

Brasil: zebra

Cuba: zebra

 

HÓQUEI

Ouros do dia: 1 (torneio masculino)

Decisão será entre Canadá e Argentina

 

JUDÔ

Ouros do dia: 3 (até 48kg e 52kg feminino, até 60kg masculino)

Brasil e Cuba devem fazer confrontos diretos nas três categorias – é, ao lado do boxe, a chance de encostar no quadro de medalhas.

 

SALTOS ORNAMENTAIS

Ouros do dia: 2 (trampolim sincronizado 3m feminino e plataforma de 10 metros masculino)

Brasil: zebra

Cuba: nenhuma chance

 

CARATÊ

Ouros do dia: 4 (até 75kg e 67kg masculino; até 61kg e 55kg feminino)

Brasil: tem apenas um representante, Valeria Kumizaki

Cuba: a cubana Yanelsis Gongorra é adversária da brasileira na primeira fase

 

POLO AQUÁTICO

Ouros do dia: 1 (torneio masculino)

A decisão acontecerá entre as equipes de Estados Unidos e Canadá; Brasil e Cuba brigam pela medalha de bronze.

 

VÔLEI

Ouros do dia: 1 (torneio masculino)

Brasil e Cuba decidem a medalha de ouro – confronto direto

 

Domingo, 30 de outubro – 3 ouros em jogo

 

ATLETISMO

Ouros do dia: 1 (Maratona masculina)

Brasil: é favorito, até pela tradição na prova em Pans

Cuba: zebra, jamais venceu provas importantes nessa modalidade

 

BASQUETE

Ouros do dia: 1 (torneio masculino)

Brasil: eliminado da disputa de medalhas

Cuba: não disputa o torneio masculino de basquete

 

RUGBY

Ouros do dia: 1

Brasil: é zebra

Cuba: não disputa o torneio

 

Brasileirão: sonho do título x fuga do rebaixamento

Depois de perderem jogos importantes, Botafogo e Fluminense buscam a reabilitação neste sábado, 29, na abertura da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, para continuarem sonhando com o título.

O Botafogo recebe o Cruzeiro no Engenhão, ás 18h, e, no mesmo horário, o Fluminense encara o Ceará fora de casa. Os adversários dos cariocas precisam muito da vitória por estarem na luta contra o rebaixamento.

Ainda neste sábado, no Pacaembu, às 18h, o Santos, no meio da tabela, recebe mais uma equipe que tenta fugir do Z-4, o Atlético Paranaense.

  Lusa faz a festa

Pela Série B, a Portuguesa derrotou a Ponte Preta por 2 a 1 nesta sexta-feira, 28, no Canindé, e já comemora o título, embora matematicamente não esteja garantido. O resultado fez a Lusa abrir 13 pontos sobre o vice-líder (70 contra 57), que é justamente a Ponte, faltando cinco jogos. Outros resultados de sexta: Salgueiro (PE) 1×1 Vila Nova (GO) e Goiás 4×1 Duque de Caxias.

O Boa Esporte joga neste sábado, 16h20, em casa (Varginha), diante do Vitória. O representante mineiro não corre risco de rebaixamento e ainda sonha em chegar ao grupo dos que podem subir para a Série A. O Boa soma 47 pontos, enquanto o Americana (SP), quarto colocado, tem 51.

Texto do Pan: www.espn.com.br

Texto Brasileirão, com informações do SporTV e agências

[wpfootball id_league=3 id_template=2]

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário