No fim de tarde deste sábado, dia 30, todos os olhos do planeta bola estarão voltados para o Maracanã, templo do futebol mundial, onde estará em disputa a final da Copa Libertadores da América 2020.
Quis o destino que, em solo carioca, duas equipes paulistas fizessem a final a partir das 17h. Palmeiras e Santos disputarão, como diz o slogan da competição, a glória eterna de uma temporada marcada pela pandemia e outros percalços.
Campeões
O Peixe quer colocar seu nome pela quarta vez no troféu da maior competição do continente. Já o Porco persegue sua segunda conquista da Taça Libertadores da América.
De um dos lados, o do Santos, estará um técnico campeão da Libertadores: Cuca. O comandante alvinegro conquistou o torneio em 2013, com outro time preto e branco, o Atlético-MG.
O Toque de Bola vai estar ligado na decisão da competição continental e te conta tudo. Fique ligado no @toquedebolajf no Instagram e no Twitter, e também o perfil Portal de Notícias – Toque de Bola no Facebook.
Mistérios da véspera
Ambos os times já estão no Rio de Janeiro desde o meio desta semana. O Palmeiras fez atividades no complexo do Estádio Nilton Santos, do Botafogo, no Engenho de Dentro, e o Santos treinou no CT do Fluminense, na Barra da Tijuca. Ambas as atividades foram fechadas para a imprensa.
Nas coletivas oficiais desta sexta, dia 29, o técnico alviverde, o português Abel Ferreira, e o comandante alvinegro, Cuca, fizeram questão de tentar esconder suas escalações. Embora os times-base sejam conhecidos e praticamente os mesmos que venceram nas semifinais os argentinos River Plate, no caso palmeirense, e Boca Juniors, no santista, há sempre a tentativa de surpreender.
Retornos dos dois lados
Recuperado de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, o volante Felipe Melo já atuou pelo Brasileiro contra o Vasco e está à disposição no Palmeiras. Poupado dos últimos jogos, o atacante Rony também está a apto a jogar. “(Felipe Melo) Seguramente vai poder nos ajudar. Se de início ou se vai entrar, cabe a mim decidir. (Rony) Conto com a inspiração dele também, de início ou a entrar”, disse Abel que faz suspense sobre seu ataque.
No Santos, o volante Alison, recuperado de covid-19, volta a ficar à disposição. Cuca também faz mistério sobre o ataque, colocando até mesmo em dúvida a escalação de um dos destaques da equipe. “O Soteldo ficou de fora das partidas contra o Grêmio. Podemos incluir ele também, né (nas dúvidas). Joguei com Sandry e Lucas Braga. Mesmo mudando as peças, vamos ter nosso jeito”, garante o treinador.
Palmeiras x Santos – Final da Copa Libertadores da América
Maracanã – 17h
Árbitro: Patricio Loustau (ARG). Assitentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Diego Bonfa (ARG). VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony (Willian) e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira
Santos: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga (Sandry). Técnico: Cuca
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações dos sites oficiais de Santos e Palmeiras e do Facebook Conmebol Libertadores
Fotos e arte: Facebook Conmebol Libertadores; Facebook SE Palmeiras e Facebook Santos FC