Atuando mais uma vez fora de casa, o Verdão viajou até Florianópolis para enfrentar o Figueirense, na noite desta quarta-feira (27), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem vencer como visitante nesta temporada, a equipe entrou com o objetivo de ganhar e retornar a São Paulo com três pontos na bagagem.
Para a partida, Felipão fez algumas alterações em relação ao jogo passado e colocou Gerley – reforço do Verdão apresentado na última sexta-feira (22) – na lateral esquerda no lugar de Rivaldo. Além disso, o goleiro Marcos foi poupado do jogo e Deola ficou com a responsabilidade de fechar o gol alviverde. No ataque, o Palmeiras contou com a presença de Wellington Paulista que entrou no lugar de Luan.
A última partida entre as duas equipes foi no Brasileirão de 2008 e terminou com empate em 0 a 0, no mesmo palco desta noite (27), o estádio Orlando Scarpelli. Mas, três anos depois, a história foi diferente. Com os jogadores sintonizados, o Palmeiras venceu o Figueira por 1 a 0, com gol de Maurício Ramos e conquistou a primeira vitória fora de casa.
A partida começou muito corrida em Florianópolis. Logo após o apito inicial do árbitro Alício Pena Jr., Kleber roubou a bola, arrancou para o ataque e quase abriu o placar do jogo com menos de 1min.
Bastante ofensivo, o Palmeiras jogou durante todo o primeiro tempo com velocidade e movimentação. Aos 15min, uma jogada perigosa entre Kleber e Maikon Leite assustou o adversário. O camisa 7 palmeirense encontrou Gladiador na grande área, que chutou cruzado. A bola bateu no defensor do Figueira antes de triscar a trave.
5min mais tarde, o Figueirense partiu para o ataque com um lançamento de Túlio para Aloísio. Ligado no jogo, Deola fez grande defesa, mas o auxiliar já marcava impedimento. Minutos seguintes, Marcos Assunção cobrou falta na grande área e Maurício Ramos subiu para cabecear e carimbar a trave. No rebote, Kleber chuta para o gol, mas o atacante estava impedido.
Na parte final da primeira etapa, o time da casa começou a sair mais para o ataque e deixou o jogo aberto no meio de campo. Aos 39min, Thiago Heleno cometeu falta em Maicon e tomou o primeiro amarelo da partida.
Sem mais lances de perigo e com dois minutos de acréscimo, Alício Pena Júnior pediu a bola e encerrou o primeiro tempo.
Para o segundo tempo, o Palmeiras não mexeu no elenco que começou a partida. Assim como na primeira etapa, a segunda começou bastante movimentada, com velocidade e muitos passes errados. Aos 5min, o estreante Gerley derrubou Túlio perto da grande área e tomou o segundo cartão amarelo do Palmeiras. Na cobrança, a bola passou com perigo no gol de Deola.
Sem se deixar abalar, o Verdão partiu mais uma vez para o ataque e em uma jogada muito bem trabalhada, Kleber lançou a bola para Maikon Leite, que driblou o marcador dentro da grande área, chutou cruzado e carimbou a trave do goleiro Wilson. Boa oportunidade do Palmeiras.
Aos 16min, Felipão resolveu fazer a primeira alteração colocando João Vitor no lugar do Valdivia. Com a mudança, o técnico pretendeu dar mais espaço do meio campo para frente e organizar melhor a defesa. No mesmo minuto, Maikon Leite recebeu lançamento em velocidade e obrigou a saída do goleiro para matar a jogada.
Após 10min, o Palmeiras mexeu pela segunda vez sacando Wellington Paulista e entrando Luan, camisa 21. Marcos Assunção voltou a assustar depois de chutar uma bomba em cobrança de falta na intermediária e o goleiro Wilson se esticou todo para espalmar para escanteio.
Já no final do jogo, Assunção cobrou falta e Maurício Ramos empurrou para o fundo da rede e abriu o marcador aos 37min. Figueirense 0x1 Palmeiras. Aos 41min, Maikon Leite saiu para a entrada de Chico e Márcio Araújo recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrentará o Atlético-MG, assim como Kleber que, após uma falta, chutou a bola para longe e também foi advertido.
Com 4 minutos de acréscimo, o Verdão conseguiu segurar o resultado e voltou para São Paulo com 3 pontos na bagagem.
Com a vitória, o Palmeiras chegou a 22 pontos e voltou ao G4. O próximo confronto será contra o Atlético-MG, sábado (30), às 21h, no estádio do Canindé. Os ingressos já estão à venda! Clique aqui para maiores informações.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 0 x 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 27 de julho de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Cartões amarelos: Ygor (Figueirense). Thiago Heleno, Gerley, Marcos Assunção, Márcio Araújo, Kleber (Palmeiras)
GOL: PALMEIRAS: Maurício Ramos, aos 38 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo (Coutinho), João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Rhayner) e Fernandes; Heber (Elias) e Aloísio
Técnico: Jorginho
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (João Vitor); Maikon Leite (Chico), Kleber e Wellington Paulista (Luan)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Texto e foto: site oficial do Palmeiras