Quem acessou o novo site do Tupi nos últimos dias e conhece um pouco da história do clube se surpreendeu negativamente com a sessão da página sobre a história do clube.
Sem citar ídolos históricos e fatos relevantes na trajetória de quase 108 anos do Carijó, esta parte do site gerou reação de quem pesquisa e preserva a memória alvinegra, como o professor Léo Lima. “Infelizmente, é triste. Ver um time de mais de 100 anos de história e limitarem isso. Parece que o clube surgiu em 2000. É lamentável. Tanta história importante e relevante na trajetória do clube não está contada que é difícil de ver. Só de deixar de fora o Fantasma do Mineirão, você vê que o desconhecimento é total.”
Corrigiu
O novo site começou a ser divulgado no dia 10 de abril, com um erro no nome do clube, chamando-se tupifutebolclube.com.br . Depois de pressão da torcida, passou para tupifootballclub.com, já com o nome correto da agremiação. Mas esta não seria a única surpresa desagradável para os torcedores.
Conselheiro da maior organizada do Tupi, a Tribo Carijó, Daniel Almeida, disse que a parte de história da página chega a diminuir o clube. “Nós torcedores fomos surpreendidos negativamente ao acessar o novo site do Tupi. Não conta a história, não enaltece o clube. O texto que está lá trata o Carijó como um clube qualquer. Utilizando, em diversos momentos, palavras que apequenam o time ao invés de contar as passagens boas. Esperamos que o criador do site mude e enalteça a grande história do Tupi.”
Ídolos
Fundador e integrante da torcida Tupirados além de estudante de História, Fabrício Camilo, temeu por futuros potenciais torcedores que queriam saber mais do clube. “Ver isso me deu até uma dor no peito! Um clube com uma trajetória mais do que centenária ser contada de uma forma esdrúxula. Rebaixando por vezes o clube. Independente do que vem ocorrendo recentemente, nossa história é linda. Se um filho de torcedor do Tupi entrar na página para conhecer, desanima de torcer. A história do clube não está contada de maneira condizente.”
Lima destaca a lista de personagens que deveriam estar presentes. “Na parte dos ídolos, falar que o clube não teve muito? Colocar o Romário? Com todo respeito ao Baixinho, mas ele nem jogou no Tupi. O Muller até jogou, foi campeão mineiro do interior, fez uma boa campanha. Mas esquecer de Toledinho, do Ademilson, do João Pires, do Eli Flores, do Murilão, do Júlio Maravilha? São impressionantes os equívocos que cometeram nesse site.”
Planos de correção
Há também pelo menos um erro de informação na sessão do site oficial. “Falar que o jogo internacional, em 2014, foi o primeiro. Nada. Na década de 1970 e 1980 o Tupi fez partidas contra seleções e times internacionais. São vários. Esse contra o Exeter foi o último, o mais recente”, conta Lima.
De acordo com o coordenador de comunicação do Tupi, Arthur Abrahão, a página foi feita pela nova parceria do clube para a base e será alterada. “Vai mudar. O site foi feito antes de eu entrar no projeto. Já recebi essas reclamações, demos uma olhada. Estamos providenciando as alterações. Pesquisando em algumas fontes, em contato com o Léo Lima. Enviamos também o texto do site anterior para modificar. O quanto antes vamos providenciar isso.”
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: reprodução tupifootballclub.com.br; e instagram Tupi FC
Confira o conteúdo que decepcionou os torcedores carijós (clique para ampliar cada imagem):
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: reprodução tupifootballclub.com.br; e instagram Tupi FC