Oportunidade de reagir motiva JF Vôlei e Vôlei Futuro

A quarta rodada da Superliga B terá o confronto entre dois times que querem a recuperação no torneio. Vindos de derrotas, JF Vôlei e Vôlei Futuro se enfrentam neste sábado, 12, às 18h, no Ginásio da UniAcademia, no centro de Juiz de Fora.

Com dois pontos, os mineiros caíram para a lanterna após duas derrotas em três jogos. Os paulistas perderam a liderança da competição ao retirar o time de quadra contra o Niterói e serem derrotados por W. O.

Quem quiser acompanhar a partida, terá como opções a cobertura nas redes sociais do Toque de Bola , a transmissão da TV Diversa na TV e internet, e do Canal Vôlei Brasil, pela internet.

Em uma competição tão equilibrada, todas as vitórias fazem diferença. O Toque de Bola ouviu os dois treinadores – Daniel Schimitz, do JF Vôlei e Ângelo Vercesi sobre as estratégias e a preparação para o confronto deste sábado.

O jogo também marca um reencontro, já que os dois times se enfrentaram há quase um ano, na Superliga 2020/2021. Este é o ponto de partida da reportagem.

Marcão perdeu a paciência

O jogo entre JF Vôlei e Vôlei Futuro foi pela 5ª rodada na fase classificatória na Superliga B do ano passado. A partida foi em Contagem – então casa do JF Vôlei – no dia 13 de fevereiro.

O craque do jogo foi o então técnico Marcão, conhecido pela calma e paciência, interveio com bronca e substituições na hora certa para “ligar” o JF Vôlei. Terminou com vitória mineira por 3 sets a 0,  mas em parciais apertadas: 25/22, 25/23 e 25/22. Foi tão marcante a postura “nada tibetana” do técnico, que inclusive foi mencionada na live do Toque de Bola com Marcão.

O Vôlei Futuro terminou a fase classificatória em 7º lugar com 2 pontos.  E foi eliminado em três jogos nas quartas-de-final pelo Brasília, que seria o vice-campeão do torneio. E como nunca é demais lembrar, o título ficou com o JF Vôlei.

Tranquilidade para subir na tabela

Um ano depois, o JF Vôlei ainda não apresentou uma atuação consistente na edição 2022. O técnico Daniel Schimitz sempre bate na tecla de que a evolução é constante e está acontecendo. E os resultados das outras equipes estão provando que a Superliga B está longe de ser uma competição fácil.

JF Vôlei 3 x 2 Minas Náutico Superliga B 2022
Foto: Daniel Braga – XFoto

“Tivemos uma partida ruim em Araguari e perdemos o jogo. A nossa colocação é bem ruim, estamos em último. No entanto, os resultados da rodada acabaram nos ajudando. Está tudo bem embolado. Todas as equipes já ganharam e perderam nessas três rodadas, mostrando a complexidade e o quão equilibrada é a liga B”.

No comando de uma equipe remontada em relação aos anos anteriores, Daniel Schimitz reforçou que a solução para subir na tabela está em manter os nervos serenos e trabalhar bastante. “Temos conversado com os atletas para tranquilizá-los. É uma equipe muito jovem que não pode carregar o peso desses resultados de forma que venha impactar negativamente no desempenho. Até o próprio Mauricio Bara (diretor técnico do projeto) foi no treinamento para conversar e passar essa mensagem. Temos de trabalhar, temos que melhorar sim. Um pouco de tranquilidade para que não nos atrapalhe na sequência.”

Fazer o melhor

O JF Vôlei volta a jogar em casa, recebendo o time que era líder até a 3ª rodada e que quer voltar para o alto da tabela. Subir na classificação também é a motivação dos donos da casa. O treinador faz uma análise do confronto, onde não importa o lado da quadra, o objetivo é o mesmo: ganhar.

A gente sempre entra em quadra para buscar a vitória, ainda mais vindo de dois resultados negativos. É um adversário difícil, que tem bom poder de ataque, que perdeu contra Niterói na última rodada, e que vem tendo uma boa atuação nas partidas. Vai ser um jogo difícil para a gente. Tenho certeza de que vamos fazer uma partida melhor que a que fizemos anteriormente e vamos tentar buscar o resultado positivo”.

Responsabilidade de favorito

Vôlei Futuro na Superliga B 2021/2022

Será a segunda rodada consecutiva do Vôlei Futuro como visitante. Após a viagem para Niterói, o ex-líder vem para Juiz de Fora de ônibus nesta sexta-feira.

Pelo que vem apresentando na temporada, o treinador Ângelo Vercesi não tem meias palavras: o time paulista é o favorito e precisa agir como tal, sem dar margem para os donos da casa.

“Juiz de Fora é a atual campeã da Superliga B, mas perdeu patrocinadores e a equipe não é tão forte como a do ano passado. Está oscilando, mas é uma equipe boa e a gente tem que respeitar. Tem um saque bom e um ataque muito bom. E a ideia é vestirmos a responsabilidade de sermos favoritos e apesar da viagem longa, fazermos um bom jogo e tentarmos buscar os e pontos lá, 3 x 0 e 3 x 1. Com todo respeito á equipe de juiz de fora qualquer resultado não seria surpreendente, mas a expectativa é fazemos um bom jogo, buscarmos o resultado, buscarmos os três pontos”, afirmou em entrevista ao Toque de Bola.

Superliga B 2021/2022

4ª rodada

12 de fevereiro

  • 18h: JF Vôlei x Vôlei Futuro – Ginásio do UniAcademia, em Juiz de Fora;
  • 17h: Vila Nova F.C. x Niterói Vôlei Clube – Goiânia Arena, em Goiânia;
  • 19h: SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck x Aprov/Chapecó – Ginásio Rodrigo Pereira Gomes, em Araucária;
  • 19h: Uberlândia Vôlei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/Prefeitura de Araguari x Suzano Vôlei – Ginásio General Rubens Mário, em Araguari.

13 de fevereiro

  • 13h: Minas Náutico x Instituto Cuca – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

Classificação e regulamento Superliga B

Classificação Superliga B 2022 após 3ª rodada

 

Na Superliga B 2021/2022, as equipes jogam entre si em turno único. A fase classificatória termina em 19 de março. Os quatro últimos serão rebaixados para a Superliga C. Não haverá quartas de final.

As quatro melhores nos nove jogos avançam às semifinais, realizadas em melhor de três jogos, previstos para 26 de março, 2 de abril e, se necessário, 5 de abril. A decisão será em jogo único, marcado para 9 de abril de 2022.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Gustavo Ribeiro/10ports; Luna Freire/JF Vôlei; CBV/reprodução

Deixe seu comentário