
O Governo de Minas Gerais anunciou na tarde desta terça-feira, 16, que os eventos esportivos serão suspensos em todo o estado a partir de segunda-feira, dia 22.
O motivo é a Onda Roxa do Plano Minas Consciente, fase que determina medidas mais restritivas de enfrentamento ao novo coronavírus.
Nesta manhã, o governo confirmou o veto à realização das partidas pelo Campeonato Paulista e Copa do Brasil, em Varginha e Belo Horizonte nesta semana. E o secretário de saúde, Fábio Baccheretti, defendeu a suspensão do Estadual de futebol por ser incompatível com as medidas que entram em vigor nesta quarta-feira, 17.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou nota sobre o acordo com o governo de MG e anunciou nova reunião para discutir o assunto na semana que vem.
Acerto com as Federações
O acordo foi acertado em reunião na tarde desta segunda da Secretaria de Estado de Saúde com representantes das Federações Mineiras de Futebol e de Vôlei.

O governo explicou que a Superliga obteve a permissão para jogos com times de outros estados, porque as delegações já estão nos municípios onde as partidas serão realizadas. No entanto, por fazer a primeira partida das quartas de final fora de casa, o JF Vôlei anunciou que vai jogar toda a fase na casa do Niterói.
No encontro, foi acertado que todas as partidas de futebol estadual programadas até domingo, 21, serão realizadas. Confira a programação inicial da quarta rodada. No entanto, deverão ser reagendadas para o horário diurno para que todos os profissionais envolvidos estejam em casa ou nos hotéis antes das 20h.
A partida entre Caldense x Vasco da Gama, em Poços de Caldas, foi mantida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para atender às normas, foi antecipada de 21h30 para 17h30 na quinta-feira, 18. O vencedor deste jogo enfrenta o ganhador entre Nova Mutum e Tombense, que se enfrentam na quarta, 16, em Nova Mutum.
Posicionamento da FMF
A Federação Mineira de Futebol explicou que não serão disputados jogos de clubes de outros estados, em qualquer campeonato ou categoria, a partir desta quarta-feira, 17.
Para jogos em Minas Gerais, as partidas poderão ser realizadas até domingo, 21, desde que respeitado o “toque de recolher” determinado pelo governo estadual, entre 20h e 5h. Por isso, a FMF informou que haverá readequação nos horários de todos os jogos e reforçou as medidas de acesso aos estádios.
“Para aumentar a segurança dos envolvidos, e entendendo que o momento é de potencializar as medidas de controle, o protocolo da FMF restringirá o acesso a 50 pessoas por clube, todas testadas. Os profissionais de imprensa deverão seguir utilizando máscara, álcool em gel e respeitando os distanciamentos entre os postos de trabalho, como vem sendo feito desde a retomada do futebol, em agosto de 2020”, explicou a Federação, em nota.
Além disso, anunciou que haverá uma nova reunião na segunda, 22 de março. Segundo a FMF, o Governo de MG vai atualizar as orientações sobre o andamento do futebol no estado. Desta forma, a Federação garante que haverá alinhamento e as orientações das autoridades de saúde serão seguidas “de maneira criteriosa e rigorosa, como tem sido feito desde o retorno do futebol”, garante o texto publicado no site da FMF.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira, com informações da FMF, CBF, Governo de MG e JF Vôlei.
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG; Caldense/Instagram; Mineirão/Instagram