Depois de anunciar na última semana o adiamento dos Jogos de Tóquio deste para o próximo ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) marcou, nesta segunda, dia 30, novas datas para a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas em 2021.
As Olimpíada serão disputadas no período de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Já as Paralimpíadas estão previstas para serem disputadas entre 24 de agosto e 5 de setembro do próximo ano.
Os Jogos de Tóquio foram os últimos megaeventos mundiais adiados por conta da pandemia do novo coronavírus.
Mais tempo
Com o adiamento e agora a marcação das datas dos Jogos em 2021, os atletas juiz-foranos que miram disputar as Olimpíadas e Paralimpíadas ganharam um pouco mais de tempo e uma referência de calendário para seguir.
Os esportistas de Juiz de Fora ou que treinam na cidade que estão mais próximos de irem ao Japão são o nadador paralímpico do Clube Bom Pastor, Gabriel Araújo; a nadadora do paulista Esporte Clube Pinheiros, Larissa Oliveira; a boxeadora Beatriz Ferreira; o armador central do Barcelona-ESP e da Seleção Brasileira de handebol, Thiagus Petrus; e o oposto do Minas Tênis Clube e da Seleção de vôlei, Felipe Roque.
“Primeiro temos que acabar com essa pandemia e depois pensar nos acontecimentos que estão por vir. Aqui na Espanha já estamos há 18 dias parados, e não é o mesmo treinar em casa. Agora, todos podem se planejar e se preparar para que cheguem o melhor possível para Tóquio em 2021”, avalia Thiagus.
“Com as novas datas, no ano que vem, isso tudo vai ter passado. Vai valer a pena para os atletas se prepararem de uma forma melhor”, concorda Roque.
Luz no fim do túnel
Em sua fala na coletiva de anuncio das novas datas, o presidente do COI, Thomas Bach, agradeceu o apoio de federações, comitês olímpicos, associações e comissão de atletas internacionais. O dirigente esportivo também expressou o desejo que os Jogos de Tóquio seja um símbolo da recuperação do planeta após a pandemia do novo coronavírus.
“Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”, disse Thomas Bach.
Confira a íntegra do comunicado do COI:
“As lideranças dos principais partidos se reuniram via conferência telefônica hoje cedo, com a presença do presidente do COI, Thomas Bach, do presidente Mori Yoshiro, do Comitê Olímpico Tóquio 2020, do governador de Tóquio, Koike Yuriko, e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, que concordaram com o novo cronograma.
Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI, em 17 de março de 2020, confirmados em sua reunião de hoje. Estes foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas Internacionais de Verão e todos os Comitês Olímpicos Nacionais:
1. Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19.
2. Resguardar os interesses dos atletas e do esporte olímpico.
3. O calendário internacional dos esportes.
Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas, exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Olimpíadas em 24 de julho a 9 de agosto de 2020, e Paralimpíadas em 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício adicional de que qualquer problema que o adiamento cause ao calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, algo que interessa aos atletas e as Federações Internacionais. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas.
Em uma teleconferência na terça-feira, 24 de março de 2020, com base nas informações fornecidas pela OMS na época, o presidente do COI Thomas Bach e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam realizados em sua forma completa e até o verão de 2021 O Primeiro Ministro reiterou que o governo do Japão está pronto para cumprir sua responsabilidade de sediar os Jogos com sucesso. Ao mesmo tempo, o presidente do COI, Thomas Bach, enfatizou o compromisso total do COI com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Após a decisão de hoje (segunda-feira, 30), o Presidente do COI disse: ‘Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio nas consultas feitas nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel.’ ”
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informação do COI
Fotos: Facebook Tokyo 2020; Facebook Felipe Roque; e Eskinder Debebe/UN Photo