O goleiro Rafael Cabral está fora das Olimpíadas de Londres-2012. O jogador santista lesionou o cotovelo direito em treino nesta segunda-feira, e os exames mostraram um trauma no osso do local, impedindo que a recuperação acontecesse a tempo de o atleta participar da Olimpíada. O santista deve embarcar de volta para São Paulo ainda nesta terça-feira.
“Ele sofreu um trauma no cotovelo direito. Ontem, ao examinarmos, tinha dor e uma certa impotência funcional, algo que nos preocupou pela posição na Olimpíada, só temos dois goleiros. A ressonância magnética apontou uma contusão óssea, um trauma que o osso sofre e precisa de repouso. Infelizmente tivemos de tomar uma necessidade da troca do atleta”, disse o médico José Luiz Runco.
Como é um caso de lesão, Mano Menezes pode convocar o substituto, mas o nome obrigatoriamente teria que estar na lista prévia de quatro atletas substituto. Neste caso, quem ganha a chance é Gabriel, revelação das categorias de base do Cruzeiro e que recentemente acertou sua transferência para o Milan. Gabriel já estava na Inglaterra por precaução e treinava com a seleção brasileira.
Rafael se machucou em um treino de saída do gol, só com os goleiros. No lance, o santista saiu para socar uma bola e acabou batendo o cotovelo em um boneco que é usado dentro da área para fazer volume. Na hora, o jogador relatou ter sentido muita dor, mas conseguiu continuar treinando. Depois, porém, a dor aumentou ainda mais e os movimentos ficaram limitados.
Para piorar, a situação de Rafael ficou insustentável porque os Jogos Olímpicos só permitem a convocação de dois goleiros, o que deixaria Mano Menezes com apenas uma opção para a posição enquanto o santista se recuperasse. Na Copa do Mundo, por exemplo, três arqueiros são convocados. “Requer repouso e como temos apenas dois atletas, tivemos que tomar uma posição de sentar e conversar com a comissão técnica da necessidade da troca do atleta”, disse Runco.
Rafael era o goleiro escolhido para ser o titular da seleção brasileira na Olimpíada. Agora, a responsabilidade cairá nos ombros de Neto, ex-Atlético-PR e atualmente na Fiorentina. Mano Menezes ainda vai copntar com Renan Ribeiro para uma nova lista de espera e ajudar nos treinamentos, assumindo a função que Gabriel estava fazendo. O jogador do Atlético-MG é o único com menos de 23 anos na pré-lista de 35 convocados e viaja para a Inglaterra ainda nesta terça.