Wendell Lira, vencedor do Prêmio Puskas 2015, dado pela FIFA ao gol mais bonito do ano escolhido através de voto popular, teve um fim de ano brilhante. Parte de sua temporada passada, no entanto, foi apagada. Contratado pelo Tombense para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro após boa campanha no Goiano, Lira estreou contra o Tupi no primeiro compromisso das equipes na competição e, depois, entrou em campo contra o Londrina, na quarta rodada. Ao todo, foram 113 minutos atuando, nenhum gol e um contrato rescindido após quatro partidas.
Após registro feito na edição do jornal Lance! desta segunda-feira, 18, o Toque de Bola aproveitou para levantar mais informações do encontro entre o jogador hoje conhecido mundialmente e o centenário Galo Carijó de Santa Terezinha.
Encontro com o Tupi
Escalado como titular no ataque do Gavião Carcará, Wendell Lira entrava em uma equipe que vinha com moral após ser semifinalista do Mineiro. O Tupi contava com um técnico que havia chegado para as duas rodadas finais da fase de classificação do Estadual e com caras novas para a disputa da competição. Na primeira etapa, o Carijó acertou bolas na trave com o atacante Daniel Morais e o zagueiro Maílson.
Lira, por coincidência, acabou protagonizando o lance de maior perigo ofensivo do Tombense na primeira parte do duelo: na área, o atleta recebeu a bola aos 27 minutos e finalizou com força, errando o alvo. O meio-campista acabou sendo substituído no intervalo.
Veja parte da súmula do jogo, disponibilizada pela CBF (se preferir, clique para ampliar):
Banco e rescisão
Após o desempenho na estreia, o técnico Marcelo Mabília optou por deixar o atacante no banco nas partidas contra Madureira e Caxias. Lira só voltou a atuar contra o Londrina, na quarta rodada. Novamente começou como titular e chegou a acertar uma bola na trave, mas foi substituído aos 23 minutos da segunda etapa e viu sua equipe perder por 1 a 0. Depois disso, não voltou mais a vestir a camisa do Tombense e terminou o ano desempregado.
Explicação do Tombense
Segundo o diretor de futebol do Tombense, Leandro Gaviole, a razão pela qual Lira não deu certo na equipe foi sua esposa: “Wendell estava nos planos do clube, mas parece que a esposa dele não se adaptou à cidade e isso levou à sua saída do clube”, declarou ao Jornal LANCE!
Versão do atleta
Wendell Lira conta a história de outra forma. Segundo o jornal LANCE!, em entrevista ao Sportv o jogador disse que “houve um desentendimento do treinador com a diretoria em torno do meu nome. Acabei rescindindo e voltando para casa”, comentou.
Em 2016
Badalado após a conquista do prêmio de gol mais bonito, deixando para trás ninguém menos que o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, Wendell Lira se prepara para o Campeonato Goiano. O atleta defenderá o Vila Nova e tem contrato até o fim de 2016, podendo assim reencontrar o Tupi, agora na Série B do Brasileiro.
Técnico preocupado
O treinador do Vila Nova-GO, Márcio Fernandes, já admite que a agenda atrapalhou o rendimento de Wendell nos treinamentos e pede que o jogador tenha mais tranquilidade: “A primeira coisa que temos de entender é que ele (Wendell) só conquistou alguma coisa, só teve atenção da mídia nacional e internacional pelo que fez em campo. E agora está tendo problema nos treinamentos, até para conseguir atender a todos. Está deixando de fazer o que é essencial, que é dentro de campo. Se não render, a cobrança virá em cima dele. Até por isso peço esta gentileza, que o Wendell Lira tenha condições de trabalhar, treinar e descansar. Aí nos jogos ele poderá render o que se espera – comenta Márcio Fernandes.
Wendell Lira participou de 25 minutos do jogo-treino disputado no último sábado contra o Vilaboense, quando o Vila venceu por 6 a 0. A partir desta semana ele treinará juntamente com o restante do elenco em todas as atividades. O Tigrão estreia no Campeonato Goiano no dia 31 de janeiro, contra o Goiás.
Fotos: Sites do Tombense, CBF e Fifa
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com informações do jornal LANCE! e Globoesporte.com e supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br