O que será que Ceará? Nota oficial sobre Copa do Brasil mantém mistério

hino nacional

O Tupi segue buscando compreender a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a situação da vaga das oitavas de final da Copa do Brasil, pelo impedimento do Ceará disputar simultaneamente o torneio nacional e a Copa Sul-Americana. A pedido do Toque de Bola, a diretoria carijó encaminhou ao portal o ofício enviado pela entidade máxima do futebol no país às federações estaduais, endereçado, posteriormente, ao Galo. As possibilidades de interpretação que o documento da CBF gera fez com que a cúpula carijó enviasse novo ofício à entidade solicitando um esclarecimento maior sobre a situação.

Entenda o caso

Campeão da Copa do Nordeste, o Ceará conquistou vaga na Sul-Americana de 2015. Porém, o clube ainda disputa a Copa do Brasil, tendo o Tupi como adversário da terceira fase. As datas das oitavas de final da competição nacional e da primeira fase da continental, no entanto, coincidem. O Vovô, então, manifestando a vontade de seguir nas duas competições, caso passe pelo Carijó, recebeu ofício da CBF que causou indignação ao clube.

O documento ratifica a proibição do Ceará de disputar as duas competições, afirmando que, caso a equipe da Série B passe pelo Tupi, estará fora do campeonato continental, passando a vaga para o “clube imediatamente abaixo na classificação final da competição que originou a vaga”.

Se eliminar o Carijó, a vaga na Sul-Americana do Ceará será destinada ao Bahia. Porém, o Tricolor também disputa a terceira fase da Copa do Brasil, com partidas agendadas contra o Paysandu. Caso avance e, consequentemente, tenha que seguir no torneio nacional, seu maior rival, o Vitória, terá direito a participar do campeonato da América do Sul por ter sido terceiro colocado na Copa do Nordeste.

Em entrevista coletiva, a cúpula cearense afirmou que seguirá disputando as duas competições, não abrindo mão da vaga na Copa do Brasil, que ficaria em segundo plano pela maior projeção que a Sul-Americana oferece aos clubes. A diretoria não descarta levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Confira abaixo o relatado em ofício recebido pelo Tupi, assinado pelo diretor de competições da CBF, Manoel Flores:

Copa do Brasil ofício CBF Tupi
Documento enviado pela CBF à FMF foi repassado ao Tupi

Duelo pela terceira fase

A primeira partida entre as equipes alvinegras ocorre no dia 15 de julho, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 19h30. O jogo de volta está marcado para o mesmo horário do dia 22 de julho, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O Tupi já faz a melhor campanha de sua história na competição nacional, tendo passado por Alecrim (RN) e Atlético Paranaense.

 

Texto: Bruno Kaehler com informações do Tupi

Foto: Arquivo Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

 

Deixe seu comentário