A derrota de virada para o Emelec por 3 a 2, nesta quarta-feira, com dois gols sofridos depois dos 37 do segundo tempo, complicou a situação do Flamengo na Taça Libertadores.
Veja textos sobre o jogo e a repercussão, publicados no site da ESPN Brasil. Na sequência, confira todos os resultados da quarta-feira, que ainda teve a Copa do Brasil entre os destaques.
Saída contra os ovos
Os jogadores do Flamengo tiveram que deixar o Aeroporto Tom Jobim de um ônibus direto da pista, na manhã desta quinta-feira, para não sofrer com a fúria dos seus torcedores, revoltados com a derrota da última quarta, contra o Emelec, no Equador.
Um grupo de integrantes de umas das torcidas organizadas do clube esperava o elenco com ovos para protestar contra o resultado que praticamente eliminou o time da Gávea da Copa Libertadores.
O Flamengo se complicou bastante na competição depois de ter perdido de virada para o Emelec nos minutos finais da partida. O Rubro-Negro agora depende de um empate entre Olímpia e Emelec e de uma vitória sobre o Lanús, em casa, para avançar às oitavas de final. As duas partidas acontecem na próxima quinta-feira.
O Flamengo tem treino marcado para as 15h30 desta quinta, no Ninho do Urubu. A atividade deve ser fechada, mas, pelo Twitter, é possível observar que existem torcedores tramando protestos no Centro de Treinamento.
À noite, o time deve se concentrar para o clássico de sábado, contra o Vasco, pela penúltima rodada da Taça Rio.
Joel cita Alex Ferguson
Após a derrota para o Emelec que deixou o Flamengo em situação bastante complicada na Copa Libertadores, o técnico Joel Santana comentou sobre uma possível pressão que possa começar a sofrer no cargo.
No entanto, o treinador garantiu que não se sente ameaçado e até comparou a sua situação com a de Alex Fergunson, técnico do Manchester United, que foi eliminado da Champions League e da Europa League nesta temporada.
“O Manchester United saiu da Liga dos Campeões e demitiu o técnico? Claro que não. E olha que ele está lá há muito tempo. Temos que ter mais profissionalismo no futebol brasileiro. Não dá para agir assim, pensando em demissão só pelos maus resultados. Esta é minha quinta passagem no Flamengo e não vim aqui para fazer aventura”, disse o comandante rubro-negro.
Joel apontou falhas defensivas na equipe depois da derrota para o Emelec, por 3 a 2, nesta quarta-feira. No entanto, o treinador pediu tempo para trabalhar e melhorara situação do time
“Com tempo, vou dar resultado. Tenho que ficar tranquilo e procurar soluções para equipe e para o clube. O clube pagou salários de todo mundo, está procurando fazer o melhor. E eu também. Estou tranquilo”, afirmou.
O jogo: virada no final complica chances
Se a situação do Flamengo já era complicada, ficou ainda pior depois de mais um tropeço nesta quarta-feira à noite. O time rubro-negro perdeu para o ex-lanterna Emelec, por 3 a 2, em Guayaquil, e agora precisa de um milagre para para avançar às oitavas de final da Libertadores.
Com a derrota no Equador, o Flamengo segue cinco pontos e caiu para a última posição do grupo 2. O Lanús é o líder com dez pontos, seguido por Olimpia com sete e Emelec com seis pontos.
Para se classificar à próxima fase, o Fla precisa vencer o Lanús, no Engenhão, e torcer por um empate entre Olimpia e Emelec, no Paraguai. Esta é a única possibilidade para a equipe do técnico Joel Santana avançar. As duas partidas pela última rodada da fase de grupos serão disputada na quinta-feira da próxima semana, dia 12 de abril.
Em um duelo com muita pressão da torcida local nesta quarta, Léo Moura abriu o placar para o time brasileiro, mas Figueroa empatou para o Emelec. Ainda no primeiro tempo, Deivid fez o segundo gol flamenguista.
No entanto, na segunda etapa, Figueroa, aos 37 minutos, e Gaibor, de pênalti, aos 45, viraram o jogo paraos equatorianos.
O técnico Joel Santana, como havia prometido, foi para o jogo com a formação mais ofensiva de que dispõe. “Espero que façamos 90 minutos o que jogamos contra o Bangu. Não viemos aqui para jogar para trás com esse povo gritando o tempo todo”, argumentou Joel, que parecia adivinhar a catástrofe no segundo tempo.
De início, a decisão se mostrou acertada. Deivid, Ronaldinho Gaúcho, Bottinelli e Vagner Love interagiam bem e criavam oportunidades. Logo aos 8, Deivid fez ótima assistência para Leonardo Moura, que chutou rasteiro e contou com o desvio da zaga para abrir o placar.
O Rubro-Negro, porém, seguia com seu conhecido problema defensivo. O time equatoriano, apesar de limitado, mostrava ímpeto e insistia nas bolas alçadas. Assim sairia o empate. Escanteio e Figueroa subiu mais que Welinton para colocar no canto de Felipe.
Mas os cariocas eram superiores quando colocavam a bola no chão. Ronaldinho lançou Júnior Cesar, que cruzou na medida para Deivid tocar bem de cabeça e recolocar seu time à frente, pouco antes do intervalo.
No entanto, as virtudes dos brasileiros sumiram no segundo tempo. Recuado em demasia, os flamenguistas chamavam o Emelec para jogar no seu campo e tomavam pressão. Joel recuou ainda mais. Saiu Deivid e entrou o zagueiro Gustavo.
E tome sufoco, bola alçadas na área, chutes de longe. O Flamengo simplesmente não jogava. Em uma rara descida, Vagner Love perdeu um gol indesculpável, daqueles que podem custar uma vitória.
Dito e feito, aos 37, Figueroa se aproveitou de mais um cruzamento e da falha de Welinton para empatar de cabeça. A virada se consumou aos 45, quando Willians fez falta em Mena dentro da área. Gaibor cobrou o pênalti e Felipe deixou a bola passar por baixo de seus braços.
Agora o Flamengo terá de arranjar forças para encarar o Vasco no sábado, em clássico pela Taça Rio, às 18h30, no Engenhão.
FICHA TÉCNICA
EMELEC 3 x 2 FLAMENGO
Local: Estádio George Capwell, em Guayaquil (Equador)
Data: 4 de abril de 2012 (Quarta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Árbitro: Martín Vázquez (Uruguai)
Assistentes: Carlos Pastorino (Uruguai) e Carlos Changala (Uruguai)
Cartões amarelos: Gaibor e Achilier (Emelec); Willians, Ronaldinho Gaúcho, Junior Cesar e Gustavo (Flamengo)
GOLS:
EMELEC: Figueroa, aos 33min do primeiro tempo e 37min do segundo tempo; Gaibor, aos 45min do segundo tempo
FLAMENGO: Léo Moura, aos 7min do primeiro tempo; Deivid, aos 42min do primeiro tempo
EMELEC: Esteban Dreer, Wilson Morante, Gabriel Achilier, José Quiñónez (Mariano Mina) e Oscar Bagüí; Enner Valencia (Angel Mena), Pedro Quiñónez, Fernando Gaibor e Fernando Giménez; Marlon De Jesús (Marcos Mondaini) e Luciano Figueroa
Técnico: Marcelo Fleitas
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Marcos González e Junior Cesar; Muralha (Luiz Antonio), Willians, Darío Bottinelli (Magal) e Ronaldinho Gaúcho; Deivid (Gustavo) e Vagner Love
Técnico: Joel Santana
Resultados do futebol na quarta-feira (Fonte: globoesporte.com)
Taça Libertadores da América 2012 (Fase de grupos – 5ª rodada)
Godoy Cruz-ARG 0 x 1 Universidad de Chile-CHI
Internacional 1 x 1 Santos
Emelec-EQU 3 x 2 Flamengo
Junior Barranquilla-COL 3 x 0 Universidad Católica-CHI
Copa do Brasil 2012 (Segunda fase – jogos de ida)
Ipatinga 0 x 1 Grêmio
ASA 1 x 0 Coritiba
Juventude 2 x 0 Portuguesa
Horizonte-CE 1 x 3 Palmeiras
Guarani 1 x 2 Botafogo
América-MG 0 x 0 Goiás
Paysandu 2 x 1 Sport
*O Palmeiras está classificado para a próxima fase
Campeonato Carioca Série B 2012 (Primeira fase – 13ª e 15ª rodadas)
Audax Rio 0 x 1 Portuguesa-RJ
Imperial 2 x 2 Sampaio Corrêa-RJ
Angra dos Reis 2 x 1 America-RJ
Barra Mansa 2 x 1 Tigres
São Cristóvão 1 x 3 Quissamã
Ceres 2 x 1 Artsul
Rio Branco-RJ 0 x 1 Serra Macaense
Cabofriense 2 x 1 São João da Barra
Goytacaz 6 x 0 Juventus-RJ
Campeonato Mineiro 2012 (Primeira fase – 8ª rodada)
Villa Nova-MG 0 x 0 Boa Esporte
Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2012 (Primeira fase – 10ª rodada)
Internacional SM 3 x 0 Riopardense
Campeonato Baiano 2012 (Primeira fase – 20ª rodada)
Vitória 1 x 1 Vitória da Conquista
Atlético-BA 5 x 0 Juazeiro
Serrano 0 x 1 Flu de Feira
Camaçari 1 x 1 Feirense
Bahia de Feira 2 x 1 Itabuna
Juazeirense 1 x 1 Bahia
*O Itabuna está rebaixado a Segunda Divisão
Campeonato Cearense 2012 (Primeira fase – 14ª rodada)
Tiradentes 0 x 0 Fortaleza
Itapipoca 1 x 3 Ferroviário
Campeonato Brasiliense (Taça Mané Garrincha – 2ª rodada)
Legião 3 x 0 Dom Pedro
Campeonato Capixaba (Primeira fase – 14ª rodada)
São Mateus 0 x 2 Conilon
Campeonato Sul-Mato-Grossense 2012 (Primeira fase – 13ª rodada)
Chapadão 1 x 1 Cene
Comercial-MS 2 x 0 Misto
Ivinhema 3 x 2 Urso
Sete de Dourados 5 x 1 Colorado
Naviraiense 2 x 1 Águia Negra
Campeonato Amazonense 2012 (Taça Cidade de Manaus – 5ª rodada)
Operário-AM 0 x 2 Princesa do Solimões
São Raimundo-AM 1 x 2 Iranduba
CDC Manicoré 0 x 2 Fast
Holanda 1 x 0 Nacional-AM
Rio Negro 3 x 2 Penarol
Campeonato Paraibano 2012 (Primeira fase – jogos adiados)
Auto Esporte 1 x 0 Esporte
CSP 1 x 0 Paraíba
Treze 3 x 1 Flamengo-PB
Campeonato Sergipano 2012 (Taça Estado de Sergipe – 3ª rodada)
Lagarto 0 x 4 São Domingos
Confiança 1 x 0 River Plate
Sete de Junho 1 x 1 Olímpico
Campeonato Potiguar 2012 (Copa Rio Grande do Norte – 8ª rodada)
Alecrim 1 x 1 Corintians-RN
Palmeira 0 x 0 Baraúnas
Caicó 1 x 4 Santa Cruz-RN
ABC 1 x 1 Assu
Potiguar de Mossoró 2 x 1 América-RN
Campeonato Rondoniense 2012 (Primeira fase – 3ª rodada)
Genus 0 x 2 Vilhena
Ariquemes 2 x 0 União Cacoalense
Espigão 2 x 1 Ji-Paraná
Rolim de Moura 1 x 4 Moto