A assessoria de imprensa do treinador Enderson Moreira, do Goiás, enviou na tarde desta sexta-feira, 6, uma entrevista em que o técnico comenta o trabalho feito no clube goiano desde a sua contratação, na temporada passada. O Goiás será o primeiro adversário do Tupi na Série B do Campeonato Brasileiro, em partida programada para sexta-feira, 13, 21h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Confira, abaixo, o texto enviado pela assessoria de Enderson à redação do Portal Toque de Bola:
Desde que retornou ao Goiás Esporte Clube, em meados de dezembro do ano passado, o técnico Enderson Moreira iniciou uma reformulação no plantel da equipe. E, em vez de exigir a contratação de “medalhões”, o comandante esmeraldino optou por promover e dar chances a jovens oriundos das categorias de base do clube. Dos 33 jogadores do atual elenco, 16 (48%) foram formados na Serrinha, sendo que 12 deles foram acionados durante a disputa do Campeonato Goiano. No primeiro jogo da decisão do estadual, por exemplo, as joias da base Johnatan, David Duarte e Carlos Eduardo foram titulares contra o Anápolis, no estádio Jonas Duarte.
“Percebemos que havia muita qualidade”
Titular desde o início do Goiano, o atacante Carlos Eduardo é um dos artilheiros do time na temporada, com seis gols. Para Enderson Moreira, os pratas da casa têm participação direta na campanha da equipe nesta edição do estadual: “Quando chegamos ao clube, iniciamos a remontagem da equipe e vimos a necessidade de trazer algumas peças. Porém, percebemos também que, ali, havia muita qualidade entre os atletas formados na base. Portanto, optamos por reforçar o grupo e, ao mesmo tempo, dar oportunidade para que os jovens demonstrassem seu valor. Metade do elenco, praticamente, veio da base, e isso nos orgulha, porque, além de promovê-los, conseguimos cumprir uma de nossas metas neste primeiro semestre, que era decidir o título goiano. O Carlos Eduardo, por exemplo, é um dos artilheiros do time e, inclusive, marcou o gol que nos classificou à decisão”.
Além dos três atletas já citados, o zagueiro Felipe Macedo, os laterais Everton e Jefferson, os meio-campistas Arthur, Léo Sena, Liniker, Murilo e Thalles e o atacante Edson Junior completam o time de pratas da casa que defenderam o esmeraldino no estadual. Mas se engana quem pensa que a revelação de jovens valores por parte do técnico Enderson Moreira é recente. Com passagens pelas categorias de base de Atlético-MG e Cruzeiro, o treinador ainda comandou o sub-23 do Internacional, antes de despontar e assumir o comando técnico de alguns dos maiores clubes do país.
“Obras” do treinador
Em pouco mais de uma década de carreira, Enderson contribuiu para a formação de atletas como Danilo, do Real Madrid, Fred, do Shakhtar Donetsk-UCR, Ricardo Goulart, do Guanghzou Evergrande-CHI, Wendell, do Bayern Leverkusen-ALE, Leandro Damião, do Bétis-ESP, Walter, do Atlético-PR, Guilherme, do Corinthians, Luan, do Grêmio, Marcos Junior, do Fluminense, Maicon e Thiago Mendes, do São Paulo, Eduardo Sasha, do Internacional, Erik, ex-Goiás e atualmente no Palmeiras, entre outros.
“Pelo fato de ter iniciado minha carreira nas categorias de base, sempre olhei de forma especial para os jovens talentos. É muito importante deixar um legado por onde a gente passa. Por isso, busco dar oportunidades e contribuir para a formação de jogadores que, tempos depois, renderão frutos àquele clube, seja com títulos ou por meio de futuras transações. Nos últimos anos, tive a alegria de trabalhar e ajudar a formar profissionais que, hoje, defendem grandes clubes do Brasil e do mundo. O pensamento é seguir essa linha aqui no Goiás e dar continuidade ao trabalho na sequência da temporada”, comentou.
Decisão estadual
Dono da melhor campanha geral na primeira fase do Campeonato Goiano e classificado à decisão após eliminar o arquirrival Vila Nova, o Goiás entra em campo no domingo, 8, quando enfrenta o Anápolis, na finalíssima do estadual. O Esmeraldino só precisa de uma vitória simples para se sagrar campeão. Caso isso ocorra, Enderson Moreira se tornará tricampeão estadual à frente do clube.
Texto e foto enviados ao Toque de Bola pela assessoria do treinador Enderson Moreira
Foto: Divulgação Goiás
Edição: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br