Nova gestão no CMD: diagnóstico para agir!

  O Conselho Municipal de Desportos (CMD) elegeu no início desta penúltima semana de dezembro a nova direção para o quadriênio 2021-2024.

Wellison Ferigatto, presidente eleito do CMD

  Assume a presidência do Conselho Wellison Ferigatto, tendo como seu vice-presidente Heglison Toledo.

 O novo mandatário é professor de educação física formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Psicomotricidade e funcionário concursado da Prefeitura desde 1991, passando por todas as fases da pasta esportiva local, desde o Departamento até a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), onde atualmente está lotado.

  Toledo é professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF), onde se formou. Tem doutorado em Gestão do Conhecimento do Esporte pela Universidade Gama Filho e pós-doutorado pela Federal. 

Diagnóstico 

  Segundo Wellison, o primeiro passo da nova gestão do CMD vai ser mapear as questões que mais afetam equipes e esportistas locais. “A partir de janeiro, vamos convocar quem quiser contribuir, de todas as modalidades, para podermos tyraçar um diagnóstico sobre as principais dificuldades e gargalos do esporte local. A ideia é formar comissões e ter um mapeamento para orientar como podemos intervir e agir através do Conselho”, deseja o novo presidente.

  De acordo com o futuro mandatário do CMD, seu perfil é de ação, por isso, quer levar á frente questões importantes que ainda patinam na cidade. “Gosto que as coisas saiam do papel. Em conjunto com a UFJF, vamos unir conhecimentos para ter um caminho para o esporte em Juiz de Fora. Temos que discutir o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte (Fumape), achar um meio termo para que a cidade não perca eventos e nem verba. Participei das discussões para formulação do Plano Municipal de Espore e Lazer, dentro da SEL, e agora é hora de unir o Conselho, as entidades e a Câmara para demonstrarmos sua importância à nova gestão da prefeita Margarida Salomão”, exemplifica.

Buscar soluções

Toledo é o novo vice-presidente do CMD

  Convidado para fazer parte da chapa que viria a ser a nova gestão do CMD, Toledo diz que  “não poderia se dar ao luxo de recusar”. Segundo ele, “era o momento de contribuir de alguma forma para o esporte na cidade”.

  Para o pós-doutor e especialista em gestão do esporte, é tempo de solucionar questões antigas das modalidades em Juiz de Fora. “O Conselho é a representação de todos os esportistas de nossa cidade e deve atuar de maneira a auxiliar, acompanhar e fiscalizar as ações do poder Executivo quanto as decisões pelo e para o esporte. Nossa intenção é buscar soluções possíveis para fazer com que possamos ser uma cidade que, de fato, se envolva”, pretende Heglison.

  Na avaliação de Toledo, “o esporte faz parte de uma indústria, existe um metamercado que vai muito além daquilo que estamos acostumados a ver. É mais que educação e saúde. Sobressai como um dos fenômenos sociais mais importantes que a humanidade produz. Portanto, precisamos unir forças para que Juiz de Fora, saia da mesmice e potencialize toda sua força e cultura esportiva.”

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: arquivo pessoal  

Artes: Toque de Bola 

Deixe seu comentário