Em jogo nervoso e sem chances claras de gol no domingo, 28, o campeão da categoria Adulto da Copa Juiz de Fora de Futebol Amador foi conhecido nos pênaltis. O Uberabinha superou o Boca Juniors por 3 a 1 e conquistou o título. O Secretário de Esporte e Lazer de Juiz de Fora, Pastor Carlos Bonifácio, fez a entrega da taça e revelou que o campo do Cerâmica, palco da decisão, passará por uma reforma.
O jogo
A principal categoria da Copa teve em seu embate decisivo uma partida marcada pela tensão, muitos chutões e pouca bola no pé. As equipes tentavam acionar os atacantes com passes longos, sem sucesso. O campo do Cerâmica recebeu um excelente público desde a primeira disputa do domingo, mas nesta, em especial, contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Pastor Carlos Bonifácio, que enalteceu a importância do campeonato: “A gente tem que cada vez mais incentivar esse tipo de evento. Domingo, horário de almoço e o campo lotado. As famílias, o pessoal todo apoiando, é muito bacana. É a primeira vez que venho participar, assistir à final, e tenho certeza que a Prefeitura e a Secretaria de Esportes irão incentivar ainda mais esses eventos”, declarou.
Se a festa era bonita fora de campo, dentro dele o jogo continuava morno. Sem chances e amarrado, o 0 a 0 permaneceu até o fim do confronto. Apenas um lance na segunda etapa causou um frisson na torcida. Em escanteio a favor do Uberabinha, o zagueiro Tiago cabeceou e reclamou muito de um toque de mão da defesa do Boca Juniors. Apesar dos protestos, nada marcado e cartão amarelo para ele por reclamação.
Pênaltis
Com o fim do tempo normal e o placar inalterado, a decisão do título foi para a marca da cal. Nas penalidades, o Boca Juniors abriu a disputa com Adilson, que mandou para fora. O primeiro a cobrar do Uberabinha foi Antônio, que deslocou o goleiro adversário e abriu o marcador. Na sequência, Higor correu e chutou forte rasteiro. João Paulo impediu que a bola cruzasse a linha. Alexsander ampliou para os rubro-negros. O canhoto Tiago fez o gol e deu esperança ao time do bairro Bom Jardim. Helton, o camisa 10 rubro-negro, cobrou no canto direito e o goleiro Darfney defendeu, só que, na sequência, Rannieri desperdiçou mais uma oportunidade e o outro Helton, camisa 9, encerrou a disputa e deu o título ao Uberabinha.
Palavra do paredão
O goleiro João Paulo Cruz, capitão do time, revelou que contou com a sorte ao defender a cobrança e que no campeonato teve até que quebrar galho jogando na linha: “Estamos representando o Uberabinha esse ano, mas na verdade somos o Milan da Cidade Alta. Temos 15 anos juntos, somos amigos. Dei sorte na cobrança que fiz a defesa, porque foi um chute forte e ela quase escapou da minha mão. Foi um título muito suado, aos trancos e barrancos, tivemos jogos que não tínhamos reserva, teve um que joguei na linha, mas graças a Deus conseguimos o título”, explicou.
Uberabinha ou Milan?
Na comemoração, os atletas gritavam “Milan, Milan” e destacaram isso após a partida. A equipe do bairro São Pedro não pôde utilizar o nome de Milan este ano por causa de uma confusão com seu treinador no ano passado. Por isso, em 2015 o elenco foi o mesmo, com exceção do técnico. Os integrantes da equipe pediram ao professor Sérgio Eduardo, coordenador da Associação Esportiva Uberabinha, para utilizar o nome do time na competição.
Posição da SEL
O Toque de Bola entrou em contato com o chefe do Departamento de Fomento às Políticas de Esporte e Lazer da SEL, Ricardo Wagner, que garantiu não haver irregularidades, explicando a situação: “Os jogadores são amadores, sem vínculos, e podem jogar para quem quiser. Quem foi punido foi a equipe do Milan e alguns de seus jogadores. O Milan não participou e os jogadores punidos disciplinarmente não podem e não puderam atuar até que a punição terminasse. Os demais quiseram jogar pela Associação Uberabinha. Nenhum problema de ordem legal”, esclareceu.
Campo sintético
Após a entrega dos troféus, o Secretário de Esporte e Lazer, Pastor Carlos Bonifácio, revelou que o campo do Cerâmica passará por uma reforma: “Estive com o ministro do Esporte, George Hilton, esses dias, e acertamos um acordo com a Ambev que irá patrocinar a instalação de grama sintética aqui no campo do Cerâmica”, revelou.
FICHA TÉCNICA
28/06/2015
Campo do Cerâmica
Árbitros: José Vieira, Rodrigo Aguiar, Lucas Dias.
Uberabinha (3) 0 x 0 (1) Boca Juniors
Uberabinha: 1- João Paulo Cruz, 20- Wagner, 6-Marcelo, 10-Helton, 5-João Paulo Rodrigues, 4- Tiago, 17-Bruno, 18-Ederson, 3-Bruno, 9-Helton, 2-Luan, 7-André, 12-Marco Antônio, 15-Alexsander, 11-Antônio, 13-Ulisses, 8-Diego,. Treinador: José de Miranda
Boca Juniors: 1-Carlos, 22-Darfney, 13-Sidnei, 18-Jonatas, 14-Wesley, 11-Adilson, 30-Tiago, 26-Uelinton, 6-Rannieri, 7-Higor, 10-Ricardo, 5-Vinicio, 19-Wanderson, 99-Hugo, 23-José Leonardo, 44-Wesley. Treinador: Ézio Santos
Gols Uberabinha: Antônio, Alexsander e Helton
Gol Boca Junior: Tiago
CAMPEÃO: Associação Esportiva Uberabinha
VICE-CAMPEÃO: Boca Juniors
DISCIPLINA: Uberabinha
DEFESA MENOS VAZADA: Acadêmicos do Retiro
ARTILHEIRO: Uelinton – Boca Juniors – 10 gols em 10 jogos
Confira registros da decisão adulta da Copa JF feitos pelo Toque de Bola:
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário, com supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br