North Esporte Clube: conheça o “calouro” do futebol mineiro

O escudo do North carrega as estrelas que representam as sete microrregiões que representam as sete microrregiões norte-mineiras. No centro, a fênix, ave da mitologia grega e um dos símbolos do North, como marca do renascimento do futebol profissionais do norte de Minas. Há também as referências: o sol, como ícone do brilho e da força da natureza do sertão norte-mineiro

Um novo clube no cenário do futebol estadual.

Este é o North Esporte Clube, de Montes Claros, cidade do norte de Minas Gerais, que em sua estreia no futebol profissional, ano passado, conquistou a Segunda Divisão e assim está disputando o Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

A nova equipe estadual será adversária do Tupi na tarde deste sábado, dia 03, às  15h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, pela oitava rodada da fase de classificação da divisão de acesso, que levará os dois primeiros colocados do hexagonal final à divisão principal de 2024.

O Portal Toque de Bola entrou em contato com a assessoria do clube que, em seu material de divulgação, fala em “nova potência do futebol mineiro”, “valorização dos atletas da cidade e região”,  “desenvolvimento de jovens atletas para serem negociados com grandes times do Brasil e da Europa” e “criação de um time forte, que leve o torcedor do norte de Minas aos estádios”.

  Confira texto de divulgação da história do North

Um dos uniformes do clube recém-chegado ao futebol mineiro

“O North Esporte Clube surgiu em 2022 como uma nova potência do interior mineiro, promovendo uma arrancada marcante do profissionalismo no futebol regional, a partir da disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão/2022.

A equipe encerrou sua 1ª temporada oficial com o título de Campeão da Segunda Divisão Mineira e o acesso para o Módulo II, trazendo para o Norte de Minas uma taça oficial, após 14 anos.

A equipe cumpriu integralmente os planos traçados no início do projeto, que surgiu em junho de 2022, pelas mãos dos sócios-proprietários Victor Oliveira e Andrey Souza, com grandes pretensões: em três anos, estar na elite do futebol mineiro e já produzindo novos talentos para o futebol brasileiro.

A base de seu modelo de gestão é a valorização dos atletas da cidade e da região. Da mesma forma, o projeto é viabilizado pelo apoio logístico e financeiro de parceiros norte-mineiros, reforçando ainda mais o caráter de unidade regional do projeto.

A estrutura de trabalho do North EC é incrementada com a construção de um centro de treinamento inspirado nos padrões europeus e investimentos nas categorias de base, já com participação em competições oficiais do Estado em 2023.”

Nota da redação: o CT está em construção, com investimento inicial superior a R$ 10 milhões com seis campos oficiais (um com gramado sintético), quadras de areia e uma super estrutura, com tudo que um CT de primeiro mundo tem direito, numa área total de 750 mil metros quadrados.

  Quem dirige

“O North Esporte Clube é um projeto liderado pelo CEO do Grupo 3F, Victor Felipe Oliveira, e por seu sócio, Andrey Souza, ex-secretário de Esportes e de Educação de Montes Claros e gestor do Montes Claros América Vôlei.

Um dos objetivos do North Esporte Clube é a captação e desenvolvimento de jovens atletas para serem negociados com grandes times do Brasil e da Europa.

A proposta é a criação de um time forte, que leve o torcedor do norte de Minas aos estádios. Além de oferecer um cenário para que os jovens talentos do futebol da região tenham a oportunidade de se profissionalizar e, no futuro, jogar em grandes clubes do Brasil e do mundo.”

 Outras informações

O mascote é um gladiador e simboliza sua resistência frente ao combate e possui elementos que fazem alusão ao “ataque” com a espada e a “defesa” com o escudo

Ainda de acordo com o material de divulgação fornecido especialmente ao Portal Toque de Bola, o North informa que “investe nos times de base nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17” em trabalho constante de captação de jogadores com “seletivas e peneiras em Montes Claros e outras cidades da região”.

As sete microrregiões que são as estrelas no escudo são: Montes Claros, Bocaiúva, Janaúba, Januária, Pirapora, Grão Mogol e Salinas.

O mascote é um gladiador e simboliza sua resistência frente ao combate e possui elementos que fazem alusão ao “ataque” com a espada e a “defesa” com o escudo.

“As cores azul e preta foram escolhidas pensando na representatividade do futebol mineiro, atribuídas aos dois maiores times do estado Cruzeiro e Atlético.

 

Texto a partir de informações e textos produzidos e enviados pela assessoria do North Esporte Clube

Artes: Divulgação North

Edição: Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário