As vitórias de Cruzeiro e Atlético diante de Tombense e Patrocinense, a derrota do Tupynambás para o América e a iminente queda do Tupi após mais uma goleada sofrida, desta vez diante do Boa Esporte, marcaram a nona rodada do Módulo I do Campeonato Mineiro. No Baeta, o técnico Felipe Surian deixou o cargo após o final da partida diante do Coelho.

Galo e Raposa utilizaram equipes alternativas por conta dos compromissos no meio de semana pela Copa Libertadores, mas mantiveram o favoritismo, mesmo sofrendo um pouco mais para garantirem a vitória.
O destaque positivo do interior ficou para Guarani, que bateu a URT e conquistou sua primeira vitória na competição, e Villa Nova, que derrotou a Caldense e segue vivo na briga contra o rebaixamento.
De acordo com o regulamento da Estadual, os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final, que ocorrem em jogo único, com mando de campo do time melhor colocado. Na parte de baixo, os dois últimos na tabela são rebaixados e disputarão o Módulo 2 em 2020.
Galo vence CAP no fim

O Patrocinense recebeu o Atlético no Estádio Pedro Alves do Nascimento defendendo o posto de melhor equipe do interior. Com a equipe praticamente reserva, por conta da Libertadores, o Galo foi um pouco melhor que o CAP, principalmente durante o segundo tempo, mas as equipes caminhavam para um empate sem gols.
No “apagar das luzes”, Nathan fez ótimo lançamento para Guga. O lateral rolou para Alerrandro, que garantiu a vitória alvinegra. O Atlético alcançou sua sexta vitória no Estadual e segue líder, enquanto o Patrocinense, que estacionou nos 12 pontos, caiu para a quinta colocação, sendo ultrapassado pelo Boa Esporte.
Raposa bate Tombense
Também de olho no compromisso pela maior competição continental, o Cruzeiro entrou em campo com um time alternativo e venceu o Tombense por 2 a 0 no Mineirão. Após pressionar o Gavião, a Raposa abriu o placar, com Sassá, de pênalti. David teve oportunidade de ampliar, mas Felipe fez grande defesa. Na segunda etapa, após boa tabela com Dodô, o meia-atacante celeste não desperdiçou e fez o segundo.

Com o placar encaminhado pela equipe celeste, o Tombense cresceu na partida e levou muito perigo, principalmente com Juan e Everton. O principal lance foi em um pênalti, mas o goleiro Rafael, um os destaques em campo, defendeu a cobrança de Juan. O resultado manteve ainda as esperanças da Raposa de terminar a fase em primeiro lugar.
Dupla Tu-Tu
O Tupi foi a Varginha encarar o Boa Esporte e sofreu outra goleada no Campeonato Mineiro. Com dois gols de Gustavo, um de Wenderson Tsunami e outro de Gindre, o time do Sul de Minas fez 4 a 1 e entrou no G-4 do Estadual. Com as vitórias de Guarani-MG e Villa Nova-MG, o Carijó terá que vencer seus últimos jogos e contar com tropeços de seus adversários nas duas últimas rodadas. O Galo é o único time que não venceu no Estadual.
Já o Baeta visitou o América em Belo Horizonte e saiu derrotado 2 a 0, com gols de Júnior Viçosa e Matheusinho. O destaque, no entanto, ficou para o pós-jogo. O técnico Felipe Surian acertou sua saída do Leão do Poço Rico e surpreendeu a todos, causando clima de tensão nos vestiários do Independência. No próximo domingo tem disputa direta pela ponta da tabela. Líder e vice-líder se enfrentam no Mineirão, pela décima rodada. O Baeta, por sua vez, perdeu a chance de ir ao G-4, que dá vantagem de jogar em casa nas quartas de final, e visita a Caldense no domingo, dia 17, às 11h.
Duelos no interior

O Guarani de Divinópolis conquistou sua primeira vitória no Campeonato Mineiro, respirando na briga contra o rebaixamento. Com belo gol de Alemão, que cortou o marcador e chutou no ângulo, o Bugre fez 1 a 0 na URT e deixou a “zona da confusão” do Estadual.
Já a URT, que foi ultrapassada pelo próprio Guarani, ocupa a primeira posição no Z-2, com sete pontos ganhos, três à frente do Tupi, lanterna da competição.
Em Nova Lima, o Villa Nova bateu a Caldense por 1 a 0 neste domingo e saiu da zona do rebaixamento. Com gol de Diego Macedo na etapa final, o Leão garantiu os três pontos e também respira um pouco mais, a duas rodadas do fim da fase de classificação. Já a Veterana, mesmo com a derrota, segue na zona de classificação para a próxima fase, com dez pontos ganhos.
RESULTADOS
GUARANI 1 x 0 URT
Estádio Waldemar Teixeira de Faria
Gol: Alemão, aos 9 do 1T (Guarani)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Leandro Salvador da Silva
Guarani: Leandro; Rodrigo Dias, Paulão, Élder e Vitão; Alemão (Douglas), Yuri, Ewerton Maradona (Paulo Morais) e Leomir; Pedrinho (Douglas Santana) e Charles. Técnico: Gian Rodrigues
URT: Arthur; Rodney (Jonathan), Everton, Marcos Vinícius e Djalma Silva; Derli (Gilberto) e Diogo Orlando; Rafael Oller e Cascata (Patrick); Bruno Aquino e Juninho Potiguar. Técnico: Ito Roque.
PATROCINENSE 0 x 1 ATLÉTICO
Estádio Pedro Alves de Nascimento
Gol: Alerrandro (Atlético), aos 45 do 2T
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Assistentes: Sidimar dos Santos Meurer e Magno Arantes Lyra
Cartões amarelos: Ian, Davi Lopes, Giovanni Pavani, Dedê (Patrocinense); Mancini, Vinícius, Guga (Atlético)
Patrocinense: Júlio César (Cleysson); Kellyton, Juninho, Betão e Ian Barreto; Davi Lopes, Arílson, Dedê e Leonardo Oliveira (Felipe Alves); Giovanni Pavani (Lucas Chinaqui) e Tony Galeto. Técnico: Rodrigo Fonseca.
Atlético: Cleiton; Guga, Maidana, Matheus Mancini e Hulk (Renan Guedes); Zé Welison (Nathan), Adilson, Vinícius (Leandrinho), Terans e Chará; Alerrandro. Técnico: Levir Culpi.
VILLA NOVA 1 x 0 CALDENSE
Estádio Municipal Castor Cifuentes
Gol: Diego Macedo, aos 26 do 2T
Árbitro: Jefferson Antônio da Costa
Assistentes: Augusto Magno de Ramos e Pablo Almeida Costa
Cartões amarelos: Alan Silva, aos 19 do 2T, Luiz Fernando, aos 29 do 2T, Eurico, aos 42 do 2T e Georgemy, aos 45 do 2T (Villa Nova); Romário, aos 37 do 1T (Caldense)
Villa Nova: Georgemy; Alan Silva, Gabriel, Diego Macedo e Iury; Eurico, Ramires, Luiz Fernando (Jenner) e Renato Bruno; Bruno Veiga (Marcos Augusto) e Elias (Jean Carlos).
Caldense: Omar; Carlinhos, Renato Silveira, Rodolfo Manoel e Edu Pina (Danrlei); Renan, Felipe Baiano (Julio Rangel), Romário e Judson; Lorran e Reginaldo (Salatiel).
CRUZEIRO 2 x 0 TOMBENSE
Estádio Mineirão
Gols: Sassá, aos 16 do 1T, e David, aos 10 do 2T (Cruzeiro)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes
Cartões amarelos: Dedé, aos 41 do 1T e Jadson, aos 43 do 2T (Cruzeiro); Reynaldo, aos 8 do 2T (Tombense)
Cruzeiro: Rafael; Orejuela, Dedé, Fabrício Bruno e Dodô; Lucas Silva e Ariel Cabral; Jadson, Thiago Neves (Marquinhos Gabriel) e David (Renato Kayzer); Sassá (Vinícius Popó). Técnico: Mano Menezes
Tombense: Felipe; Bruno, João Victor, Reynaldo e Lincoln; Rodrigo e Lucas de Sá (Vander); Juan, Ortega (Abner) e Everton; Ricardo Jesus (Edson). Técnico: Ricardo Drubscky
Texto: Toque de Bola
Fotos: Felipe Augusto/Villa Nova; Bruno Cantini/Atlético; Vinnícius Silva/Cruzeiro
Tabela: site da Federação Mineira de Futebol (FMF)