Juiz de Fora (MG), 27 de janeiro de 2011
A vitória sobre o Serrano (1 a 0), de Petrópolis, no sábado, 22, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, foi conquistada com um gol de falta, jogada que pode ser um ponto forte do Tupi no Campeonato Mineiro, se depender do técnico Leonardo Condé. Nos treinamentos da pré-temporada, ele tem enfatizado as jogadas ensaiadas de bola parada, seja em finalizações diretas para o gol ou em levantamentos para a grande área.
O resultado pode aparecer em lances como o do gol de Evandro, no último sábado, quando o atacante bateu firme, da meia-lua, para vencer o goleiro do Serrano. “É uma obrigação profissional nossa treinar essas jogadas. Na Copa do Mundo, cerca de 60% dos jogos foram decididos em situações de bola parada. Então, temos a obrigação de termos boas jogadas de bola parada. É importante também ter bons batedores. A gente espera que este possa ser um fator a nosso favor”, expôs Condé.
Se por um lado as cobranças de falta podem ser um ponto positivo para o Galo, por outro, são motivos de preocupação. “Temos que treinar defensivamente também, já que a gente sabe que os nossos adversários estão trabalhando essa jogada. Ou seja, é preciso atenção redobrada nesse tipo de situação”, observou o treinador.
Edílson liberado
Boa notícia para o Tupi às vésperas da estreia no Campeonato Mineiro. O meia Edílson, que era dúvida para a partida contra o Villa Nova, já está liberado para o jogar. A transferência do jogador, que veio do Mika, da Armênia, foi concretizada no final da tarde de quarta-feira, 26, quando o atleta teve seu nome incluído no Boletim Informativo Diário (DIB) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), condição indispensável para sua liberação.
Entretanto, outro meio-campista, Michel Cury, ainda não teve a mesma sorte. Jogador importante nos planos do técnico Leonardo Condé, Cury tentou pessoalmente o contato com seu ex-clube na Eslovênia. “Estamos lutando para também liberar o Michel Cury. Na manhã de hoje (quinta, 27) falamos com a Federação da Eslovênia e com seu ex-clube. Foi o próprio Michel quem conversou. Estamos na expectativa dele ser incluído no BID, mas dependemos da liberação da Eslovênia. O que o Tupi poderia ter feito já fez desde a última terça (dia 25)”, explicou o gerente de futebol do Tupi, Pitti.
Nesta quinta, 27, à tarde, o Leonardo Condé realiza treino no Estádio Municipal. Nesta sexta, 28, véspera da estreia, a única atividade prevista é um treino recreativo no campo do Sesc Pousada, no Bairro Nova Califórnia, local onde o elenco do Tupi está concentrado desde o início da semana.
A venda de ingressos para a partida de sábado, 29, começa na tarde desta quinta, 27. Desde as 14h, as entradas estavam sendo comercializadas na Sede Social do Tupi e em Santa Terezinha. Nesta sexta, 28, os torcedores também poderão adquirir os ingressos no Calçadão da Rua Halfeld, no Posto da Liga de Futebol de Juiz de Fora. O ingresso para o jogo custa R$ 12, enquanto que a meia-estrada sai por R$ 6. Texto: Thiago Stephan