A noite desta segunda, dia 10, chegou com boa notícia para a torcida do Tupynambás. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu o pedido de efeito suspensivo do clube juiz-forano, em conjunto com o Villa Nova, suspendendo o rebaixamento de ambos no Campeonato Mineiro 2020.
De acordo com a decisão do relator do processo no STJD, Dr. Sérgio Martinez, a Federação Mineira de Futebol (FMF) não pode determinar o rebaixamento do Baeta e do Villa até que o pleito de ambos seja julgado no Pleno do Tribunal.
Na última sexta, dia 7, o Tupynambás e o Leão do Bonfim entraram com um processo na instância máxima de julgamentos do futebol nacional.
O recurso ao STJD se deu após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJD-MG) não apreciar o pedido de cancelamento do descenso do Estadual 2020. Os clubes alegam prejuízos causados pela paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, além de alteração no equilíbrio técnico do Mineiro quando do retorno repentino da competição.
No caminho certo
Segundo o advogado Alexandre Franco, que orienta ambos os times mineiros, a instância máxima da Justiça Desportiva está alinhada às decisões mais sensatas sobre a matéria. “Sem dúvida nenhuma, a princípio, o STJD está fazendo justiça aos clubes mineiros. Eles seriam os únicos prejudicados perante às outras unidades da federação. Esse deferimento inicial nada mais faz do que criar uma justiça em casos análogos”, comemora.
Agora, vão se seguir os trâmites normais, e o advogado acredita que em breve haverá uma decisão definitiva sobre o rebaixamento do Mineiro 2020. “Agora, o processo vai para a Procuradoria dar seu parecer. Isso feito, vai para o plenário do STJD para os auditores decidirem pela procedência ou não do recurso. Ainda não há uma data marcada, mas acredito que isso seja feito em um curto prazo”, explica Franco.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação STJD