No ritmo do pandeiro do “seu” Jésus, Uberabinha-UFJF classifica as duas equipes no Mineiro de Base

Para não destoar do ritmo do pandeiro e não desapontar o incentivo incondicional do “seu” Jésus Ferreira, pai de Matheus “Sheik”, da equipe sub-17 juiz-forana, as equipes de base do Uberabinha0-UFJF, mesmo com resultados diferentes, conseguiram se classificar, com uma rodada de antecedência, para o Hexagonal Final da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro Sub-15 e Sub-17, em rodada dupla disputada sábado, 28, no Centro Olímpico da UFJF.

A equipe mais “velha” começou vencendo, mas acabou sofrendo a virada: 2 a 1. De qualquer forma, a pontuação alcançada nas rodadas anteriores acabou garantindo a vaga. Já os “caçulas” atropelaram o time de Muriaé por 5 a 0: além da vaga, lideram o Grupo B.

Com o pandeiro, "seu" Jésus mostra que é pé-quente: "Esperei muito por esse gol". Matheus "Sheik" agradece a Deus pelo incentivo incondicional do pai
Com o pandeiro, “seu” Jésus mostra que é pé-quente: “Esperei muito por esse gol”

 

 

Sheik (camisa 9) fez o gol, saiu de campo chateado com o resultado, mas agradecendo a deus pelo incentivo incondicional do pai
Sheik (camisa 9) fez o gol, saiu de campo chateado com o resultado, mas agradecendo a Deus pelo incentivo incondicional do pai

  Pai coruja e torcedor fiel

A tarde parecia ser a dos sonhos para o Sr. Jésus Ferreira, de 74 anos. Ele é o pai do atacante Matheus ‘Sheik’, da equipe Sub-17 do Uberabinha/UFJF, e o responsável por animar a torcida nos jogos do filho. Jésus acompanhou todas as partidas da equipe até agora, vibrou muito e se emocionou ao ver Sheik abrir o placar para o time da casa. Foi o primeiro gol do atleta na competição.

Sempre com o instrumento para fazer barulho, o pai-torcedor agitou a torcida com seu pandeiro. Jésus diz acompanhar os jogos do filho desde que ele era pequeno e, como todo bom pai coruja, elogiou o gol. “Esperei demais por esse gol do Sheik. A bola estava insistindo em não entrar, mas hoje entrou e foi um golaço. Acompanho as partidas dele desde quando ele tinha quatro anos e enquanto eu tiver vida, vou continuar apoiando”.

Jésus trabalha como motorista, reconhece a importância do esporte e afirma deixar o trabalho de lado para incentivar o filho nas partidas. “Quero que ele seja um artilheiro, mas, mesmo que não dê certo no futebol, fico feliz por tirar ele da rua. Deixo meu trabalho para acompanhar meu filhão”, explica.

 

  “Agradeço a Deus pelo apoio dele”

É só falar sobre o pai que Matheus estampa um sorriso enorme no rosto. “Meu pai anima a torcida e faz uma festa legal. Agradeço a Deus pelo apoio dele e fico feliz por tê-lo nos meus jogos. Ele me incentiva muito durante as partidas”, comentou Sheik. Apesar de ter acabado com o jejum de jogos sem marcar, o atacante não saiu satisfeito com o placar final. “Saímos decepcionados hoje. Fizemos nossa parte: dominamos o primeiro tempo, começamos a frente do placar e em dois detalhes tomamos os gols”, lamenta.

 

Equipe Sub-17 do Uberabinha-UFJF
Equipe Sub-17 do Uberabinha-UFJF

 

  O jogo

A primeira etapa do jogo começou animada. Um empate já garantiria a classificação dos dois times e quem esperava um ‘jogo de compadres’, se surpreendeu. Com boas jogadas e muita criatividade no meio de campo, as equipes mostraram porque são líder e vice-líder do Grupo B. Depois de bom lançamento, Sheik saiu na cara do goleiro Lucas e bateu por cobertura, abrindo o placar para os donos da casa. Perdendo a partida, o Nacional conseguiu o empate apenas no final do primeiro tempo. Ednei fez boa troca de passes e tocou para o fundo das redes.

Parece que as duas equipes gastaram toda a criatividade na primeira metade do jogo. Na segunda etapa, faltaram jogadas que animassem o torcedor. A partida ficou truncada e marcada por muitas faltas. Em uma das poucas oportunidades de gol, o Nacional acabou marcando. Emerson recebeu na pequena área e deu números finais à partida. Final: Uberabinha/UFJF 1 x 2 Nacional (Muriaé).

Equipe Sub-15 do Uberabinha-UFJF
Equipe Sub-15 do Uberabinha-UFJF

 

  Jovens e entrosados

Na segunda partida da tarde de sábado, as equipes Sub-15 de Uberabinha/UFJF e Nacional se enfrentaram. Melhor para o time da casa, que demonstrou muito entrosamento e goleou o adversário. Para o técnico Sérgio Eduardo, o resultado do jogo é fruto do trabalho feito durante a semana. “Dominamos a partida desde o início. Os treinos durante a semana fluíram bem e quando é assim, gera frutos dentro de campo”.

 

   A goleada

O Uberabinha/UFJF começou a partida em ritmo avassalador. Com 20 minutos da primeira etapa o placar já mostrava 3 a 0. Dentro de campo, Max comandou novamente a equipe e deu trabalho para a zaga muriaeense. O camisa 10 do time marcou duas e vezes ainda deu passe para Redney ampliar.

No segundo tempo, coube ao time mandante administrar o resultado e, aos visitantes, tentar diminuir o prejuízo. Sem sucesso no setor ofensivo, o Nacional acabou sofrendo nos contra-ataques. Jhon Jhon driblou a defesa e bateu por cobertura, na saída do goleiro Weslley. A jogada levou a torcida ao delírio e arrancou aplausos até dos torcedores adversários. Já no final da partida, Gui ainda aumentou a vantagem. Ele saiu cara-a-cara com o goleiro e tocou no canto. Goleada e classificação garantidas.

Equipe Sub-17 do Nacional de Muriaé
Equipe Sub-17 do Nacional de Muriaé

FICHAS TÉCNICAS

UBERABINHA/UFJF SUB-17 1 X 2 NACIONAL SUB-17

UBERABINHA/UFJF: Manoel, Arthur, Matheus, Ronaldo, Wesley, Arthur, Stefano (Renato), Vava (Bernardo), Sheik (Taninho), Pedrin (Igor) e Matheus Lucio (Hungria).

Técnico: Alex Nascif

NACIONAL: Lucas, Luiz Henrique, Rondinnely, Vinicius (João Neto), Leo, Henrique, Eduardo, Lucas Silva (Emerson), Marcos Vinicius (Keven), Patrick (Tulio Silva) e Ednei (Marcos).

Técnico: Ronaldo Felipe

GOLS: Sheik (Uberabinha/UFJF); Ednei e Emerson (Nacional).

Classificação Sub-17 (fonte: Federação Mineira. Se preferir, clique sobre a imagem para ampliar)

Classificação Sub-17

Equipe Sub-15 do Nacional de Muriaé
Equipe Sub-15 do Nacional de Muriaé

 

UBERABINHA/UFJF SUB-15 5 X 0 NACIONAL SUB-15

UBERABINHA/UFJF: Tiago (Luiz), Thiago, Lucas, Luquinha, Evaristo (Vitim), Mota (Gui), Max, Redney (Davidson), Yago, Yuri (Matheus) e Jhon Jhon.

Técnico: Sérgio Eduardo

NACIONAL: Weslley, Carlos, Paulo Cezar, Guilherme (Lucas), Luis (Carlos), Davi, Guilherme, Vinicius (Paulo Cesar), Luis Guilherme e Ramon.

Técnico: Lucas Reis

GOLS: Max (2x), Redney, Jhon Jhon e Gui.

Classificação Sub-15 (fonte: Federação Mineira. Se preferir, clique sobre a imagem para ampliar)

Classificação Sub-15

 

Veja mais fotos da rodada dupla disputada na tarde de sábado, 28, no campo do Centro Olímpico da UFJF

Max (camisa 10) marcou duas vezes
Max (camisa 10) marcou duas vezes
Max marcou seu segundo gol depois de sofrer pênalti
Max assinala seu segundo gol depois de sofrer pênalti
Nacional conseguiu a virada no sub-17 e se mantém 100% na competição
Nacional consegue a virada no sub-17 e se mantém 100% na competição

Sr. Jésus (1)

Sub-15 (1)

Sub-17 (1)

Sub-17 (2)

Sub-17 (3)

 

 

Reportagem: Cérix Ramon – Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola

Classificação e informações da competição: site da Federação Mineira de Futebol

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário