No desespero! Tupi vai ao Horto encarar reservas do Atlético

Tupi volta ao Horto neste sábado pelo Mineiro

  Uma partida contra um dos grandes clubes do futebol nacional, fora de casa não seria a oportunidade ideal para nenhum time tentar iniciar uma reação. Mas, o Tupi não está em posição de escolher adversário e precisando reagir urgentemente no Campeonato Mineiro para evitar a queda. Assim, o Carijó terá que tentar iniciar esta arrancada neste sábado, dia 16, às 19h, contra o Atlético, no Independência.

  No confronto da sétima rodada do Estadual, do qual é o penúltimo na classificação, o Tupi deve se apegar a dois fatores para ter esperança de um bom resultado. Primeiro, a motivação especial para um jogo contra uma das grandes equipes do futebol nacional. Depois, o fato de o Atlético estar com as atenções voltadas para a disputa da Libertadores 2019, o que vai fazer com que o técnico atleticano, Levir Culpi, mande a campo seu time reserva.

Jogo bom de jogar

Aislan tirou lições com a primeira ida ao Horto

  O técnico carijó, Gérson Evaristo, destaca que, para confrontos como esse, seu trabalho fica até mais tranquilo. “Se fosse jogador, é o jogo que gostaria de jogar. Contra um grande clube, com visibilidade e passando na televisão. Até mesmo mostrar que um dia teria condições de esta lá. Assim, não precisamos mexer com o ânimo deles e nem com a parte motivacional. É jogo bom para se jogar. Que não pode se omitir. Se conseguirmos um bom resultado contra o Atlético, aumenta a moral e o respeito também dos adversários”, avalia o treinador

  Para o capitão do Tupi, o zagueiro Aislan, é preciso que as lições do confronto com o América, quando o Carijó foi goleado por 5 a 0, no mesmo Independência que jogará neste sábado, sejam aprendidas. “Esse jogo contra o Atlético é importante, pois estamos vindo de uma sequência ruim. Nossa recuperação passa por eles. Claro que sabemos da grandeza do adversário, mas também temos que tentar nos impor. Quando jogamos contra clube grande, a gente não pode errar. Se isso acontecer, eles vão matar o jogo. Foi o que aconteceu contra o América”, explica.

O time B do Atlético

O ex-carijó Vinícius será titular do time B do Atlético

  Preocupado com o desgaste de seus atletas e focado na disputa do primeiro jogo do mata-mata que leva à fase de grupos da Libertadores, o técnico atleticano, Levir Culpi, preparou um time reserva para pegar o Tupi. A base da equipe será a que venceu a Caldense, no dia 9 de fevereiro, por 1 a 0, em Poços de Caldas.

  Levir deve fazer apenas duas mudanças em relação ao time que entrou em campo no último fim de semana pelo Mineiro. Suspenso por ter sido expulso, o volante Jair dá lugar a José Welison. Já o jovem atacante Alessandro Vinícius, de 19 anos, deixa o time para a entrada de Maicon Bolt.

  No time B do Atlético está também um velho conhecido do torcedor carijó: o meia Vinícius, com passagem pelo Tupi em 2013. Contratado para esta temporada pelo time de Belo Horizonte, o jogador estava no Bahia e já jogou por clubes como Fluminense, Náutico, Athletico e Coritiba. 

Ainda é perigoso

Classificação do Mineiro 2019

  Independentemente de o Atlético mandar a campo seu time de reservas, Aislan não acredita em facilidade. “Vai ser sempre Atlético. Independente de quem venha, se reserva ou titular. Temos que arranjar força de onde até não teríamos para conseguir arrancar um bom resultado. Acreditamos nisso”, diz o zagueiro.

  Já Evaristo vê alguns pontos a serem explorados por sua equipe para tentar aprontar para cima dos donos da casa. “Talvez pela inexperiência, e também de não terem tido tantos jogos juntos, pode nos facilitar no quesito entrosamento. Aconteceu isso contra o Tombense. Mas todo jogador que está no plantel de um time grande, tem alguma coisa especial. Sabemos que temos que dar um pouco mais cada um para podermos surpreender eles lá”, prevê.

Carijó diferente

Diego Gomes deve ser o substituto de Nélio

  Para tentar a surpresa, e por conta da contusão do meia Nélio, o técnico do Tupi vai mudar o time com relação aos dois primeiros da equipe sob seu comando. Se na derrota para o Santa Cruz, por 1 a 0, na Copa da Brasil, Gérson manteve o esquema com três atacantes, e no empate com o Guarani, em 0 a 0, pelo Mineiro, escalou três volantes, desta vez ele vai com uma linha de quatro na marcação do meio de campo.

  Com uma contusão na coxa direita, Nélio dá lugar a Diego Gomes no meio. O volante formará o setor com Max Carrasco, Eduardo Nardine e Baiano. Na frente, Gabriel Costa e Romarinho formam a dupla de ataque. Já na zaga, a única dúvida na escalação. Com o lateral-esquerdo Emerson sentindo dores no músculo lombar, Afonso foi deslocado para o setor no último treinamento. Caso isso seja necessário, Léo Felipe ocuparia a lateral-direita.

ATLÉTICO X TUPI

Independência – 19h

Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva

Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Leandro Salvador da Silva

Atlético: Victor; Guga, Leonardo Silva, Iago Maidana e Carlos César; José Welison e Lucas Cândido; Maicon Bolt, Vinícius e David Terans; Alerrandro. Técnico: Levir Culpi

Tupi: Vilar, Afonso (Léo Felipe), Tiago, Aislan e Emerson (Afonso); Diego Gomes, Max Carrasco, Edurdo Nardine e Baiano; Gabriel Costa e Romarinho. Técnico: Gérson Evaristo

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações do Superesportes

Fotos: Júnior Ayupe/Tupi FC e Bruno Cantini/Atlético

Deixe seu comentário