Correr e sorrir são sinônimos na equipe de corridas do Clube Bom Pastor, em Juiz de Fora. Foi isso que o Toque de Bola constatou na noite desta quinta-feira, 24, quando foi apresentada, pelo presidente do clube, Paulo Sérgio Rodrigues Costa, e pelo coordenador da equipe, Luis Fenando Bartholomeu, a nova camisa, que os atletas irão utilizar a partir deste domingo, 27, na 4ª Corrida e Caminhada da UFJF.
O evento foi realizado na sede do clube, em clima descontraído e de confraternização, característico da equipe, com apresentação de vídeos, distribuição das camisas, fotos “sonoras” e até um desfile improvisado. “A equipe surgiu de uma forma muito natural. O objetivo era tirar as pessoas da inércia. Começamos numa corrida do Sindiclubes, com oito participantes, e hoje chegamos a 80 pessoas”, conta Luis Fernando Bartholomeu, coordenador da equipe e um dos “modelos” da coleção 2014.
“O que nós mais valorizamos na equipe é a alegria de estar participando, as pessoas costumam dizer nas corridas que somos a turma que mais sorri, que mais tira fotos. O resultado não é o principal. Claro que com o tempo alguns acabam se destacando. Temos um atleta que estava parado quando começou a correr conosco e hoje já quer disputar maratona no deserto”, exemplificou.
Sócia-atleta
Débora Cristiane dos Santos, 39 anos, é um dos exemplos de atletas da equipe que, além da alegria, tem subido ao pódio com frequência. Ficou em oitavo lugar no Ranking de Corridas de Rua da cidade em 2012,em quinto no ano passado e este ano começou a temporada brilhando nas primeiras provas: venceu a Track Field e ficou nem terceiro na 3ª Corrida da Suprema, no geral feminino. Disputou a meia maratona do Rio de Janeiro, com o tempo de 1h39min, e em julho pretende correr a Maratona da Caixa, também na Cidade Maravilhosa.
“Eu já corria sozinha. Fui convidada por um amigo e entrei na equipe. Adorei, é muito motivante, não tem cobrança, isso é importante”, analisa. Débora, aliás, tinha mais motivos para sorrir do que os habituais. Em meio à informal apresentação da nova camisa, o presidente do Clube Bom Pastor, anunciou que a partir de agora ela passa a ser sócia-atleta. “Não sabia que haveria isso, foi uma surpresa de verdade”.
“O sócio-atleta não paga mensalidade e pode utilizar as dependências do clube”, explica o diretor jurídico do clube, Adriano Rabelo. Segundo o dirigente, o Bom Pastor já implantou o sócio-atleta em outras modalidades como o voleibol e o futsal. “Na equipe de corridas, é a primeira vez”,confirma.
Treinos e planilhas
Luis Fernando explica como funciona a equipe. “O clube disponibiliza um treinador, que participa das atividades às segundas e quartas-feiras, na praça do bairro. E esse profissional também faz as planilhas de treinamento para cada atleta”.
O coordenador da equipe comemora o crescimento frequente do número de participantes da equipe e agradece o apoio do empresário Eduardo dos Santos, que desde 2011 é parceiro na confecção dos uniformes do grupo.
Clique, abaixo, para ver algumas fotos do lançamento da nova camisa