O ano mal começou e o Niterói Vôlei Clube (NVC) estará em Juiz de Fora pela terceira vez. Depois de dois amistosos, o confronto contra o JF Vôlei, neste sábado, 29, vale pela segunda rodada da Superliga B.
A equipe fluminense busca a evolução e recuperação após estrear com derrota no torneio. Atualmente, está oitavo lugar na tabela. O grupo tem média de idade de 23 anos. Em dezembro de 2021, foi campeã estadual e manteve a base para a disputa da Superliga B 2022.
A partida começa às 18h no Ginásio da UniAcademia, no Centro de Juiz de Fora. Por causa da pandemia, segue suspensa a presença de público.
Quer conhecer mais sobre a equipe? O Toque de Bola conversou com o treinador Walner Santos e traz as informações e curiosidades sobre este projeto que também investe nos jovens talentos da modalidade.
Irmãos comandam formação
Os irmãos Walner Santos e Sílvio Maurício dos Santos Júnior fundaram o Niterói Vôlei Clube em 2004. O trabalho se tornou um dos grandes clubes formadores do Rio de Janeiro na primeira década dos anos 2000. Eles acumulam as funções de presidente e vice e de treinador e assistente-técnico.
No entanto, foi interrompido em 2011. A retomada ocorreu em 2020, com o projeto pela primeira vez voltado para a categoria adulto. No mesmo ano, o NVC disputou o Estadual, foi vice-campeão da Superliga C e garantiu o acesso à Superliga B.
Na Superliga B 2021, o Niterói foi até as quartas-de-final. O time fluminense foi eliminado em dois jogos pelo JF Vôlei, que se sagrou campeão invicto do torneio.
Cuidados com a saúde
O Niterói Vôlei Clube segue o protocolo sanitário. De acordo com a assessoria, todos os integrantes da equipe estão, no mínimo, com duas doses da vacina contra covid-19.
Além disso, a equipe usa máscara e tem acesso a álcool em gel antes e depois do treino. E na preleção, é mantido distanciamento.
Derrota “nos detalhes” na estreia
Na primeira rodada da Superliga B, o NVC perdeu em três sets, parciais de 24/26, 20/25 e 25/27, para o Aprov/Chapecó em casa, no ginásio do Colégio Plínio Leite. O treinador Walner Santos avaliou que faltou se impor nos trechos decisivos dos sets.
“A gente vai buscar a recuperação do nosso primeiro jogo, que perdemos por 3 a 0, apesar da ótima atuação da nossa equipe. Fizemos uma boa partida com as parciais muito altas dos três sets e não conseguimos definir o jogo no momento final”, avalia o técnico
Ele comenta o que espera ver de diferente nos jogadores durante a partida de sábado. “Eu espero que a nossa equipe consiga apresentar padrões de evolução em relação ao primeiro jogo. Principalmente nos momentos decisivos, uma questão até comportamental e emocional”, resume.
Melhor rendimento
Em entrevista ao Toque de Bola, técnico Walner Santos destacou que a preparação foi para o time encontrar a melhor atuação no confronto contra o JF Vôlei.
“É um jogo muito difícil em Juiz de Fora. Fizemos dois amistosos na semana retrasada, antes da estreia. Perdemos a primeira e vencemos o dia seguinte, dois 3 a 1 em confrontos muitos equilibrados. Nossa expectativa é o melhor rendimento, a melhor atuação, é a busca pelo sucesso. Eu espero um jogo muito duro, muito equilibrado, mas acredito que a nossa equipe já mostra uma evolução boa em função do que foi apresentado na primeira partida”, deseja o treinador.
Elenco
Os destaques do elenco são os ponteiros Diogo, que é o capitão do time; o oposto Bruno Quênia, o líbero Caio e o levantador Amilton.
O meio de rede foi o setor com mais contratações para a temporada. Chegaram Vinícius, Marcelo e tiveram o retorno de Gustavo. Na ponta, o novo jogador do Niterói é Kayque Calazans.
- Ponteiros: Diogo, Rogério e Kayque;
- Opostos: Bruno Souza e Allan Cardoso;
- Levantadores: Amilton e Bruno Figueiredo;
- Centrais: Gustavo, Vinícius e Marcelo Souza;
- Líberos: Caio Santos e Kauã;
- Técnico: Walner Santos.
Tabela na Superliga B
- 1ª rodada: Niterói 0 x 3 Aprov/Chapecó, 22/01, 18h;
- 2ª rodada: JF Vôlei 0 x 3 Niterói, 29/01, 18h;
- 3ª rodada: Niterói 3 x 0 Vôlei Futuro, 05/02, 17h;
- 4ª rodada: Vila Nova 2 x 3 Niterói, 12/02, 18h;
- 5ª rodada: Niterói x SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, 19/02, 17h;
- 6ª rodada: Minas Náutico x Niterói, 24/02, 17h;
- 7ª rodada: Niterói x Café Vasconcelos/Araguari/UbeVolei, 05/03, 17h;
- 8ª rodada: Suzano x Niterói, 12/03, 18h;
- 9ª rodada: Niterói x Instituto Cuca, 19/03, 17h.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações do NVC
Fotos: Caio Diniz e João Lucas