Fred, atacante do Fluminense, o Atlético Mineiro, por protestos da torcida, e o árbitro Jailson Macedo Freitas, todos envolvidos em Atlético 3×2 Fluminense, foram absolvidos em julgamento realizado na noite desta segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro.
Por maioria de votos, absolvido o Atlético/MG, incurso no Art. 191, incisos I e III do CBJD; absolvido o árbitro Jailson Macedo Freitas, incurso no Art. 260 do CBJD, absolvido o atleta Fred, do Fluminense, incurso no Art. 250§1º inciso II do CBJD.
Veja informações postadas no site do STJD, em ordem cronológica:
19h05
Com a palavra o relator Washington Oliveira, que vota no sentido de absolver o Atlético/MG, denunciado no artigo 191, incisos I e III do CBJD; absolver o árbitro Jailson Macedo Freitas, denunciado no artigo 260 do CBJD; e absolver o atleta Fred, do Fluminense, denunciado no artigo 250 §1º inciso II do CBJD.
19h16
O auditor Felipe Bevilacqua vota por absolver Fred, do Fluminense, e o árbitro Jailson Macedo Freitas das denúncias, por entender que o lance foi normal e a atitude do árbitro correta, e diverge apenas com relação ao Atlético/MG, votando por multar em R$ 20 mil o clube mineiro, por infração ao artigo 191, incisos I e III do CBJD. De acordo com o auditor, “deixar de punir este fato pode abrir precedentes para outros casos”.
19h20
O presidente Paulo Valed explica que cabe ao tribunal votar o limite dessas manifestações, como a feita pela torcida do Atlético/MG.
“Ao meu entender, não houve nenhuma intenção de ofender. Foi de mal gosto, mas foi um protesto e não ofensivo. Por este motivo, vou acompanhar o voto do relator e absolver o Atlético/MG. Infração disciplinar não marcada ou não observada pelo árbitro é passível de ser denunciada pela Justiça Desportiva. Agora fiquei sabendo que o jogador do Atlético provocou possivelmente o cartão amarelo, também provocou o atleta Fred. A intenção foi empurrar, claramente foi. Houve o ato, mas não foi violento. A atitude do Fred merecia o cartão amarelo, só que esse ato daria a expulsão do Fred e o árbitro deixou de aplicar. Considero ambos culpados, mas não houve gravidade. Ao atleta Fred aplico a pena de advertência. A mesma coisa para o árbitro, considero a infração e aplico a pena de advertência”.
Mão na taça
O Fluminense ficou ainda mais perto do título brasileiro. Neste domingo, 4, no complemento da 34ª rodada, o Flu empatou com o São Paulo em 1 a 1 no Morumbi, gols de Luís Fabiano e Fred, ambos na etapa final, e foi beneficiado pela derrota do Atlético Mineiro para o Coritiba por 1 a 0, no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense, gol de Deivid, cobrando pênalti, na etapa inicial. O Flu abriu nove pontos a quatro rodadas do final. Basta ao time carioca conquistar quatro em 12 pontos para assegurar o tetracampeonato nacional.
Outros jogos importantes para Libertadores, Sul-Americana e luta contra o rebaixamento foram: Vasco 0x3 Sport, Palmeiras 2×2 Botafogo, Portuguesa 0x1 Bahia e Náutico 3×0 Internacional. Já Atlético-GO 0x2 Corinthians, no Estádio Boca do Jacaré, no Distrito Federal, decretou matematicamente a queda do Atlético-GO à Série B de 2013.
Vasco sem comando
Após uma série de seis derrotas consecutivas e um pífio aproveitamento de 26,6% em dez jogos, o técnico Marcelo Oliveira pediu demissão do Vasco na manhã desta segunda-feira. Com a saída do treinador, o auxiliar Gaúcho comandará o time de maneira interina até o final do Campeonato Brasileiro.
A decisão já era esperada e aconteceu em comum acordo durante encontro nesta manhã. O profissional deixa o Cruzmaltino sem receber salários após menos de dois meses de trabalho. Marcelo Oliveira venceu apenas Figueirense e Atlético-GO em sua passagem pela Colina histórica.
O destino do treinador pode ser o Cruzeiro na próxima temporada, já que seu nome foi especulado no clube mineiro durante a semana passada. Os profissionais trazidos por Marcelo Oliveira também o acompanham na sequência da carreira.
O nome do técnico Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC sofrido em agosto do ano passado, agrada a diretoria para comandar o time em 2013. Inclusive, os primeiros contatos já foram iniciados. As partes estudam a viabilidade do projeto, que contará com um novo diretor de futebol, além de um vice-presidente para a pasta, acumulada no momento pelo mandatário Roberto Dinamite.
O show de Neymar no Estádio Independência, em Belo Horizonte, foi o destaque na abertura da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com três gols e o passe para o gol de Felipe Anderson, o craque teve até seu nome gritado pela torcida adversária, que estava irritadíssima com o futebol da Raposa e preferiu render homenagens ao ídolo do Peixe e do futebol brasileiro. O Santos venceu por 4 a 0, diante de uma das piores formações da história recente do Cruzeiro, que abusou de erros individuais grosseiros e falhas coletivas incompatíveis com a gloriosa tradição do clube mineiro.
A partida marcou, por infeliz coincidência para os torcedores anfitriões, a volta do Cruzeiro a BH, depois de cumprir suspensão e mandar suas partidas em Varginha, por infrações cometidas por “torcedores” no clássico diante do Atlético, na última partida do turno. Neymar disse, após o “show”, que ficou muito emocionado com o reconhecimento dos torcedores do Cruzeiro, e destacou que, antes do jogo, deu autógrafo a um dos meninos na entrada do campo, e o garoto tinha a camisa do Cruzeiro por cima e a do Santos por baixo.
“Hoje é um dia histórico, estou muito emocionado e dá vontade de chorar. O que a torcida do Cruzeiro fez hoje vou levar para toda a minha vida. Hoje, vejo o Cruzeiro como minha segunda casa. Estou muito emocionado, a sensação é maravilhosa, é de onde eu trago essa alegria de jogar. Isso é o gosto do futebol, a torcida do Cruzeiro demonstrou o respeito que tem com os outros jogadores”, disse Neymar na saída do gramado em Belo Horizonte.
Os lances: no primeiro tempo, Neymar fez um gol batendo de primeira após cruzamento rasteiro e outro em que dominou e tocou no canto de Fábio; no segundo, arrancou para servir Felipe Anderson e depois completou cruzamento de Miralles. Nas outras partidas da noite, os atacantes também foram decisivos.
No Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Grêmio enfrentou muitas dificuldades e só superou a Ponte Preta por 1 a 0, gol de André Lima, aos 45 minutos do segundo tempo, depois de escanteio cobrado da direita. O time gaúcho atuava com 10 jogadores – o lateral-esquerdo Júlio César, que entrou no final do primeiro tempo para substituir Anderson Pico, lesionado, foi expulso no início da etapa final. A equipe de Campinas não mostrou ousadia para aproveitar a vantagem e preferiu tentar administrar o empate que garantia pelo menos um ponto. No final, prevaleceram a tradição e a camisa do clube gaúcho, que venceu na raça.
No Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, Flamengo e Figueirense fizeram una partida muito fraca tecnicamente. No primeiro tempo, o atacante do Figueira, Júlio César, ainda criou algumas oportunidades, barradas por impedimentos duvidosos – em ambas, ele chegou a balançar as redes, mas houve a marcação da arbitragem. No segundo tempo, Dorival Júnior, aos 10, lançou Adryan e Hernane nas vagas de Welinton Bruno e Liedson, e as modificações acabaram surtindo efeito. Aos 26, depois de escanteio cobrado por Renato Abreu da direita, a zaga aliviou no primeiro momento e Hernane acertou um chutaço no ângulo superior direito do goleiro Wilson, que só olhou. Flamengo 1 a 0, placar que não se alterou até o final.
Na pressão em busca do empate, o meia juiz-forano Botti quase empatou a partida. Ele recebeu passe da direita e emendou de primeira, numa meia bicicleta. O goleiro Paulo Victor praticou a defesa mais bonita do jogo, e mandou a escanteio. Virtualmente rebaixado, o time de Florianópolis lançou jogadores ainda com idade da categoria juvenil no segundo tempo, já antecipando mudanças para a próxima temporada. No contra-ataque, o Flamengo quase ampliou com Vágner Love, que fez excelente jogada, ganhou em velocidade do zagueiro que o assediava, e diante do goleiro isolou por cima. “Se houvesse o empate, eu assumiria a culpa, felizmente agora, com o resultado, podemos jogar as rodadas finais mais tranquilos, sem o fantasma da zona do rebaixamento”, declarou Love ao SporTV.
Foto: reprodução site ESPN Brasil
Informações: sites (globoesporte.com, Espn Brasil, Uol) e SporTV
[wpfootball id_league=6 id_template=2]
Igor Oliveira Marculino liked this on Facebook.