Embora tenha anunciado, em algumas oportunidades, que o elenco para o Campeonato Mineiro teria 28 nomes, o Tupi segue recebendo reforços.
Na tarde desta segunda-feira, 16, o Náutico anunciou, em sua fanpage (página no facebook), o empréstimo do atacante Odilásio, que seria o 30º nome do elenco alvinegro em 2017, uma vez que o número era de 28 antes também do anúncio de Luca, ex-base de Palmeiras e Corinthians, na sexta-feira, 13. Confira o texto publicado pelo Timbu:
“Uma das revelações da base do Náutico, o atacante Odilávio será emprestado ao Tupi/MG. Após observar o jogador, a diretoria do clube mineiro entrou em contato com o Timbu solicitando o empréstimo até o final da Série C do Campeonato Brasileiro. Antes, o atleta disputará o Campeonato Mineiro com a equipe para ganhar mais experiência e voltar ao Alvirrubro”.
De acordo com o site do clube, “Odilávio tem 20 anos, estava integrado ao elenco profissional desde o início da pré-temporada e seu vínculo com o Náutico é até dezembro de 2018. No último ano, o atacante disputou duas partidas Na Série B: contra o Vasco e Ceará. No Tupi, o atleta espera ter sequência de jogos para voltar ao Alvirrubro mais experiente.”
“Sem dúvidas, será uma oportunidade boa na minha carreira de ter uma sequência de jogos. Espero fazer um grande Campeonato Mineiro e voltar no futuro mais experiente, com uma bagagem maior. Desde que cheguei ao clube esta é a primeira vez que sou emprestado e, se Deus quiser, será uma coisa boa para mim”, afirmou Odilávio.
Mais três
O clube anuncia para esta terça-feira, às 15h, no Espaço Torcedor Geraldo Magela Tavares, na sede social, a apresentação oficial de mais três jogadores, todos já anunciados anteriormente: Mattheus Pato, Bonilha e Thiago André.
Equilíbrio e liberdade
Se os jogadores do Tupi conseguirem assimilar e colocar em prática uma das principais metas do treinador Éder Bastos, que têm sido trabalhadas exaustivamente, o torcedor poderá ter motivos para se alegrar no Campeonato Mineiro.
Éder quer uma equipe equilibrada e compacta em todos os setores para dar, aos homens de frente, a liberdade de ousar, driblar, partir parra cima dos adversários. “O jogador de frente tem que partir para cima, e tentar o drible. Para isso, a equipe precisa estar equilibrada”, afirmou, após a goleada de 5 a 0 sobre a equipe amadora Núcleo Esportivo.São João Nepomuceno, no sábado, 14, no Estádio Salles Oliveira, em Santa Terezinha.
O técnico, que garantiu não ter partido dele a ideia de fechar o primeiro tempo da atividade à imprensa – “isso é da parte diretiva, por mim dou a escalação antes, sem problema”, disse que gostou do desempenho do time, especialmente na parte que foi liberada aos jornalistas. Segundo ele, a movimentação rápida do meio-campo para a frente foi melhor executada na segunda metade da atividade.
Como sua proposta de jogo pode dar certo? Para ele, são dois fatores fundamentais: um, é treinar bastante com o elenco, o que ele já vem fazendo desde o início dos treinos com bola; outro, é fazer com que os atletas “comprem a ideia” e coloquem em campo a filosofia pretendida pelo comandante.
Confira trechos da entrevista do treinador Éder Bastos
Avaliação do jogo-treino
É o que eu falei para os jogadores. O mais importante é eles entenderem os conceitos, a parte tática que estamos introduzindo e exercitamos muito durante essas duas semanas. Intensificamos muito na parte tática. Avalio que cumprimos bem a parte tática. Logicamente temos que ter o discernimento que, como é o primeiro jogo, você vai ter acertos e erros. Tivemos muitos acertos e alguns erros, pontuais, que vamos na semana agora corrigir. São detalhes. No futebol você vence é nos detalhes. Temos a ideia de uma equipe que possa começar no jogo contra a Tombense, na estreia. Já temos a ideia muito boa. Fizemos muitas observações (sábado) interessantes. Todo mundo participou. No primeiro tempo jogou uma equipe, no segundo tempo outra. Não caracterizei qual é a titular nem qual é considerada a segunda equipe.
Por que imprensa só depois?
Ideia de não abrir os portões para a imprensa foi mais “diretiva”. Dou a escalação antes, sem problemas.
Boa segunda parte
Coletivo potencializa o individual. Na segunda parte, o time fez bem essa recomposição. Tramas ofensivas. Os jogadores tem que compra a sua ideia. O jogador de frente tem que partir para cima, e tentar o drible. Para isso, a equipe precisa estar equilibrada.
Condições do gramado
Campo está pesado, mas eu não reclamo do campo.
O que o torcedor pode esperar da equipe?
Esperar uma equipe com alma, que compete. Não podemos ter um jogador sequer que não seja competitivo. Não vejo problema em fazer a troca porque passamos tudo isso a todos. Se tiver que trocar (peças), trocamos. Temos uma linha de zaga, com a opção de fazer como um terceiro zagueiro. Na segunda parte, empurrei o Dieguinho, que é mais um ala.
Time pode mudar características de acordo com adversário?
Quero trabalhar mais essa ideia de jogo, mas com variação. Podemos ter um time no 4-4-2, no 4-2-4, no 4-3-3. Vamos sim estudar os adversários, mas pretendemos ter uma forma definida, com variações para as circunstâncias das partidas.
Sem imprensa
Embora o primeiro tempo do jogo-treino não tenha sido com acesso liberado à imprensa, acredita-se que o time tenha começado a atividade com Paulinho; Yago, Elivelton, Edmário e Bruno Santos; Marcel, Juninho e Ruan; Caça-Rato, Jajá e Carlos Júnior Faísca.
No decorrer do teste, foram lançados Gonçalves, Kadu Fernandes, Fernando e Dieguinho; Emerson, Bonilha, Sávio e Raphael Augusto (Euller); Jeferson (Luca) (Caio) Matheus Pato.
Os gols foram assinalados por Carlos Júnior Faísca, Juninho, Flávio Caça-Rato, Sávio e Mattheus Pato.
O clube divulgou que os torcedores não teriam acesso ao jogo-treino. Como alguns torcedores da equipe de São João Nepomuceno vieram a Juiz de Fora prestigiar o amistoso, a informação é que o Tupi liberou também a entrada dos torcedores durante o primeiro tempo. Os jornalistas tiveram acesso quando a atividade já havia sido iniciada.
Texto: Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola e Náutico
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br