Vinte e um dias depois do empate com o Madureira em Juiz de Fora, o Galo Carijó volta a campo pela Série C do Campeonato Brasileiro. No sábado, 27, a equipe mineira vai até o Estádio Canindé, onde enfrenta a Portuguesa às 16h, pela quinta rodada da competição nacional. Novidades após a parada, o atacante Bruno Aquino e o zagueiro Leandro Euzébio viajaram com a delegação alvinegra e têm chances de estrear. O Tupi é o vice-líder do Grupo B do torneio com 8 pontos somados, em campanha invicta de duas vitórias e dois empates. Já a Lusa é a quarta colocada com 7 pontos.
#Toqueinforma
Pelas redes sociais, o Toque de Bola anuncia cobertura dinâmica e informativa de Portuguesa x Tupi a partir de 15h45.
Siga pelo Facebook (www.facebook.com/toquedebola?fref=ts)
Twitter (https://twitter.com/toquedebolajf) ou
Instagram (http://instagram.com/toquedebolajf)
Provável Tupi
O zagueiro bicampeão nacional pelo Fluminense, Leandro Euzébio, pode ser a novidade na equipe titular do Tupi. O defensor teve nome regularizado junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta sexta-fera, 26. O atacante Bruno Aquino deve começar o confronto no banco de reservas. Desta forma, o Carijó deve ser formado inicialmente por Glaysson; Osmar, Mailson (Leandro Euzébio), Fabrício Soares e Bruno Ré; Rafael Jataí, Genalvo, Vinícius Kiss e Kaio Wilker; Felipe Augusto e Daniel Morais. O volante Rafael Jataí é o único pendurado pelo lado alvinegro.
Provável Lusa
Se mantiver equipe que mandou a campo nos jogos-treino da intertemporada, o treinador Lopes Júnior deve começar o embate com Felipe; Jonathan, Bolívar, Anderson Luiz e Julinho; Renan, Milton Júnior, Victor Bolt e Dieguinho; Guilherme Queiroz e Hugo.
A novidade da Portuguesa deve ser a estreia do volante Milton Júnior na competição. O jogador vem agradando à Comissão Técnica no período sem compromissos pelo campeonato nacional, tenho ganhado a posição de titular no meio-campo rubro-verde.
De volta a rotina e à casa, a Portuguesa encara o Tupi neste sábado, 27, no Canindé, às 16h, depois de uma intertemporada com três jogos-treino e duas derrotas. O time paulista está na quarta posição do Grupo B, duas abaixo dos juiz-foranos que possuem um ponto a mais.
Rebaixamento e reformulação
A equipe rubro-verde passou por trágico início de temporada. Com apenas duas vitórias em 15 jogos, a Portuguesa terminou o Campeonato Paulista na antepenúltima colocação, sendo rebaixada. Após o descenso, a Lusa reformulou seu elenco, com 15 novidades, do goleiro ao centroavante: o goleiro Felipe; os laterais Dieyson, Jonathan e Julinho; os zagueiros Anderson Luiz e Bolívar; os volantes Milton Júnior, Levy, Renan Teixeira e Victor Bolt; os meias Pereira, Dieguinho e Francisco Alex; e os atacantes Guilherme Queiroz e Willen.
Reação com duas vitórias
A Lusa iniciou a competição nacional com derrota, fora de casa, para o Londrina por 2 a 1. Na segunda rodada, no Pacaembu, empatou em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas (RS). Na sequência, no Rio de Janeiro, veio o primeiro triunfo: 2 a 1 sobre o Madureira. Na última partida antes da parada de três semanas, o próximo adversário carijó aplicou 3 a 0 sobre o Guaratinguetá, mesmo placar da vitória do Tupi sobre a Garça.
Intertemporada
Neste período de paralisação do Campeonato Brasileiro, o técnico Júnior Lopes trabalhou com o elenco, que foi totalmente reformulado após o rebaixamento no Campeonato Paulista, em três jogos-treinos. O primeiro foi contra o Barcelona da Capela, time da quarta divisão paulista, e a Lusa venceu por 1 a 0. O segundo adversário foi o RB Brasil, da elite estadual, que goleou o Rubro Verde por 4 a 0. O último confronto da intertemporada teve o São Bernardo como rival, e outro resultado negativo ocorreu.
Classificação e rodada (se preferir, clique sobre as imagens para ampliar)
Pelo Grupo B, além de Portuguesa x Tupi, outras quatro partidas ocorrem no sábado, 27, e domingo, 28. Veja classificação e confrontos da rodada pela chave carijó:
Sábado, 27:
11h – Tombense x Guarani – Antônio de Almeida – Tombos (MG)
15h – Madueira x Juventude – Aniceto Moscoso – Rio de Janeiro (RJ)
16h – Portuguesa x Tupi – Canindé – São Paulo (SP) – Siga nas redes sociais do Toque
Domingo, 28:
11h – Brasil de Pelotas x Londrina – Bento Freitas – Pelotas (RS)
11h – Guaratinguetá x Caxias – Dario Leite – Guaratinguetá (SP)
Classificação do Grupo A
Texto: Bruno Kaehler, com informações da Portuguesa por Guilherme Fernandes, estagiário – Toque de Bola
Arte: Toque de Bola