Juiz de Fora (MG), 19 de janeiro de 2011
(Nota da redação: esta matéria gerou o maior número de comentários públicos. Por isso, “promovemos” novamente como destaque a reportagem feita pelo jornalista Thiago Stephan. Agradecemos muito aos amigos e leitores o incentivo neste início de trabalho do blog “Toque de Bola”)
Do consultório médico para os lugares mais altos do pódio. Em pouco mais de quatro anos, a vida da gerente comercial Renata Gerheim Machado deu uma guinada de 180 graus. De pessoa sedentária, ela, que é mãe de duas filhas, se transformou em uma grande atleta de natação, com resultados expressivos nas principais provas em mar aberto do Brasil.
“A natação me trouxe saúde e mais disposição para o dia a dia. Minha vida mudou mesmo. Eu era uma pessoa sedentária. Quem diria… Nunca me imaginei fazendo travessias e hoje em dia não me imagino sem nadar”, comentou Renata, acrescentando que iniciou na modalidade após sua médica indicar a prática de atividade física.
O início, aos 48 anos, não foi fácil. Ela já sabia nadar, mas não dominava as técnicas da natação. O horário das aulas no Colégio dos Jesuítas, das 6h às 7h da manhã, era outro empecilho, mas a única parte do dia em que ela conseguia conciliar a prática esportiva com o trabalho em uma tradicional lanchonete da cidade – Vó Sinhá, sempre das 8h às 18h. A jornada era tripla: depois do trabalho ainda havia os afazeres de casa.
Após mais um dia de muitas braçadas, um comentário do treinador Gérson Moreira abriu a visão de Renata para novas perspectivas. “Ele me disse que eu tinha muita resistência. Como eu sempre gostei muito do mar, entrei na internet para procurar onde eram disputadas provas no mar. Fui participar do Circuito Niteroiense de Provas Aquáticas. Comecei em menores distâncias e, no ano seguinte, em 2009, participei de todas as provas e fui vice-campeã na categoria 45-49 anos. Não esperava esse resultado e pensei que se eu treinasse mais conseguiria melhorar. Mas a minha vontade de nadar cada vez mais não era só pelos resultados, mas sim pelo prazer de nadar no mar. É uma sensação muito boa”, disse.
Da piscina do Colégio dos Jesuítas para a Praia de Itaipu, em Niterói. De Itaipu, Renata nadou ainda mais longe. Naquele mesmo ano de 2009, após completar uma prova debaixo de forte chuva, em Vila Velha, no Espírito Santo, Renata chegou ao título do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas em sua categoria. Desde então, sua carreira como “nadadora amadora”, como gosta de frisar, decolou, ou melhor, mergulhou. Ela já participou por duas vezes da Travessia dos Fortes (Rio de Janeiro), do Rei e Rainha do Mar, também no Rio, e do X-Terra de Angra dos Reis.
A última competição em que Renata pulou na água foi a Travessia dos Bravos, no último dia 9 de janeiro, quando a atleta juiz-forana voltou do Rio de Janeiro com excelentes resultados: 1º lugar na Tropa de Elite feminina e segundo na categoria Nadadores
Em 2011, a nadadora já garantiu que vai participar, pelo terceiro ano consecutivo, da Travessia dos Fortes, bem como da prova Rei e Rainha do Mar e do X-Terra de Angra dos Reis.
Competir é bom. Ganhar é bom demais
Tudo bem, Renata compete não só pelos resultados. O que ela gosta mesmo é de nadar, principalmente no mar. Mas quem não gosta de ganhar medalhas? “Nado por prazer, mas tenho conseguido bons resultados. Treino na piscina e conquisto marcas competindo com quem treina no mar, o que é uma vitória. E ainda mais por fazer uma coisa que adoro”, comentou.
Com a felicidade estampada no rosto, a atleta costuma indicar a natação para todos os seus amigos. É por que ela sabe “que o esporte tem a capacidade de mudar a vida das pessoas.”
Texto: Thiago Stephan
Foto: Arquivo pessoal
Parabéns Renata!!!!
Quem te conhece, sabe que vc é muuuiiiiitttooooo esforçada, e mesmo com esta jornada diária de treinos, trabalho e casa, nunca se esquece da família e amigos, e está sempre sorrindo e ajudando as pessoas…
Qdo crescer quero ser igual à vc!!! (rs)
Bjs e SUCESSOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns Renata,mulher corajosa e determinada em todos os desafios da vida.Você é um exemplo para todos nós.Obrigada por fazer parte da família Vó Sinhá e da minha vida.Amo você!
É isso aí, Renata. Coragem é que não te falta. Desafiar nossos limites é o mais importante, ganahndo, então, nem se fala! Parabésn!
Fico emocionada e cada vez mais orgulhosa dessa GRANDE MULHER, que é meu exemplo de determinação, garra, força de vontade… MEU EXEMPLO DE VIDA!!!
Essa reportagem é uma ótima maneira de dividir com outras pessoas a maravilhosa MÃE ATLETA que eu tenho!rs…
Te amo minha campeã!
Parabéns Renata!!
De fato, para realizar estas travessias é preciso ser Forte e Bravo! Cada dia sinto mais orgulho de voce.
Grande abraço.
Parabéns!!! Muitas glorias ainda virão. A sua perseverância e a sua fibra ainda lhe trarão muitas conquistas.Beijos.
Parabéns Renatinha!!!!Que reportagem maravilhosa!!!!Voce é formidável!!!!É a prova exata de que há tempo para tudo, é só querer.Parabéns pela sua força de vontade e pela sua disciplina.Torço sempre por voce.
Parabéns Renata!!!!!
Adorei a reportagem, mostra toda a coragem e determinação que vemos sempre em vc!!
Torço mto para que vá cada vez mais longe na sua carreira de atleta!
Parabéns para essa atleta tão disciplinada e corajosa,que nos orgulha e incentiva a cada dia.Além de tudo,é uma mãe maravilhosa!Ótima reportagem!
Parabéns por mais esta vitória Renata!!!
Vc é um exemplo de disciplina e força de vontade!!!
Uma linda e exemplar historia de vida!!!! Nunca é tarde para se descobrir, se renovar … Esta é, sem duvida, uma mulher admiravel!!!!! Parabens Renata, e parabens aos profissionais que tornaram publico essa atitude corajosa e transformadora!!!!!
Parabéns ao site , por esta justa homenagem a esta atleta que nos dá o exemplo de disciplina e o orgulho de representar todas as mulheres ,mostrando que ,quando se faz com amor , tudo se consegue!