Reviravolta: o JF Vôlei anunciou na tarde desta terça-feira, 16, que vai jogar as três partidas das quartas de final contra o Niterói Vôlei Clube (NVC) fora de casa.
Apesar de ter conquistado a melhor campanha da primeira fase e ter a vantagem de decidir em casa, o time teve que mudar os planos por causa da Onda Roxa em Minas Gerais.
O governo estadual decretou início da fase de medidas mais restritivas no enfrentamento à covid-19 a partir desta quarta-feira, 17.
Em reunião com a Federação Mineira de Vôlei, a administração estadual liberou que todas as partidas das Superligas A e B fossem realizadas se as equipes envolvidas já estivessem em municípios mineiros.
O JF Vôlei não pode ser incluído nesta medida porque acordou com o NVC que o primeiro jogo dos playoffs será nesta quarta, 17, no ginásio do Colégio Plínio Salgado, em Niterói. Por isso, a segunda partida e a terceira, se necessária, serão no mesmo local. O jogo de quarta não terá transmissão pela internet e está em avaliação se haverá transmissão para os outros confrontos. O Toque de Bola irá informar pelas redes sociais o andamento dos sets e o resultado de todas as partidas.
Comunicado divulgado pelo JF Vôlei
“Em reunião virtual na tarde de hoje (16) com representantes da Federação Mineira de Vôlei, na qual o JF Vôlei foi representado pelo diretor Maurício Bara, o Governo de Minas decidiu suspender jogos da Superliga no estado a partir da próxima segunda-feira (22), em função da onda roxa de combate à Covid.
Além disso, todas as partidas agendadas até o dia 21 só poderão ocorrer caso as equipes de outros estados já estejam hospedadas em Minas.
Dessa forma, como o adversário do JF Vôlei nas quartas de final da Superliga B, o Niterói Vôlei Clube, só chegaria no estado às vésperas da partida de sábado, este segundo jogo da melhor de três também será jogado em Niterói (RJ), com agendamento para a próxima sexta-feira, às 19h.
Caso seja necessário um terceiro confronto, também será realizado na cidade fluminense, no sábado, em horário ainda a ser definido. A primeira partida entre os dois times está confirmada para amanhã (quarta), às 18h, no ginásio do Colégio Plínio Leite, em Niterói”.
Partiu Contagem, Niterói!
Não é a primeira vez que a pandemia afeta onde o JF Vôlei joga na Superliga B 2021. Com as medidas restritivas em Juiz de Fora, a equipe não pôde estrear em casa como previsto. A solução foi inverter o mando de quadra e jogar em Goiânia contra o Vila Nova.
Depois, a direção do clube fez um acordo com o Sada Cruzeiro e conseguiu o empréstimo do ginásio do Riacho, em Contagem, para a disputa dos jogos da primeira fase.
Com o fim da fase classificatória, os clubes e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) fecharam a tabela das quartas de final em reunião no dia 12 de março. A disputa da fase será entre os dias 16 e 22 de março (confira as datas abaixo).
E se o JF Vôlei não vai poder jogar na “segunda casa”, outras duas equipes da Superliga B vão decidir o futuro no ginásio do Riacho. Também por causa de medidas mais rigorosas para combater o coronavírus nas respectivas cidades e estados, os confrontos entre Vôlei Futuro e Brasília Vôlei/Upis serão em Contagem.
As informações de bastidores da reunião de sexta-feira passada apontam que houve dificuldade de agenda no Ginásio do Riacho. Além dos visitantes da Superliga B, o dono da casa, Sada Cruzeiro, também está envolvido nos playoffs da Superliga Masculina de Vôlei, onde enfrenta o paulista Itapecerica.
Vai ter bolha na Superliga B?
A reunião de sexta, 12, que definiu as disputas das quartas de final, foi menos tensa do que os dirigentes do JF Vôlei previam. As equipes concordaram com a vontade da CBV em finalizar a etapa no formato inicialmente proposto.
Após a realização das quartas de final, haverá uma nova reunião para a definição da disputa das semifinais.
Conforme o regulamento oficial, as semifinais seriam disputadas em um mata-mata em melhor de três partidas. Primeiro colocado da fase de classificação, o JF Vôlei terá sempre a vantagem de jogar as duas partidas decisivas em seus domínios.
Além disso, para a etapa que define o acesso da Superliga B não está descartada a criação de uma bolha, com todos os confrontos ocorrendo em Saquarema, no centro de treinamentos da CBV.
Tabela das Quartas de Final da Superliga B
Primeira rodada
Terça-feira, 16 de março
17h: Unimed/Aero (RN) x SMEL Araucária/ASPMA/Berneck (PR), no ginásio Aero/Sesi, em Natal (RN)
18h: Vila Nova FC (GO) x Anápolis Vôlei (GO), no ginásio do Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia (GO)
Quarta-feira, 17 de março
18h: Niterói Vôlei Universo (RJ) x JF Vôlei (MG), no ginásio do Colégio Plínio Salgado, em Niterói (RJ)
Sexta-feira, 19 de março
14h30: Vôlei Futuro Assaí (SP) x Brasília Vôlei/Upis (DF), no ginásio do Riacho, em Contagem (MG)
Segunda rodada
Sexta-feira, 19 de março
19h: Anápolis Vôlei (GO) x Vila Nova FC (GO), no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia (GO)
19h: JF Vôlei (MG) x Niterói Vôlei Universo (RJ), no ginásio do Colégio Plínio Salgado, em Niterói (RJ)
Sábado, 20 de março
16h30: Brasília Vôlei/Upis (DF) x Vôlei Futuro Assaí (SP), no ginásio do Riacho, em Contagem (MG)
17h: SMEL Araucária/ASPMA/Berneck (PR) x Unimed/Aero (RN), às 17h, no ginásio Rodrigo Pereira Gomes, em Araucária (PR)
Terceira rodada (se necessário)
Sábado, 20 de março
HORÁRIO A CONFIRMAR: JF Vôlei (MG) x Niterói Vôlei Universo (RJ), no ginásio do Riacho, em Contagem (MG)
Domingo, 21 de março
17h: SMEL Araucária/ASPMA/Berneck (PR) x Unimed/Aero (RN), no ginásio Rodrigo Pereira Gomes, em Araucária (PR)
18h: Anápolis Vôlei (GO) x Vila Nova FC (GO), no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia (GO)
Segunda-feira, 22 de março
14h30: Brasília Vôlei/Upis (DF) x Vôlei Futuro Assaí (SP), no ginásio do Riacho, em Contagem (MG)
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira e Wallace Mattos
Fotos: JF Vôlei/Divulgação; Brasília Vôlei UPIS/Instagram