Em reunião remota na tarde desta segunda, dia 17, a Federação Mineira de Futebol (FMF), em conjunto com a maioria dos clubes, decidiu pela volta do Módulo 2 do Estadual no dia 10 de outubro. Guarani, Nacional, CAP Uberlândia, Ipatinga, Atlhetic, Betim e Pouso Alegre foram favoráveis a decisão. Já o Tupi preferia o retorno mais adiante, até mesmo em novembro.
Ao Toque, instantes antes da reunião, o presidente do Carijó, José Luiz Mauler Júnior, o Juninho, falou sobre as intenções do alvinegro. “Gostaríamos que o campeonato iniciasse no fim de outubro. Porque não queremos que aconteça a mesma coisa conosco que aconteceu com o Tupynambás. A Prefeitura não libera os treinamentos e jogos em Juiz de Fora, então caso o retorno seja mais tardio, a pandemia pode já estar mais controlada, o que pode permitir que joguemos em casa. Isso é essencial para a economia de nossos custos.”
As novas datas
O Módulo 2 do Campeonato Mineiro foi paralisado após a realização da sexta rodada, no dia 16 de março. Com isso, ainda faltam cinco partidas para o fim da primeira fase. Essas serão disputadas aos finais de semana, com apenas uma data de meio de semana (dia 21 de outubro). Assim, os jogos serão realizados também nos dias 10, 17, 21, 24 e 31 de outubro.
Os dois piores colocados serão rebaixados à Segunda Divisão, enquanto os quatro melhores avançam para a próxima fase, que teve seu formato mantido: quadrangular decisivo, com turno e returno. O líder após as seis rodadas será o campeão e sobe para o a elite do Estadual em 2021 junto com o segundo colocado. A segunda fase terá os jogos nos dias 7, 11, 14, 18, 21 e 28 de novembro.
Novas inscrições e protocolos
Durante a reunião, ficou decidido que 30 novas inscrições serão permitidas aos clubes. A medida não teve unanimidade de votos, mas o nome dos clubes contrários não foi revelado. A FMF não cobrará taxas de inscrição.
Com relação a protocolos para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, tudo será custeado pelos clubes. As medidas serão idênticas às que foram aplicadas no retorno do Módulo 1 do Mineiro, em julho.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento
Foto: divulgação FMF
Certamente daremos sequência às reportagens sobre essa questão, Odilon. Obrigado pela mensagem! Equipe Toque de Bola
Alguma notícia sobre o elenco e comissão técnica do TUPI?