Foram definidos na tarde desta quarta, dia 23, os primeiros detalhes do Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2022.
A competição começa no dia 27 de abril. Assim, caso a Federação Mineira de Futebol (FMF) atenda o pedido dos clubes juiz-foranos, o clássico entre Tupynambás e Tupi deve ser marcado para a segunda rodada, no dia 30 de abril ou 1º de maio.
O Carijó aproveitou a reunião para confirma que disputará o torneio. Outras confirmações como nome do treinador, integrantes da comissão técnica e demais detalhes serão comunicados em coletiva a ser marcada pela assessoria do clube.
Agora é hexagonal
Os 12 clubes participantes do Módulo 2 2022 – além de Carijó e Baeta estão na disputa Boa Esporte, Coimbra, Uberaba, Varginha, Betim, Democrata de Sete Lagoas, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Aymorés e União Luziense – se enfrentam em turno único. A primeira fase vai até o dia 11 de junho.
A principal mudança no regulamento da competição para este ano foi no número de equipes que avançam para a segunda fase da competição. No último ano, avançaram os quatro melhores colocados da primeira fase.
Em 2022, seguem na disputa as seis melhores equipes da fase inicial. O primeiro e o segundo colocados desta etapa serão coroados campeão e vice do Módulo 2 e sobem para a elite do Estadual em 2023. O hexagonal decisivo será jogado entre o dia 18 de junho e o dia 30 de julho. Nele, todos os times se enfrentam dentro e fora de casa.
Sem limite
No rebaixamento, nada muda. Os dois piores colocados da fase inicial do Módulo 2 2022 caem para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, a popular Terceirinha, na temporada seguinte.
Como já era consenso entre os clubes participantes da competição, o limite de idade de 23 ou 24 anos, imposto nas últimas edições do campeonato foi abolido. Cada equipe poderá inscrever até 35 jogadores para a disputa, e não mais 30 como em 2021. Também não poderá haver substituições ou inscrições de novos atletas entre a primeira e a segunda fases.
Conflito de agenda
A tabela básica da competição será divulgada nos próximos dias. O desmembramento, especificando dias, horários e locais dos confrontos, pode ser feito a qualquer momento pela FMF, mas as equipes de Juiz de Fora já têm no horizonte um conflito de agendas para resolver.
Tanto Tupynambás como Tupi indicaram os dias de quarta e sábado para mandarem seus jogos no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. No meio de semana, o Baeta quer atuar às 15h, e o Carijó às 19h30. Os jogos dos times locais podem ocorrer em Juiz de Fora sem problemas nestes horário às quartas , até mesmo porque o Leão do Poço planeja não receber público nas partidas, exceto no Tu-Tu.
Mas, no fim de semana, o horário apontado foi o mesmo: 16h. O que significa que a Federação terá que programar jogos alternados em Juiz de Fora para os dois times ou alguém terá que ceder entre Tupi e Baeta.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação/FMF