Módulo 2: Tupi confirmado, chaves regionalizadas e novo formato

O Módulo 2 do Campeonato Mineiro terá nova fórmula de disputa. A decisão foi tomada no Conselho Arbitral promovido no início da tarde desta quarta-feira, dia 13, na sede da Federação Mineira de Futebol, em Belo Horizonte.

O Tupi confirmou presença na competição, que tem início previsto para 4 de maio, e será o único representante juiz-forano na divisão de acesso na próxima temporada, uma vez que o Tupynambás foi rebaixado este ano.

O Alvinegro de Juiz de Fora marcou presença no encontro com o presidente do clube, Eloisio Siqueira Tiquinho, o vice-presidente de futebol Bruno Teutschbein, o diretor de futebol Bejani Júnior, e o supervisor Piti.

Além do Tupi, Varginha, Boa Esporte, Caldense, North, URT, Mamoré, Betim, Democrata (SL), Aymorés, Nacional de Muriaé e Valério também estiveram na reunião e confirmaram presença na competição.

Registro da reunião que aprovou mudanças na fórmula de disputa do Módulo 2 de 2024 e teve a participação do Tupi confirmada

   Como ficou

O arbitral definiu mudanças no formato do Campeonato para a próxima temporada. Diferente deste ano, o Campeonato Mineiro Módulo II 2024 será disputado em duas chaves regionalizadas, com 6 clubes em cada uma delas.

O Tupi estará na Chave A, ao lado de Aymorés, Nacional, Democrata, Betim e Valério.

A Chave B contará com Caldense, Boa Esporte, Varginha, URT, Mamoré e North.

A primeira fase será disputada em turno e returno dentro das chaves, totalizando 10 partidas.

Para a segunda fase, as três melhores equipes de cada uma das chaves formam dois grupos com três equipes cada (Grupo A com primeiro, quarto e sexto colocados da classificação geral e Grupo B com segundo, terceiro e quinto colocados).

Os confrontos da segunda fase também serão em turno e returno dentro de seus Grupos.

Ao término do Triangular, o vencedor de cada Grupo garantirá vaga na primeira divisão de 2025. As duas equipes classificadas com o acesso também fazem a grande final, em jogos de ida e volta.

Para efeito de rebaixamento, estarão na Segunda Divisão (terceiro e último nível do Futebol Profissional de Minas) em 2025 as piores equipes colocadas dentro de cada Chave da primeira fase.

  Repercussão positiva

O presidente do Tupi, Eloisio Siqueira, afirmou sair “satisfeito com as mudanças promovidas pela Federação Mineira de Futebol na fórmula do Campeonato Mineiro Módulo II, que trarão mais tempo para organização dos clubes e objetividade na competição.”

Conforme o diretor de futebol do Tupi, Bejani Júnior, “o regulamento e o calendário aprovados vão permitir um período maior e mais opções para a montagem e preparação do elenco de jogadores, além de facilitar a logística com a regionalização da primeira fase, trazendo confrontos contra adversários de cidades mais próximas a Juiz de Fora”.

   Datas

O arbitral definiu a abertura do Campeonato Mineiro Módulo II para o dia 4 de maio de 2024. A primeira fase dura até o dia 22 de Junho. Do dia 29 de Junho ao dia 24 de Julho, serão disputados os jogos da segunda fase. As partidas das finais estão previstas para os dias 27 e 31  de Julho.

    Inscrição de atletas

Nesta edição do Campeonato Mineiro Módulo II, não haverá limite de idade para os atletas. Serão 35 jogadores inscritos durante todo o campeonato (se jogou em um clube, não poderá jogar para outro dentro da competição).

O regulamento aprovado permite a inscrição de até 5 atletas amadores, dentro do número máximo de inscritos citado.

   VAR

Ao término da primeira fase, se os seis clubes classificados concordarem e houver a homologação dos estádios, poderá ter o VAR sendo custeado pelos próprios clubes. Conforme decisão, se uma das seis equipes classificadas não concordar, não haverá a utilização do dispositivo em nenhuma outra partida.

 

Texto com informações da assessoria do Tupi

Foto: assessoria do Tupi

Edição: Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário