Ficou para a sexta e última rodada do quadrangular final do Módulo 2 do Campeonato Mineiro a definição do título e da segunda vaga da competição na elite do futebol de Minas Gerais.
Isso porque, no último sábado, dia 21, o Pouso Alegre conquistou o acesso sem nem precisar entrar em campo. Por conta da virada do Betim sobre o Nacional de Muriaé, fora de casa, o time do Sul de Minas já se garantiu na Primeira Divisão do Estadual em 2021.
Com o Pouso Alegre garantido, Betim e Athletic, em confronto direto, disputam a segunda vaga na rodada final do quadrangular decisivo, que está marcada para sábado, dia 28, às 15h. A série de jogos, que ainda tem o Dragão contra o Nacional de Muriaé, também vale o título.
O que precisa?
Para ser campeão, o Pouso Alegre, jogando em casa, precisa vencer o Nacional. Se empatar, torce por um empate entre Betim e Athletic ou para que os betinenses vençam sem descontar o saldo de gols.
Quem vencer entre Betim e Athletic fica com a vaga na elite do Estadual na próxima temporada. O time de São João Del Rei ainda joga pelo empate para subir. Mas, para terem chance de terminar o Módulo 2 levantando a taça, ambos os times precisam da vitória e de secar o Pouso Alegre.
Secador ligado
Se Betim x Athletic terminar empatado, o título fica com o Pouso Alegre. Para o time de São João Del Rei ser campeão, precisa vencer os betinenses e torcer para que o Dragão não passe de um empate com o Nacional.
Já os betinenses conquistam o título com uma vitória sobre o Athletic combinada com derrota do Pouso Alegre. Caso o Dragão empate, o Betim tem que descontar uma diferença de saldo de seis gols para ficar com a taça.
O Nacional de Muriaé é o único time do quadrangular final que entra em campo na última rodada sem chance de acesso ou, consequentemente, título.
A penúltima rodada
No sábado pela manhã, o Nacional recebeu o Betim e saiu na frente com o atacante Ian Barreto, logo aos dois minutos de jogo. Mas o time da região metropolitana de Belo Horizonte reagiu rápido, e o centroavante Paulo Henrique empatou aos cinco.
No segundo tempo, aos 29, o artilheiro betinense virou a partida e garantiu a vitória por 2 a 1, para festa do Pouso Alegre.
Com o acesso já garantido, o Pouso Alegre entrou em campo para enfrentar o Athletic e ia reduzindo as chances de acesso do time de São João Del Rei. Mas, aos 50 minutos do segundo tempo o zagueiro Danilo Cardoso fez o gol da vitória dos visitantes e manteve viva a esperança de acesso e título da equipe da Zona da Mata.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola com informações da FMF