Com o Tupi já eliminado na primeira fase, o Módulo 2 do Campeonato Mineiro, que deu início ao quadrangular final neste sábado, dia 7, já aponta um líder isolado.
No jogo que abriu a primeira rodada da fase final, Athletic e Betim empataram em 2 a 2 no Estádio Joaquim Portugal, em São João Del Rei, enquanto o Pouso Alegre foi a Muriaé derrotar o Nacional por 2 a 0.
Athletic x Betim
No duelo das 10h30, Athletic e Betim protagonizaram um grande jogo, com muito equilíbrio, dando um aperitivo ao torcedor do que está por vir na fase final da competição.
Por jogar em casa, o Athletic tomou iniciativa e teve mais volume de jogo, mas não conseguia finalizar em gol. O Betim, mesmo fechado, tentava ter a posse no campo ofensivo, mas era igualmente ineficiente. Até os 30 minutos do primeiro tempo, quando brilhou a estrela do vice-artilheiro do campeonato: Paulo Henrique. Ele aproveitou rebote do goleiro Jefferson e abriu o placar.
Ainda na etapa inicial, os visitantes tiveram a oportunidade de ampliar. Dentro da área, a bola tocou na mão de Kauê e a arbitragem marcou pênalti. Hiwri bateu e Jefferson defendeu.
Na segundo etapa, Cícero Júnior mandou Arilson a campo na vaga de Ágabo. E o Athletic chegou ao empate. Ingro fez boa jogada dentro da área e achou Michael Paulista. O principal goleador do Módulo 2 deixou tudo igual, marcando o oitavo gol dele no torneio.
Aos 25 minutos, Willian Mococa deu um toque por cobertura por cima de Lucão e virou a partida. Com a derrota parcial, Emerson Ávila colocou seus comandados dentro do campo de defesa do Athletic. Aos 40 minutos, Laércio recebeu na área, bateu sem chances para Jefferson e fechou o placar.
Nacional x Pouso Alegre
Com início às 15h, em Muriaé, o Pouso Alegre vez valer o favoritismo e se apresentou como um indigesto visitante no Estádio Soares Azevedo.
Aos 19 minutos do primeiro tempo, após um início forte do Nacional, o Pousão abriu o placar com Alvinho. Com a vitória parcial no placar, o rubro-negro do Sul de Minas soube administrar as ações da partida e anulou os pontos positivos do ataque dos muriaenses.
Na etapa final, um espelho do que foram os primeiros 45 minutos. Quando o Nacional era melhor e estava próximo do empate, Matheus Roldan, aos 23 do segundo, deu um “banho de água fria” na empolgação dos donos da casa. No final do jogo, já nos acréscimos, o goleiro Leandrão, do Nacional, foi expulso por tocar com a mão na bola fora da área. Com as cinco substituições já efetuadas, o volante Rodrigo Paulista foi para o gol, mas não teve trabalho embaixo das traves.
A tabela
Com a vitória sobre o Nacional, o Pouso Alegre lidera o Quadrangular Final com três pontos. Betim e Athletic Club, que empataram, têm um ponto cada. Já o Nacional está na lanterna com nenhum ponto. Na próxima quarta, dia 11, o Nacional enfrenta o Betim, fora de casa, às 15h. No outro duelo da rodada, o Pouso Alegre recebe o Athletic às 15h30, no Estádio Manduzão.
Confira nas artes do Toque de Bola a classificação e os jogos da segunda rodada, programados já para esta quarta-feira, dia 11.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, supervisão Ivan Elias – Toque de Bola
Artes: Toque de Bola