
Saiu oficialmente o calendário 2022 da Federação Mineira de Futebol (FMF).
A entidade divulgou o documento na tarde desta segunda, dia 20, e ele conta com novidades. A primeira competição a se iniciar será o Campeonato Mineiro, que começa dia 26 de janeiro. Como já vinha sendo trabalhado nos bastidores, o Módulo 2 do Estadual retorna para seu mês tradicional.
A bola rola no dia 19 março para quem buscará uma vaga na elite em 2023. Em 2021, o torneio teve início em julho.
CALENDÁRIO DA FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL 2022
Os juiz-foranos
Assim, Tupi e Tupynambás têm, a partir de agora, pouco mais de dois meses para montar e preparar elencos para sua única competição da temporada. Ainda terão, no mercado e no início da disputa, a concorrência com os times da elite mineira, já que a Primeira Divisão tem final previsto para 9 de abril. O Módulo 2 termina no dia 9 de julho.
A Segunda Divisão do Estadual terá início no dia 13 de agosto, ao invés de se iniciar em setembro como em 2021. Volta, portanto, à seu calendário habitual, com fim no dia 26 de novembro. Nela devem estar, além do Manchester, que disputou o acesso no torneio em 2021; o Villa Real, que se prepara desde o segundo semestre desta temporada para entrar no cenário estadual profissional; e o Uberabinha, que tem projeto de se profissionalizar em andamento desde fevereiro de 2021.
Base de volta
Na última temporada, apenas os Campeonatos Mineiros sub-20 e sub-17 foram disputados. Mas em 2022, o restante das categorias que têm Estadual, retornará.
Juiz de Fora sempre tem representantes na maioria das categorias, e em 2022 não deve ser diferente. O Tupi tem vaga no Mineiro sub-20 garantida, já que em 2021 não houve rebaixamento no torneio. Quem deve pleitear uma vaga na Segundona da categoria é o Manchester, que tem planos em andamento de formar categorias de base em 2022.
No sub-17, o Uberabinha disputa a Segunda Divisão. A equipe auri-negra do Cerâmica pode também entrar, como tradicionalmente ocorre, no sub-15, já que ambas as competições são agrupadas pela FMF. E deve ter a companhia do projeto de futebol da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel), que disputou as temporadas 2019 e 2020 em parceria com o Baeta.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Imagem: divulgação/FMF