Após a eliminação do Tupi em sua primeira fase, o Campeonato Mineiro do Módulo II continua no próximo sábado, dia 7.
Com partidas também previstas para os dias 11, 14, 18, 21 e 28 de novembro, a segunda prateleira do futebol estadual vai conhecer os dois clubes que disputarão o Módulo I em 2021.
No páreo estão Pouso Alegre, Athletic, Betim e Nacional de Muriaé. O formato será quadrangular, com turno e returno. O líder após as seis rodadas será o campeão e sobe para a elite do Estadual em 2021 junto com o segundo colocado.
O Estadual até aqui
O Módulo II do Campeonato Mineiro foi paralisado após a realização da sexta rodada, no dia 16 de março, por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, faltavam cinco partidas para o fim da primeira fase, disputadas em setembro.
Com a manutenção de grande parte de seus elencos, os quatro classificados mantiveram o desempenho positivo do período pré-paralisação. Por outro lado, Mamoré e CAP Uberlândia foram os donos das duas piores campanhas e terminaram rebaixados para a Segunda Divisão.
Com derrotas para o Democrata-GV e Betim e vitórias diante de Ipatinga, CAP Uberlândia e Mamoré, o Tupi acabou desclassificado na última rodada e disputará o Módulo II em 2021. Ao seu lado, o Galo Carijó terá o rival Tupynambás, rebaixado no Módulo I nesta temporada.
O que esperar do Quadrangular?
Com a equipe mais forte e melhor classificada no Módulo II, o Pouso Alegre se credencia como o principal favorito ao título da competição. Além do material humano que o técnico Ito Roque possui, a estrutura do Pousão permite que a equipe esteja em alto nível para encarar a próxima etapa do Estadual. A preocupação é queda de rendimento após a parada.
Logo atrás, Betim e Athletic são os dois clubes que representam maior ameaça ao Pouso Alegre. Com estruturas de equipe parecidas e reforços que chegaram durante a preparação para a retomada do Estadual, ambos podem fazer frente ao rubro-negro do Sul de Minas. No Betim, Andrey, ex-Tupi, é o destaque. No Athletic, o meia Arilson atuou em todas as partidas desde o retorno.
Por fim, o Nacional de Muriaé, que bateu os reservas do próprio Athletic no último compromisso da primeira fase. Mesmo com muitas dificuldades, os comandados de Gian Rodrigues garantiram a vaga com grande mérito coletivo e chegam fortes como grupo na próxima fase.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, com informações complementares da Federação Mineira de Futebol e supervisão Ivan Elias – Toque de Bola
Artes: Toque de Bola