Mineiro nem começou e já tem trava-língua (três trocas de treinadores) e time campeão. Confira!

Janeiro é a época de pré-temporada dos clubes brasileiros, mas também o mês que marca o início das partidas oficiais da maioria das equipes nos campeonatos estaduais. Em Minas, por exemplo, a bola rola no domingo, 31. No entanto, o Atlético já levantou troféu e três times do interior já mudaram de técnico. O Toque de Bola preparou uma matéria especial contando os trabalhos de todos os elencos mineiros antes do Estadual começar e explicando o que é difícil de entender e repetir: as três trocas de treinadores.

Atlético-MG

Com praticamente o mesmo time que terminou o Brasileirão em segundo lugar, a maior novidade do Atlético é o técnico argentino Diego Aguirre. O Galo conquistou a Flórida Cup 2016, torneio realizado nos Estados Unidos, que contou com a participação de Corinthians, Fluminense, Inter, Schalke 04, Bayer Leverkusen, Shakhtar Donetsk, Santa Fé-COL e Fort Lauderdale Strikers. A equipe alvinegra iniciou o ano com a seguinte base: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva (Erazo), Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Lucas Cândido), Rafael Carioca (Eduardo) e Dátolo (Cazares) e Luan (Carlos); Lucas Pratto (Patric) e Thiago Ribeiro (Hyuri).

Atlético-MG sagrou-se campeão da Flórida Cup (Foto: Divulgação)
Atlético-MG sagrou-se campeão da Flórida Cup 2016 (Foto: Divulgação)

 

Cruzeiro

Enquanto os garotos da base chegam nas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time profissional celeste vai se estruturando com o treinador iniciante na função e ex-atacante, Deivid. No primeiro jogo-treino do ano, na Toca da Raposa I, o Cruzeiro perdeu por 2 a 1 para o Villa Nova, um dos adversários no Campeonato Mineiro. Porém, no amistoso realizado em Cariacica (ES), contra o Rio Branco, veio a vitória por 2 a 0, gols de Marcos Vinicius e Rafael Silva, animando o técnico que vem escalando a equipe com Fábio (Rafael); Mayke (Fabiano), Manoel (Dedé), Bruno Rodrigo (Bruno Viana), Allano (Rafael Silva); Henrique (Uillian Correia), Ariel Cabral (Bruno Ramires); De Arrascaeta (Gabriel Xavier), Marcos Vinícius (Sánchez Miño), Alisson (Pisano); Willian (Douglas Coutinho).

América-MG

Neste mês, quem tem chamado a atenção no Coelho são os garotos da base, semifinalistas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time profissional, recém-promovido à Série A do Campeonato Brasileiro, realizou dois jogos-treinos no Centro de Treinamento Lanna Drummond. O primeiro, contra o Minas Futebol, de Sete Lagoas, terminou 1 a 0 para os americanos, gol marcado por Bruno Sávio. O segundo, diante do Formiga, teve o mesmo placar, mas Adalberto foi quem balançou as redes para o time de BH. O técnico Givanildo Oliveira tem à disposição um elenco diferente do que conquistou o acesso na temporada passada: João Ricardo; Danylo, Alison, Adalberto, Danilo; Leandro Guerreiro, Pablo, Tony, Osman; Rafael Bastos, Bruno Sávio; Fernando Leal; Sueliton, Messias, Roger; Douglas Dopô, Claudinei, Ernandes, Xavier, Bryan; Rafael Bastos e Maranhão.

O América recebe o Tupi na primeira rodada do Estadual. A partida será dia 31, às 19h30, na Arena Independência.

Boa Esporte

Recém-rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro, o Boa Esporte aposta em uma base jovem para o ano de 2016. O elenco comandado por Nedo Xavier é formado por 32 jogadores e tem média de idade de apenas 22 anos, diferente do ano passado, que contava com atletas mais experientes.

No primeiro jogo-treino, realizado no Estádio do Melão, em Varginha, os bovetas derrotaram a seleção amadora de Nepomuceno por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Patrick Alan, atacante emprestado pelo América-MG, Rafael Vitor, zagueiro com passagem pelo Tupi e que pertence ao Atlético, e pelo atacante Juninho, ex-Ypiranga (RS).

Está programado para este domingo, 24, no Melão, um amistoso contra o Formiga. A estreia no Campeonato Mineiro será contra a Caldense no dia 31, às 17h, no Ronaldão.

Caldense

A atual vice-campeã mineira espera repetir o bom desempenho do ano passado. A Veterana manteve a base que quase conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2015 e trouxe de volta velhos conhecidos do torcedor. O técnico Gian Rodrigues tem à disposição um elenco com o goleiro Willian Neguet, o volante Tharssus, os meias Ewerton Maradonna, Michel Elói e Cleiton, os laterais-direito Jefferson Feijão e Andrezinho, o zagueiro Paulão e os atacantes Carlinhos e Rafamar, que permaneceram na equipe. O lateral-esquerdo Rafael Estevam (ex-América-RN), o zagueiro Marcelinho (ex-Sampaio Corrêa-MA) e o meia atacante Tiago Azulão (ex-Fortaleza-CE), estiveram na temporada passada no time finalista do Estadual. Os volantes Michel Benhami (ex-ABC-RN) e Marcel Costa (ex-Botafogo-BA) vestiram a camisa alviverde em 2014, e o goleiro Gilson (ex-Bragantino-SP) em 2006.

O primeiro amistoso de 2016 da Veterana foi contra o Itapiraense (SP), no Ronaldão, em Poços de Caldas. Os donos da casa venceram por 1 a 0, gol de Thiago Azulão. O segundo teste da equipe foi diante do Santo André (SP) e os paulistas saíram na frente do marcador com Branquinho, mas Ewerton Maradona (ex-Tupi) empatou, de pênalti, e Marcelo Régis, de cabeça, fechou o placar em 2 a 1. O próximo desafio é contra o XV de Piracicaba, neste sábado, 23, em Piracicaba (SP) . A estreia no Campeonato Mineiro está marcada para o dia 31, às 17h, no Ronaldão, contra o Boa Esporte.

Atual vice-campeã estadual, a Caldense busca repetir o bom desempenho do ano passado (Foto: Divulgação)
Atual vice-campeã estadual, a Caldense busca repetir o bom desempenho do ano passado (Foto: Divulgação)

Guarani

Comandado pelo ex-auxiliar técnico do Tupi, Ricardo Leão, o Guarani quer espantar de vez o fantasma do rebaixamento para o Módulo II, que acompanha a equipe há duas edições do torneio. Para isso, faz sua pré-temporada no estado de São Paulo, jogando contra os times do interior. O primeiro adversário foi o Ituano e a partida terminou com o placar de 4 a 1 para os donos da casa. Leão usou os seguintes atletas na atividade: Leandro, Cordeiro, Lula (ex-Tupi), Murilo, Renan, Iago, Caldeira, Genalvo (ex-Tupi), Marcus Vinicius, Jonathan e Carlos Renato; Michael, Gil, Anderson Santos, Jean, Canhoto, Luis Gustavo, Luis Henrique, Romário, Brunwell, Marcel, Junior Barros, Anderson Jesus e Léo Mota.

No segundo teste, o Bugre foi até Sorocaba encarar o Atlético Sorocaba e a partida terminou sem gols. Na sequência, enfrentou o São Bento, clube do goleiro Rodrigo Viana, campeão brasileiro da Série D com o Tupi, e acabou derrotado por 2 a 0. No sábado, 23, eles voltam a se enfrentar.

A estreia no Mineiro será no dia 31 de janeiro, às 17h, contra o Tricordiano, no Estádio Elias Arbex, em Três Corações.

Tombense

O time de Tombos está reformulado para a temporada 2016. O novo técnico, Pingo, já teve uma prova do que sua equipe poderá render durante o ano na Copa Eureka, um quadrangular realizado em Muriaé que contou também com Macaé, Volta Redonda (RJ) e o Nacional de Muriaé. O Gavião Carcará perdeu para o Voltaço por 3 a 1 e na decisão do terceiro lugar empatou em 2 a 2 com o NAC, sendo derrotado na disputa de pênaltis.

Após esse torneio, viajou até Governador Valadares para encarar o Democrata, no Mamudão, e foi derrotado por 2 a 1.

A estreia no Mineiro será no dia 31, às 17h, contra o Villa Nova, no Castor Fuentes.

Tricordiano

A pré-temporada da equipe recém-promovida ao Módulo I do Campeonato Mineiro está agitada. Ney da Matta deixou o comando do time na terça, 19, e Josué Teixeira (ex-Macaé) foi anunciado como novo treinador no dia seguinte. Após 22 anos fora da elite estadual, o time de Três Corações ainda não realizou nenhum amistoso preparatório em 2016. Estava marcado para domingo, 17, um confronto com a equipe amadora Nova Lavras, mas por conta das fortes chuvas teve que ser adiado.

A estreia da equipe na elite mineira será no dia 31 de janeiro, contra o Guarani, às 17h, no Elias Arbex, em Três Corações (MG).

URT

A URT é outro time que já trocou de técnico antes mesmo do campeonato começar: Edson Passos deu lugar a Ademir Fonseca no comando da equipe. Em 2016, a URT encarou o CRAC (GO), em Catalão, ainda sob a supervisão de Edson Passos, e perdeu por 2 a 1. Liderado por Ademir Fonseca, o Trovão Azul enfrentou o Uberaba, no Zama Maciel, em Patos de Minas, e venceu por 1 a 0, gol de Luis Ricardo.

Foram a campo pelo time patense: Folmann, Alex Murici (Kelvin), Daniel Marques (Mauro Viana), Thuran (Luís Ricardo) e Rodrigo Crasso (Fabinho); Magal (Pierre), Possebon (Ramos), o ex-Tupi, Gabriel Davis (Leomir) e Tuco (Jackson); João Pedro (Yan Augusto) e Pedrinho (Baloteli).

A próxima apresentação da URT será neste sábado, 23, no Bernardo Rubinger, contra o Mamoré, clássico local. Será o último preparativo para a estreia no Módulo I diante do Cruzeiro, dia 31, no Mineirão.

Uberlândia

Outra equipe recém-promovida à elite do estado, o Uberlândia realizou três amistosos e todos terminaram com o Verdão derrotado. O primeiro adversário foi o Comercial, de Ribeirão Preto (SP). A partida ocorreu no Parque do Sabiá, casa da equipe do Triângulo Mineiro, e terminou 2 a 1 para os visitantes. Na sequência, o time foi até Goiás enfrentar o Itumbiara, e sofreu outro revés, desta vez por 1 a 0. No jogo de volta contra os goianos, o placar se repetiu, e a torcida cobrou novos jogadores e a troca de técnico. Alexandre Barroso, mesmo pressionado, segue no comando do atual campeão do Módulo II, e tem um elenco formado pelos seguintes atletas: Thiago Braga, Lúcio; Rodrigo Dias, Rodolfo Mol, Luan Menegaz, Marco Tiago, Wellinton Reis, Rayro, Rafael Serrano; Jardel, Max Carrasco (ex-ASA-AL), Wendel, Coutinho(ex-Vasco e Tombense), Wellington Melo, Alê, Lenilson; Val Barreto, Malaquias (ex-Guarani) e Mikael.

A primeira partida da equipe no Estadual será contra o Atlético, dia 31, às 19h30, no Parque do Sabiá.

Villa Nova

O primeiro teste do Leão em 2016 foi logo contra um dos favoritos ao título do Estadual. Na Toca da Raposa II, o Villa Nova derrotou o Cruzeiro por 2 a 1, com dois gols de Soares.  O técnico Wilson Gotardo, que já comandou o Carijó e substituiu Lucho Nizzo no cargo do Leão, utilizou Thiago Leal, Thiago Baiano, Gabriel Santos, Rafael Morisco e Marcelo Tchê, Marcinho Pittbull, Marielson, Roger Guerreiro e Mancini, Thiago Silvy e Soares.  Fabiano; Thiago Boiadeiro, Diego Rosa, Thiagão e Alex Carioca; Dênio, Jonathan, Roberson e Advan, Arthur e Kerlon.

O time de Nova Lima conta com jogadores de renome no futebol nacional e internacional. O meia Mancini, com passagem pela Seleção Brasileira e pela Itália, o meia Kerlon, revelado pelo Cruzeiro, famoso pelo “drible da foca”, e o atacante Soares, ex-Fluminense e Figueirense.

Neste sábado, 23, o Villa Nova encara o Democrata de Sete Lagoas, às 10h, no Castor Fuentes. A estreia no Campeonato Mineiro será dia 31, às 17h, contra o Tombense, no mesmo estádio.

 

Texto: Guilherme Fernandes – estagiário do Toque de Bola, sob supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola

Fotos: Divulgação

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Deixe seu comentário