Em Conselho Técnico realizado na tarde desta segunda-feira, 27, na sede da Federação Mineira, em Belo Horizonte, foi decidido que o Campeonato Mineiro 2015 terá início no dia 1º de Fevereiro e a fórmula de disputa foi mantida.
Serão 12 clubes disputando a primeira fase entre si, turno único, e os quatro melhores colocados avançam para as semifinais. As duas piores equipes serão rebaixadas para o Módulo II. Na fase seguinte, em jogos de ida e volta, os confrontos serão: 1º x 4º colocado e 2º x 3º colocado.
Os vencedores decidirão o título também em dois jogos, nos dias 26 de abril e 3 de maio.
O Tupi foi representado pelo dirigente Cloves Santos. Participaram: América, Caldense, Boa, Atlético, Cruzeiro, Mamoré, Democrata (Governador Valadares), Guarani, Tombense, Tupi, URT e Villa Nova.
No Campeonato Mineiro de 2014, o Tupi terminou a fase de classificação em quinto lugar, ficando a uma posição, portanto, de disputar as semifinais.
Fundo para arbitragem
O presidente Castellar Guimarães Neto anunciou medidas importantes financeiramente para os clubes participantes, como o fim da “taxa de participação”, valor que englobava despesas diretas e indiretas. “A partir de agora a Federação Mineira fará como faz a CBF e individualizará em seu borderô cada uma das despesas que devem ser arcadas pelo clube. Com isso certamente haverá uma economia para nossos filiados”.
A taxa cobrada, que era de 10% sobre a renda bruta dos jogos, passou a ser de 8% criando um fundo de 2% de aprimoramento e desenvolvimento para a arbitragem. “Anunciamos na semana passada o nosso novo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Giulliano Bozzano, e tenho certeza que esse valor destinado vai permitir que tenhamos cada vez mais evolução da nossa arbitragem, e com certeza é objetivo também de todos os clubes”, avaliou Castellar.
Texto com informações do Portal da Federação Mineira de Futebol
Foto: Gabriel Castro / Portal FMF