Depois de um intervalo na tabela, as equipes sub-15 e sub-17 do Uberabinha-UFJF voltam ao “batente” na tarde deste sábado, 30, pelo Hexagonal Final da Segunda Divisão dos Campeonatos Mineiros de Base, promovidos pela Federação Mineira de Futebol.
Os jogos contra o Desportivo Minas estão marcados para 13h30 (sub-17) e 15h30 (sub-15), e desta vez não serão no Complexo Esportivo da UFJF, que está a serviço de delegações estrangeiras que se preparam para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Assim, a rodada dupla foi programada para o Estádio José Paiz Soares, o estádio do tradicional Tupynambás Futebol Clube, no bairro Poço Rico, em Juiz de Fora.
Depois de oscilarem durante a primeira metade do Hexagonal, os times locais precisam de bons resultados nas próximas partidas para conquistar o sonhado acesso. De acordo com as Comissões Técnicas, a folga foi somente na tabela – desde o último dia 6 de julho não há partidas pela competição. O período foi de muito trabalho e preparação para o returno do Estadual.
Nada de descanso
Até o retorno aos jogos oficiais, a comissão técnica fez treinamentos diariamente com os atletas. Ainda foram marcados amistosos durante esse período, para que os times não perdessem o ritmo de jogo. O destaque dessa intertemporada foi a participação da equipe Sub-17 na Copa Regional de Futebol.
O time do Uberabinha/UFJF participou do quadrangular e terminou na segunda posição. Na semifinal venceu o Tupynambás por 7 a 0 – gols da vitória foram marcados por Matheus Sheik (2x), Pedrinho, Ronaldo, Matheus Campos, Wesley (pênalti) e Adenilson. Já na decisão o adversário levou a melhor. O Botafogo bateu a equipe da casa por 2 a 1 e ficou com o título. O gol dos juizforanos foi assinalado por Wesley Silva.
Situação no Campeonato Mineiro
A equipe sub-17 do Uberabinha/UFJF se recuperou nas últimas rodadas e já pode assumir a liderança do Hexagonal em caso de vitória no próximo confronto. No dia 30 de julho, às 13h30, o time enfrenta o líder Desportivo Minas, que tem 10 pontos, contra oito dos juizforanos. O melhor colocado do Hexagonal conquista o título estadual da categoria.
Classificação embolada
O elenco sub-15 venceu o último jogo (2×1 sobre o Desportivo Minas), se recuperou, mas tem a situação um pouco mais complicada. O time ocupa a terceira posição, com cinco pontos, e ainda pode ser ultrapassado pelo Nacional de Muriaé, que tem a mesma pontuação e um jogo a menos. O líder do Hexagonal é o Athletic Club, invicto e com 13 pontos.
O time sub-15 também joga no dia 30, contra o Desportivo Minas, mas às 15h30. A classificação está “aberta”, com diferença de apenas dois pontos do vice-líder ao sexto colocado. Por isso, a combinação de resultados tanto pode colocar a equipe na vice-liderança como levar à lanterna da competição.
Texto de Cérix Ramon, do Toque de Bola, com informaações do site da Federação Mineira de Futebol e supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola
Fotos: Divulgação Uberabinha/UFJF
Artes: Federação Mineira de Futebol
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br