Faltando uma rodada para terminar a fase classificatória do Campeonato Mineiro 2022, os quatro semifinalistas estão definidos. Serão, pela ordem atual, Atlético, Cruzeiro, Athletic Club e Caldense.
As vagas foram fechadas na 10ª rodada no último fim de semana com a derrota do América para o Uberlândia, que tirou de vez o Coelho da briga e garantiu dois da capital e dois times do interior na próxima fase.
Na última rodada, todos os jogos serão no próximo sábado, dia 19, às 16h30. Além da classificação final que determina os confrontos e quem terá vantagem nas semifinais, também serão definidos os rebaixados ao Módulo 2 e a última vaga para o Torneio Inconfidência.
Os confrontos das semifinais
Segundo o regulamento do Mineiro 2022, nesta fase, o clube de melhor campanha joga contra o quarto colocado. E o segundo e o terceiro se enfrentam.
Os dois melhores colocados na fase classificatória terão a vantagem de ter o mando no segundo jogo. Quem vencer, avança à decisão do título.
Após a 10ª rodada, o Atlético é o líder com 25 pontos. Cruzeiro e Athletic vêm em seguida com 19, com a Raposa na vice-liderança por ter 1 gol a mais de saldo. A Caldense é a quarta colocada com 18 pontos. Com a chegada à semifinal. Athletic está garantido na Série D e na Copa do Brasil de 2023. A Caldense também vai representar Minas Gerais na Copa do Brasil no ano que vem.
Na 11ª e última rodada, o Atlético recebe a Caldense no Mineirão. A Caldense é a única equipe que entra em campo sabendo a colocação. Mesmo que vença, permanecerá em quarto lugar.
Vencendo ou empatando, o Galo confirma a liderança. Assim, o confronto com a Veterana se repetirá nas semifinais, com a vantagem do time da capital.
Já o Cruzeiro enfrenta a Patrocinense fora de casa. E o Athletic recebe o Villa Nova na Arena Unimed, em São João del-Rei. Resultados iguais dos dois semifinalistas fará a classificação ser decidida nos critérios de desempate.
Se um vencer e o outro perder ou empatar, o ganhador terá a vantagem nas semifinais. E se o Atlético perder, este vencedor ainda pode terminar na liderança do torneio dependendo dos critérios de desempate.
A princípio, as semifinais estão previstas para os dias 20 e 27 de março. No entanto, a assessoria do Athletic informou que, caso o time se classifique em terceiro lugar, o primeiro jogo, que terá mando do alvinegro de São João del-Rei será provavelmente na quarta-feira, dia 23, em uma praça a ser definida. O motivo é que a iluminação da Arena Unimed ainda não suporta um jogo completo no período noturno.
Quem vai para o Torneio Inconfidência?
O torneio é disputado nos mesmos dias das semifinais, entre os clubes que terminarem a fase classificatória entre o 5º e o 8º lugar. Até o momento, estão classificados para o torneio o Villa Nova, 5º, com 15 pontos; e o América, 6º, com 14 pontos.
Três times disputam as outras duas vagas. A vantagem está com Democrata de Governador Valadares e Tombense, ambos com 11 pontos, atuais o 7º e o 8º, respectivamente.
E o Uberlândia, em 9º, com 9 pontos, poderia se classificar. Desde que vença o Pouso Alegre no Manduzão e ocorra uma derrota do Pantera ou do Carcará.
Ambos jogam como visitantes na última rodada: o Tombense enfrenta o América no Independência e o Democrata vai a Patos de Minas jogar contra a URT.
Briga para fugir do rebaixamento
O mesmo Uberlândia também ainda não está 100% livre da ameaça de rebaixamento. Com 9 pontos, é o que está em melhor situação entre os quatro últimos. A vitória é o caminho para salvação. Um empate deixa o time torcendo contra a derrota da Patrocinense e/ou da URT.
A Patrocinense é a 10ª com 7 pontos e está na porta da Z-2, salva por ter uma vitória a mais que a URT, que tem os mesmos 7 pontos e é a 11ª. Só a vitória interessa a ambas para se salvar. No entanto, a equipe de Patos de Minas depende que Uberlândia ou Patrocinense percam os confrontos para escapar.
E o Pouso Alegre, com 6 pontos, na lanterna, precisa vencer e torcer para que Patrocinense e URT não vençam os jogos para se salvar.
Confira os resultados da 10ª rodada, os jogos da 11ª rodada e a classificação do Mineiro 2022
Texto: Toque de Bola, com informações da FMF
Fotos: @fernandinhaufsj89/Athletic; @staff_images; Caldense/Instagram; Atlético/Instagram; Victor Souza/Tombense; Uberlândia Esporte Clube/Instagram; FMF/reprodução
Montagem: Toque de Bola