Minas Náutico: Superliga B é oportunidade para amadurecer equipe

Equipe do Minas Náutico para a Superliga 2021/2022

A Superliga B é uma oportunidade de estar em uma das vitrines do voleibol nacional. Agora imagina essa chance para jovens que fazem parte das categorias de base de um dos clubes mais tradicionais do país na modalidade.

Esta é uma inspiração para os integrantes do Minas Náutico, de Belo Horizonte que enfrenta o JF Vôlei na estreia da temporada 2022.

O jogo será neste sábado, dia 22, às 18h, no Ginásio da UniAcademia, no Centro de Juiz de Fora. Por causa da pandemia, a partida não terá a presença de público.

O Toque de Bola levantou as informações sobre a equipe, os destaques e conversou com o técnico da equipe de Belo Horizonte, Rodrigo Regattieri, sobre as expectativas e a chance de defender as cores do Minas em uma competição nacional.

Dar rodagem

Gustavo Orlando é levantador do Minas Náutico

A equipe é formada por atletas da categoria sub-21 e sub-19 do Minas e conquistou uma das vagas na competição ao disputar a Superliga C em 2021.

“Os meninos se comportaram muito bem diante do desafio. A gente tem uma expectativa na Superliga B de oferecer essa rodagem numa competição adulta, de um nível mais alto, para que a gente possa amadurecer esses atletas jovens que tem grande qualidade e um futuro promissor”, disse o treinador.

Expectativa

O treinador ressalta que a participação na Superliga B traz ao time a necessidade de se superar. E não antecipou os resultados que esperam obter na tabela de classificação.

“A expectativa é que os meninos consigam alcançar o máximo de sua performance, tentar se superar nas situações que vão aparecer, nas dificuldades que uma competição adulta implica para os jogadores jovens. Vamos, passo a passo, trabalhando sério, com os pés no chão e vamos ver o que vai nos oferecer lá na frente”.

De olho em cima

Ponteiro Paulo Silva 

Após a Superliga C, alguns atletas estavam com as seleções de base e outra parte do time disputou torneios regionais na região de BH. O grupo se reuniu no final de novembro e iniciou o trabalho, inicialmente, de olho na Superliga B 2022. A longo prazo, pode trazer voos mais altos.

“A gente quer que os meninos se desenvolvam, joguem jogo a jogo com qualidade, com dedicação, representando com muita garra a camisa e as cores do Minas. Mais à frente a gente vai trabalhando com objetivos mais palpáveis. Nosso Departamento de Vôlei está tratando este projeto com muito carinho, para que futuramente esses meninos possam estar brilhando na nossa equipe principal”, destacou Regattieri.

Oportunidade

Além de comandar o Minas Náutico, o técnico Rodrigo Regattieri é um dos assistentes técnicos no Fiat/Gerdau/Minas. Portanto, a competição é uma chance para todo o grupo de mostrar potencial.

“A gratidão pela oportunidade é unânime, entre nós da comissão técnica e entre os atletas também. É uma ótima oportunidade para todos nós. E a gente não pretende desperdiçá-la”, garantiu.

Cuidados com a saúde

O Toque de Bola perguntou sobre os cuidados adotados pela equipe em tempo de pandemia. A assessoria explicou que o Minas Náutico segue os protocolos exigidos pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) nos jogos, com apresentação do cartão de vacinação plena tanto para atletas quanto comissão técnica, além do uso de máscara

O Minas Náutico monitora sempre a saúde dos atletas, tanto da base quanto do principal. O motivo é que a alguns atletas da base as vezes treinam com o time principal, como forma de trocar experiência, explicou a assessoria.

Elenco do Minas Náutico para a disputa da Superliga B

O central Gabriel Vilaça disputou alguns jogos na Superliga A 21/22

De acordo com o Minas Náutico, os destaques são Gustavo Orlando, Felipe Varela e Paulo Silva, que disputaram a Superliga A 2020/2021 com o time principal.

Além deles, Gabriel Vilaça participou de alguns jogos do 1º turno da Superliga A 2021/2022 e Samuel Neufeld disputou o Mundial sub-19 com a seleção brasileira no ano passado.

  • Levantadores: Gustavo Orlando e Pedro Meijon;
  • Líberos: Filipe Baioco e Lucas Oishi;
  • Centrais: Gabriel Vilaça, Murillo Silva, Jadher Pereira e João Victor Cornelsen;
  • Opostos: João Adriano e Samuel Neufeld;
  • Ponteiros: Paulo Silva, Felipe Varela, Henrique Meirelles, Vinícius Silva e Samuel Vilaça;
  • Técnico: Técnico Rodrigo Regattieri.

Tabela na Superliga B:

  • 1ª rodada: JF Vôlei 3 x 2 Minas Náutico – 22/1, 18h
  • 2ª rodada: Minas Náutico 2 x 3 Uberlândia Vôlei/Praia Clube/Sada – 30/1, 17h
  • 3ª rodada: Suzano Vôlei 1 x 3 Minas Náutico – 5/2, 18h
  • 4ª rodada: Minas Náutico 1 x 3 Instituto Cuca – 13/2, 13h
  • 5ª rodada: Aprov. Chapecó x Minas Náutico – 19/2, 19h
  • 6ª rodada: Minas Náutico x Niterói Vôlei – 24/2, 17h
  • 7ª rodada: Vôlei Futuro x Minas Náutico – 5/3, 17h
  • 8ª rodada: Minas Náutico x Vila Nova – 12/3, 17h
  • 9ª rodada: SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck x Minas Náutico – 19/3, 19h

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira

Fotos: Orlando Bento/MTC

Deixe seu comentário