
Juiz de Fora vai jogar a última fase dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) em duas modalidades: futsal e basquete, ambas no masculino.
Os times que representam a cidade estiveram em Lavras, no Sul do estado, entre os dias 10 e 14 de outubro, para a disputa da Etapa Regional da competição, e conseguiram um título e um vice-campeonato.
O basquete feminino também estava classificado para esta fase, mas acabou desistindo da viagem por falta de dinheiro, sendo eliminado.
Os rapazes do Tupi Futsal comemoraram no lugar mais alto do pódio, faturando o caneco da modalidade batendo os donos da casa na decisão, por 4 a 0.
Já o JF Basketball fez a final com São João Del Rei, mas acabou derrotado por 73 a 61.
Os dois melhores de cada esporte se classificaram para a Etapa Estadual do Jimi, prevista para entre 14 e 18 de novembro, em Uberlândia.
Caneco na mão

No caminho até a decisão, o Tupi estreou com vitória sobre Ijaci, por 6 a 2. No segundo jogo, perdeu para Lavras, por 5 a 4, mas conseguiu a classificação em seu grupo com uma vitória por 6 a 1 sobre Baependi.
Na semifinal, os juiz-foranos passaram por Congonhas, vencendo por 5 a 1. Na decisão, o troco em cima dos donos da casa, conquistando o título com um 4 a 0 no placar.
O técnico Henrique Biaggi comemorou o fato de poder dar ritmo à garotada carijó, e a o cabeço representando Juiz de Fora.
“Foi bastante especial para nós. Pudemos dar ritmo de jogo para os meninos do sub-20. Tivemos a dificuldade de alguns atletas que não puderam viajar, mas temos a categoria de base justamente para sustentar isso e, futuramente utilizá-los na equipe adulta. Eles corresponderam à altura e conquistamos o título da fase Regional, que é muito importante para o projeto por estar tendo a honra de representar a cidade”, explica.
Vice com a base

O JF Basketball estreou com vitória por 66 a 50 sobre Três Corações. Na segunda partida, o time juiz-forano bateu Cataguases por 61 a 45, chegando invicto à semifinal após bater Perdões por 58 a 39.
Na disputa por uma vaga na decisão, os locais passaram por Conselheiro Lafaiete, com um 68 a 33. A única derrota da equipe de Juiz de Fora veio na final do torneio, para São João Del Rei, por 73 a 61.
Para o coordenador e jogador do JF Basketball, José Henrique Casarim, o desempenho animou o projeto.
“Levamos um time misto, com os garotos da base e nos classificamos para a semifinal com ele sem quadra, somente dois adultos compondo. Na semifinal, jogamos com quatro adultos. Na final, decidimos fazer como na primeira fase e acabamos perdendo. Mas o jogo foi forte, os meninos corresponderam, constantes. Ficamos muito felizes”, avalia.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Pedro sarmento/Tupi Futsal e arquivo pessoal José Henrique Casarim