Juiz de Fora (MG), 10 de dezembro de 2011
O Toque de Bola acompanhou neste sábado, 10, à noite, no ginásio da Faefid, no portal, no twitter e no facebook, a histórica estreia do vôlei da UFJF na Superliga Masculina de Vôlei, contra Vôlei Futuro (SP), que venceu por 3 sets a 0 (25/20,25/19 e 25/18). O adversário é um dos principais candidatos ao título e teve atuações individuais destacadas como de Ricardinho, ex-levantador da seleção brasileira, eleito o melhor em quadra, além do cubano Camejo, com potente ataque, e do líbero Mário Júnior.
Veja mais informações sobre a primeira rodada da Superliga.
O treinador Maurício Bara resumiu o sentimento da equipe: “Mesmo reconhecendo a qualidade do adversário, sabemos que jogamos abaixo de nossa capacidade”. O técnico minimizou os erros de saque. “Forçar o saque não é erro. E quando mudou a estratégia o saque ficou muito lento, aí o jogo deles passa a ter uma velocidade absurda e não há bloqueio que segure. Às vezes não forçar o saque é quase um erro, é passar a responsabilidade para o outro lado”.
Maurício gostou dos primeiros momentos da equipe em quadra. “Começamos bem mas precisamos de mais jogos deste nível para a manutenção do ritmo do início o tempo inteiro, contra uma equipe como essa, num cochilo eles abrem três, quatro pontos e ficam jogando de maneira muito confortável. Isso é cruel”. Sobre a sequência na Superliga, mostrou confiança: “Acredito muito no crescimento do ritmo de jogo da equipe, e a torcida também tem que começar a conhecer essas equipes mais fortes, mas os adversários diretos ainda estão por vir. Não será tão ruim enfrentar três equipes muito fortes logo no início”, analisa.
O comandante comentou também a volta do vôlei juiz-forano a uma competição nacional, quase 20 anos depois da participação do time feminino do Sport Club Juiz de Fora em Campeonato Brasileiro. “Naquela época, eu era uma criança de oito anos e estive no ginásio do Sport várias vezes, foi uma retomada interessante, não tive muito tempo de me emocionar porque foi tanto trabalho para colocar esse time em quadra, mas a hora que cheguei aqui, e vi este ginásio, o reconhecimento da torcida mesmo com um 3 a 0 é uma retomada, temos que ter paciência, e vamos trazer a torcida cada vez mais para o nosso lado”.
Jardel, que levantou a torcida em alguns saques e ataques, disse que já esperava “um começo de Liga muito duro”, em função da tabela dos jogos iniciais. “É ter a cabeça boa, gostaria de agradecer em peso à torcida desde o primeiro ponto, aliás, desde o aquecimento até o último ponto nos apoiou, que eles entendam que são peça fundamental para a gente seguir nessa caminhada e atingir nossos objetivos”.
Quanto ao condicionamento físico, Jardel destacou que na última Superliga estava com 110 quilos e hoje está com 1o2. “Professor Jaime me botou na ponta dos cascos, agora é mais ritmo de jogo mesmo, tanto para mim como para a equipe, estamos fechando a nossa sétima de treinamento com esse grupo, é muito pouco para enfrentar esses cascas grossas do Vôlei Futuro mas vamos pegar firme nos treinamentos para mostrar mais nos próximos jogos”.
O jogo
Time da UFJF definido pelo técnico Maurício Bara: Clinty, Daniel, Gustavo Folle, Juliano, Pedro Azenha, Jardel e Digão.Comissão Técnica: Maurício Bara (Técnico), José Antônio Bara (Assistente), Guilherme Novaes Ferreira (auxiliar), Jaime Lansini. (Preparador físico), Rodrigo Soares (Fisioterapeuta), Oséas Oliveira (Médico) e Danilo Coimbra (Massagista)
Vôlei Futuro: Piá, Lorena, Maurício, Evandro, Leozão, Tiago, Vini, Bob, Michael, Ricardinho (capitão), Mário Jr. (líbero) e Camejo (cubano). Destaque para Ricardinho, ex-levantador da seleção brasileira.
Final do primeiro set: UFJF 20×25 Vôlei Futuro. Saque errado de Folle determina placar. Bloqueio paulista foi decisivo nos pontos finais.
Segundo set encerrado: UFJF 19×25 Vôlei Futuro. Ponto decisivo: contra-ataque de Piá. Placar parcial do jogo: Vôlei Futuro 2 a 0
Terceiro set encerrado: UFJF 18×25 Vôlei Futuro. Placar final da partida de estreia juiz-forana na Superliga: Vôlei Futuro 3 sets a 0
Veja o pré-jogo
Primeira universidade federal a integrar a elite do vôlei nacional, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia a caminhada inédita na Superliga Masculina, neste sábado, 10, apostando em um time alto (média de 1,95m de altura), que une experiência e juventude (média de 28 anos) e conta com jogadores vencedores por onde passaram. Os currículos incluem desde títulos em vários estados do país até desempenhos destacados em inúmeras temporadas da Superliga, passando por performances de sucesso em países como Itália, Portugal, Japão, Coréia, França, Turquia, Espanha e Grécia.
O Toque de Bola anuncia cobertura completa da estreia da UFJF na Superliga, neste sábado, 10, com informações desde as 18h, direto do ginásio da Faculdade de Educação Física. Siga no twitter e no facebook. Também vamos cobrir o X-Terra na Represa Dr. João Penido, no sábado, e a Corrida da Mercedes-Benz, no domingo.
O técnico Maurício Bara, responsável pela montagem do elenco, explica que procurou formar um grupo em que a coletividade fosse a principal qualidade. “Todos estão muito focados e com muita determinação. Isso realmente foi marcante neste primeiro momento”, argumenta. O auxiliar técnico Guilherme Novaes, que veio do Sesi-SP, lembra da competitividade da Superliga. “O campeonato será o mais equilibrado de todos os tempos, onde o último colocado pode ganhar do primeiro”, aposta.
A UFJF não terá vida fácil logo nas primeiras rodadas do torneio. Nos seus três primeiros jogos enfrentará justamente os três primeiros colocados da última edição: Vôlei Futuro (em casa), o atual vice-campeão, Sada Cruzeiro (fora) e o campeão Sesi-SP (em casa). Após turno e returno, os oito melhores classificados entre as 12 equipes enfrentam-se em sistema de mata-mata até a grande final em abril. A equipe juiz-forana mandará seus jogos no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos, no Campus.
Esgotados
A assessoria informou no início da noite desta sexta-feira que os ingressos colocados à venda já estão esgotados. E, ainda segundo a assessoria, não haverá venda de bilhetes no local da partida.
Projeto funciona como laboratório de ensino, pesquisa e extensão
A história do Projeto Voleibol UFJF começou em 2008 com o objetivo de criar uma equipe masculina que representasse o voleibol de Juiz de Fora nos cenários estadual e nacional e funcionasse como laboratório de pesquisa, ensino e extensão para a comunidade acadêmica.
O ano de 2011 representa a quarta temporada consecutiva de trabalho buscando a evolução e a qualidade a cada dia. Ao longo destes anos, a equipe acumulou diversas conquistas, culminando com o vice-campeonato da Liga Nacional, em setembro, que deu acesso à Superliga. O time foi, ainda, campeão dos Jogos Mineiros do Interior 2011.
A estrutura de treinamentos dentro da Universidade Federal de Juiz de Fora, dentro do novo complexo da Faculdade de Educação Física e Desportos, é de altíssimo nível, com acesso a um ginásio com piso flutuante, uma quadra coberta com piso emborrachado, academia de musculação, piscina, pista de atletismo, entre outros que auxiliam no desenvolvimento dos atletas e na formação de acadêmicos de diversas áreas de conhecimento.
Confira as fotos dos jogadores e, ao lado delas, breve currículo dos atletas.
Nome completo: André Luiz Silva Apelido: ANDRÉ
Data de Nascimento: 04/08/1979 Posição: LEVANTADOR
Altura: 1,84 Peso: 84KG
Clubes: TUPYNAMBÁS, UNIMED TEUTO BETIM, UNIVERSO, UFJF
Principais títulos: CAMPEÃO MINEIRO DE 1998
Nome completo: Clinty Riw da Rosa Apelido: Clinty
Data de Nascimento: 11/12/1986 Posição: Ponteiro
Altura: 1,96 Peso: 94kg
Clubes: Fátima/UCS, Tigre/Unisul/Joinvile, Vôlei Futuro, Sogipa, Volta Redonda
Principais títulos: Campeão Catarinense 2007
Nome completo: DANIEL ROGER CESAR DA LUZ Apelido: DANIEL BRASILIA
Data de Nascimento: 19/11/1980 Posição: LEVANTADOR Altura: 1.98
Peso: 100KG Clubes: Telemig Celular, Vasco da Gama/RJ, Ulbra/RS (BRASIL), Upis/DF (BRASIL), Benfica (PORTUGAL), Guimarães (PORTUGAL), Shopping ABC/Santo André, Calvo Sotelo Jusan Canaria (Espanha), entre outros. Principais títulos: CAMPEAO BRASILEIRO DE SELEÇOES POR MG. CAMPEAO MINEIRO, GAUCHO, BRASILIENSE E CARIOCA. CAMPEAO DA LIGA NACIONAL. CAMPEAO DA COPA TURCA.
Nome completo: DANILO GELINSKI Apelido: GELINSKI Data de Nascimento: 13/03/1980 Posição: LEVANTADOR Altura: 1,90 Peso: 92KG Clubes: BOM JESUS – JOINVILLEm, SANTANDER – SÃO BERNARDO, MONTES CLAROS, SADA – CRUZEIRO, UFJF Principais títulos: BI CAMPEÃO BRASILEIRO, BI CAMPEÃO PAULISTA, BI CAMPEÃO CATARINENSE, CAMPEÃO MINEIRO e VICE-CAMPEÃO DA SUPERLIGA
Nome completo:DIEGO HENRIQUEZANCANELA DE ALMEIDA Apelido: DIEGO
Data de Nascimento: 23/09/1986 Posição: CENTRAL Altura: 2.03 Peso: 90KG
Clubes: UNISUL, TIGRE UNISUL, SESI SP, VÔLEI FUTURO e UFJF
Principais títulos: BI CAMPEONATO PAULISTA, TERCEIRO LUGAR DA SUPERLIGA e CAMPEÃO CATARINENSE.
Nome completo: Filipe Quirino Cipriani Apelido: Sequela Data de Nascimento: 09/09/85 Posição: Central Altura: 1,95m Peso: 103kg
Clubes: Chapecó, Azul (ARG) e UFJF
Principais títulos: vice-campeão Liga Nacional 2011 e Campeão Geral do JIMI 2011
Nome completo: GUILHERME MAGNANI HAGE Apelido: HAGE
Data de Nascimento: 28/10/1988 Posição: PONTEIRO Altura: 2,03 Peso: 105KG
Clubes: ARARAQUARA, UNISUL, CIMED, BMG – SÃO BERNARDO, MINAS e UFJF
Principais títulos: CAMPEÃO MUNDIAL JUVENIL, CAMPEÃO SUPERLIGA 2009/2010, CAMPEÃO SUL AMERICANO JUVENIL e BI CAMPEÃO CATARINENSE
Nome completo: GUSTAVO FOLLE WEBER Apelido: FOLLE Data de Nascimento: 17/12/1982 Posição: CENTRAL Altura: 2,04 Peso: 90KG
Clubes: UNISUL, BENTO GONÇALVES, SANTO ANDRÉ, INTELBRÁS, CIMED, TIGRE, UCS e BENFICA (PORTUGAL)
Nome completo: JULIANO GERÔNIMO DIAS Apelido: JULIANO Nascimento: 30/04/1987 Posição: LÍBERO Altura: 1,75 Peso: 73KG
Clubes: BARÃO – BLUMENAU, SUZANO ABCD BANDEIRANTES, RIO CLARO, UNIPLI, SANTOS e SELEÇÃO BRASILEIRA MILITAR
Principais títulos: CAMPEÃO PAULISTA, CAMPEÃO INTERCLUBES, VICE CAMPEÃO MUNDIAL MILITAR E VICE CAMPEÃO DA LIGA NACIONAL
Nome completo: Leonardo Daniel Rodrigues Apelido: Léo Rodrigues
Data de Nascimento: 20/06/1978 Posição: Oposto Altura: 2,04m Peso: 104kg
Clubes: Minas Tênis Clube, Portugal, França, Itália, Coréia do Sul, Porto Rico
Principais títulos: Mundial juvenil, Copa Itália, Campeonato Italiano, Melhor
Pontuador da Itália (2006)
Nome completo: MATHEUS CAPORAL TEIXEIRA Apelido: CAPORAL
Data de Nascimento: 18/09/1990 Posição: LÍBERO Altura: 1,85 Peso: 78KG
Clubes: GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO, SOGIPA, ULBRA, ARARAQUARA, SADA – CRUZEIRO
Principais títulos: DOIS TERCEIROS LUGARES NA SUPERLIGA, VICE-CAMPEÃO DA SUPERLIGA e TETRACAMPEÃO GAÚCHO
Nome completo: Pedro Galleti Azenha Apelido: Pedrinho
Data de Nascimento: 25/03/1981 Posição: Oposto
Altura: 1,98m Peso: 87kg Clubes: Banespa, Palmeiras, Santo André, Almería (ESP), Olympico, Finikos (GRE), JW (POL), Londrina
Principais títulos: Mundial Infanto, Copa da Polônia
Nome completo: RAFAEL BARONI Apelido: BARONI Data de Nascimento: 22/04/1986 Posição: PONTEIRO Altura: 1,93 Peso: 95KG
Clubes: SÃO CAETANO, VÔLEI FUTURO E SANTO ANDRÉ,
Principais títulos: ESTÁ NA BUSCA DE CONQUISTAR A SUPERLIGA
Nome completo: Rodrigo De Ângelo Freitas Apelido: Digão
Data de Nascimento: 20/01/1975 Posição: Ponteiro Altura: 1,94m
Peso: 100kg Clubes: Banespa, Blumenau, Fluminense, Lupo/Náutico, Bento Gonçalves, Telemig/Minas, On-line/Novo Hamburgo, Sonamar/ Palma (ESP) e Pallavolo/Loreto (ITA)
Principais títulos: Vice-campeão Superliga, Bicampeão Copa do Rei (ESP), Superliga
Espanhola, Bicampeão Liga Espanhola, Vice-campeão Europeu
Nome completo: RODRIGO ALVES DOS SANTOS Apelido: JARDEL
Data de Nascimento: 07/05/1981 Posição: CENTRAL (MEIO DE REDE) Altura: 2,00
Peso: 104,5KG Clubes pelos quais passou em ordem cronológica: OLÍMPICOS, UNISUL, SUZANO, ULBRA, BANESPA, MINAS, ITALIA (CASTELANA GROTTI) E CIMED
Principais títulos:CAMPEÃO SUL AMERICANO INFANTO JUVENIL, CAMPEÃO MUNDIAL DOS JOGOS DA JUVENTUDE, CAMPEÃO MUNDIAL JUVENIL, BI CAMPEÃO DA SUPERLIGA e TÍTULO DE QUATRO VEZES O MELHOR JOGADOR DA SUPERLIGA
Nome completo: SÍLVIO SATIRO DOS SANTOS Apelido: SÍLVIO Data de Nascimento: 24/07/1983 Posição: CENTRAL Altura: 1,97 Peso: 89KG
Clubes: OLÍMPICOS, AMERICA, CSSE PETRÓPOLIS, PORTUGAL (AAA), BENTO GONÇALVES, VOLTA REDONDA, SUIÇA (NAFELS) E ESPANHA (VEGA)
Principais títulos: CAMPEÃO LIGA NACIONAL 2008, TERCEIRO LUGAR BRASILEIRO DE SELEÇÕES E SEGUNDO LUGAR COPA SUIÇA
Texto e fotos: ETC Comunicação