Mês sem bola: europeus consideram retorno

  Um mês. Esse é o período que grande parte do mundo do futebol está sem jogos sendo disputados por conta da pandemia do novo coronavírus. Em meio à disseminação da doença, as principais ligas e federações do mundo já planejam o retorno às atividades e estipulam datas para a volta das partidas.

França não tem jogos definidos

  Na Europa, as federações e a UEFA planejam as voltas. Na França e na Itália, duas datas foram sugeridas para o retorno dos jogos. Os italianos, inicialmente, seguem as diretrizes adotadas pelos franceses após duas reuniões na última semana. Na Alemanha, os clubes já treinam, mas ainda com jogadores divididos em pequenos grupos.

  Veja como está o cenário em cada país:

França

  De acordo com o jornal L’Équipe, a Liga Francesa Profissional (LFP) determinou duas possíveis vertentes para a volta das partidas: jogos retornando no dia 3 de junho ou no dia 17 de junho. Em ambas, a temporada terminaria até 25 de julho, o que não prejudicaria o início do calendário do próximo ano.

  A próxima temporada teve seu início definido para o dia 23 de agosto, duas semanas mais tarde do planejamento inicial. No entanto, tudo depende da evolução do coronavírus nos próximos dias. O campeonato francês foi paralisado dia 13 de março e ainda faltam 10 rodadas completas para o fim da competição, além do duelo adiado entre Strasbourg e PSG.

Itália

  Nesta quarta, dia 15, membros do departamento médico da Federação Italiana de Futebol se reúnem em Roma, capital do país. Na quinta, dia 16, o encontro será entre os membros da Liga Serie A, que organiza a primeira divisão local.

  Segundo o jornal Gazzetta dello Sport, o objetivo é que no final da semana as autoridades possam definir o protocolo para a volta aos treinos e uma data para a retomada das atividades. A ideia dos dirigentes é que os clubes voltem a treinar em 4 de maio.

Itália é o país mais afetado na Europa

  A Serie A foi interrompida no dia 9 de março. Entre os principais campeonatos da Europa, é o que tem mais partidas a serem disputadas: 12 rodadas completas e outros quatro duelos adiados.

Alemanha

  Em terras germânicas, os times retomaram as atividades na última semana e estão sendo orientados por protocolos médicos. Segundo a Federação Alemã de Futebol, os atletas treinam em pequenos grupos e mantendo a distância de segurança entre eles.

  Sem jogos desde 13 de março, ainda restam nove as rodadas para o fim da competição, além do confronto entre Werder Bremen e Eintracht Frankfurt. Segundo informações do jornal Bild, a Bundesliga projeta retornar aos jogos no dia 9 de maio, e o plano é que os treinamentos possam ter o elenco completo três semanas antes. Se assim for feito, o campeonato vai terminar no dia 30 de junho.

Inglaterra

  Ainda no início do mês de abril, a Premier League divulgou um comunicado afirmando que “a competição só recomeçaria quando houvesse segurança suficiente para fazê-lo”. De acordo com a emissora Sky Sports, uma possível data discutida pelos clubes é 1 de junho, fazendo com que a temporada 2020/2021 comece em 8 de agosto.

  O Campeonato Inglês está paralisado desde o dia 13 de março e restam nove rodadas inteiras mais duas partidas para serem disputadas.

Premier League segue indefinida

Espanha

  Palco de grandes espetáculos esportivos, a Espanha crê que é possível voltar com as competições no dia 29 de maio ou em 6 de junho. A informação foi confirmada por Javier Tebas, presidente da La Liga. Em entrevista ao site da Federação Espanhola, ele elogiou o esforço que a UEFA e se disse otimista em finalizar a atual temporada.

  “Devemos destacar o esforço da UEFA para encurtar suas competições muito mais do que as nacionais, a fim de otimizar as datas que temos. Sou otimista que vamos terminar as competições. Não posso garantir se será com ou sem público, mas vamos terminar, com certeza”, finalizou.

  O Campeonato Espanhol foi suspenso no dia 12 de março, com 11 rodadas ainda a serem disputadas.

Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, com informações do L’Équipe, Gazzetta dello Sport, Bild, Federação Espanhola de Futebol e Sky Sports

Fotos: Bertrand Guay/AFP; divulgação/Sampdoria; e divulgação/Chelsea

Deixe seu comentário