O piloto de off road juiz-forano, Caio Souza Junqueira (M8 Rally Club/E-auditoria/Bold-in/Construtora Cortes Alvim) tem 22 anos de vida que parecem, nas trilhas, ser de experiência como piloto. Estudante de engenharia mecânica na UFJF, o jovem talentoso vem seguindo as tradições do pai, José Paulo Monteiro Junqueira, e do tio, Rodrigo Monteiro Junqueira, vitoriosos e conhecidos no Off Road.
“Tem 15 anos que comecei. Iniciei em 2001 acompanhando o meu tio, que é o Rodrigo, numa Rural. Em 2003 meu pai comprou uma Troller, e a gente começou aqui em casa a ter o jeep para ir nas trilhas e passeios. Meu pai corria, pilotava, e sempre tive interesse nele correndo também, então também nunca tive muita vontade de ser navegador”, relembrou Caio.
As conquistas
Colhendo o aprendizado de seus familiares, Caio foi encorpando no esporte e melhorando as performances nas trilhas de provas isoladas. Os resultados começaram a vir em 2013, com o título na categoria Turismo Light do Ibitipoca Off Road e do Rally Caminho Novo Off Road. Na última temporada, o auge logo no primeiro campeonato do piloto: o almejado título do Suzuki Off Road, ao lado do experiente navegador Rodrigo Peternelli, na categoria Graduados, e nova vitória no IOR, agora na Turismo.
O IOR marcou ainda a primeira participação do piloto na equipe M8 Rally Club, formada com o objetivo de resgatar a tradição vitoriosa dos juizforanos nas principais competições do País na modalidade.
“Na conquista do campeonato da Suzuki foram cinco provas no ano. Meu primeiro campeonato, e bem bacana. Etapas de alto nível e velocidade muito alta com a navegação sendo exigida do início ao fim. As provas da Suzuki foram excepcionais. Um evento muito top”, avaliou Caio, que ficou a 7 pontos de distância dos vice-campeões.
A temporada
“Em 2015 corri meu primeiro campeonato, antes só fazia provas à parte. O que mais marcou esse ano para mim foi ganhar no Sul contra o meu principal concorrente na Suzuki, que era da região, então foi a maior conquista do ano comparado até ao Ibitipoca, que teve uma grande repercussão em Juiz de Fora. Mas ganhar desse cara no Sul teve mais importância por eu estar correndo na categoria Graduados lá e no IOR eu estar na Turismo”, explicou Caio, comemorando a conquista.
“Reconhecimento”
Após um 2015 vitorioso, Caio recebeu o Mérito Esportivo Panathlon como destaque do Off Road em Juiz de Fora na temporada. O prêmio, segundo o piloto confessou, veio de forma inesperada: “Foi uma surpresa estar entre os agraciados. É muito bom e gratificante, pois demonstra o reconhecimento pelos meus feitos durante este ano”, agradeceu.
Em busca do bi
Para a temporada 2016, Caio revela: “As provas da Suzuki serão em Mogi (SP), Tiradentes (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e São Pedro (SP). Tenho que ver a logística para este ano. Provavelmente continuarei correndo a Suzuki e certeza mesmo até agora só o Ibitipoca Off Road”, adiantou.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: M8 Rally Club, Toque de Bola, Suzuki Off Road/Divulgação e Tintin/Panathlon Club Juiz de Fora
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br