Foi muito especial a noite de quinta-feira, 8, no Independência Trade Hotel. A entrega do Mérito Esportivo Panathlon 2016 e da Comenda Carlos de Campos Sobrinho, iniciativa do Panathlon Club Juiz de Fora, proporcionou momentos de emoção, reconhecimento e resgate de personagens importantes da história do clube.
Este ano, foram agraciados 30 nomes do esporte local e regional, sendo 25 com o Mérito Esportivo Panathlon e cinco com a Comenda Carlos de Campos Sobrinho.
Também houve espaço para o luto e a saudade. A perda recente do zagueiro juiz-forano Marcelo, morto no trágico acidente que vitimou quase toda a delegação da Chapecoense, jornalistas e tripulantes em voo na semana passada, foi lembrada no início da cerimônia, com um minuto de silêncio, e no final, com a exibição de um vídeo criado pelo Portal Toque de Bola (repórter Cérix Ramon).
Presidente do Panathlon Club Juiz de Fora, Cláudio Esteves, fundador do Panathlon Club no Brasil, Henrique Nicolini, esposa de Henrique, Lillian, e Prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira – Nicolini foi um dos agraciados com a Comenda Carlos de Campos Sobrinho em noite de gala do esporte de Juiz de Fora, promoção do Panathlon Club Juiz de Fora para cerca de 300 pessoas no Independência Trade Hotel
Nicolini, grande presença
A presença de Henrique Nicolini, ao lado da esposa Lillian, deu a dimensão do que seria o evento: grandioso. Nicolini, fundador do Panathlon no Brasil e um dos maiores nomes do clube em todo o mundo, entre outras tantas definições sobre sua trajetória no esporte, seja como jornalista, panathleta e um dos três membros de honra do Comitê Olímpico Internacional.
Henrique Nicolini e a esposa Lillian: o texto de um dos principais nomes do Panathlon no Brasil e no mundo destacou a trajetória de Carlos de Campos Sobrinho
Pedro Souza: 12º Distrito do Panathlon Internacional
Pedro Souza, presidente do 12º Distrito do Panathlon Club Internacional, marcou presença pela primeira vezem Juiz de Fora, assim como Ademir de Barros, mais conhecido como Paraná, ex-ponta esquerda do São Paulo e presidente do clube de Sorocaba.
“Para o 12º Distrito do Panathlon Internacional, é um privilégio estar em Juiz de Fora hoje. São 40 anos e o clube de JF carrega os nossos grandes pilares – amizade, cultura, ética, mas também ação, a ação do esporte pelo esporte. O esporte no Brasil tem encontrado uma dificuldade muito grade, e um evento como esse vem compensar, unificando vários segmentos, não só atletas, mas treinadores, árbitros, empresas, entidades. O Panathlon passa a ser o senado do esporte. Vemos aqui todos felizes por estarem sendo reconhecidos. A memória esportiva é fundamental. A presença da imprensa e da mídia aqui é espetacular. juiz de Fora está de parabéns”, avaliou Souza, entusiasmado.
Cláudio Esteves, Pedro de Souza e os panathletas juiz-foranos Basileu Tavares e Adilson Mattos: homenagem ao 12º Distrito do Panathlon Club Internacional
Prefeito comparece
O prefeito reeleito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, marcou presença e destacou a importância do evento promovido pelo Panathlon para o esporte da cidade: “Depois do momento difícil que foi o acidente com a Chapecoense, que mexeu muito com o esporte no Brasil e no mundo, o momento hoje é de celebrar o esporte, parabenizar as pessoas que trabalham em prol do esporte da cidade”, afirmou Bruno.
O prefeito reafirmou que o principal objetivo para a próxima temporada, em sua segunda gestão no Município, é reiniciar as obras do Ginásio Municipal Antônio Marcos,para concluir a construção, iniciada há mais de dez anos. “A luta é muito grande por um espaço mais adequado e vamos buscar a liberação desse recurso do ginásio”, destacou Bruno, que ainda citou a Praça CEU, a revitalização de praças públicas e o apoio às corridas de rua do Ranking como aspectos importantes no setor, junto à comunidade esportiva.
Presidente do Panathlon Club Juiz de Fora, Cláudio Esteves, e o Prefeito reeleito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira
Entrega de moção
Já o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos e o vereador Júlio Gasparette voltaram a entregar, simbolicamente, a Moção de Aplauso pelos 40 anos de fundação – a cerimônia já havia ocorrido oficialmente na seção Tribuna Livre da Câmara, em 22 de novembro.
Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos, e vereador Júlio Gasparette entregam Moção de Aplauso pelos 40 anos do Panathlon Club Juiz de Fora ao presidente Cláudio Esteves (a Moção já havia sido recebida pelo clube na Câmara, em 22 de novembro. Essa nova entrega foi simbólica)
Assistente aplaudido
E quem disse que assistente de arbitragem não pode ser – muito – aplaudido?
Entre os agraciados, o assistente de arbitragem Marcelo Van Gasse, que havia atuado na véspera, na final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético, em Porto Alegre, fez questão de comparecer e destacou o orgulho por estar sendo lembrado com a Comenda Carlos de Campos Sobrinho. O assistente pertence ao quadro da Fifa e representou o Brasil em todas as principais competições do futebol, entre elas a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.
Nota da redação: na cerimônia de homenagem aos destaques do Campeonato Brasileiro, ocorrida na noite de segunda-feira, o juiz-forano também foi premiado como um dos destaques da competição, ao lado do árbitro Raphael Claus e do também assistente Rogério Zanardo.
Cláudio Esteves, o assistente Marcelo Van Gasse (Comenda Carlos de Campos Sobrinho) que atuou na véspera, na final da Copa do Brasil) e Adilson Mattos
A Comenda
Além de Henrique Nicolini e Van Gasse, receberam a Comenda Carlos de Campos Sobrinho, distinção entregue de cinco em cinco anos junto com o Mérito:
Cláudio Esteves, o diretor da Faefid, Maurício Bara Filho, e o panathleta Hamlet Pernisa: Comenda Carlos de Campos Sobrinho
– Faculdade de Educação Física da UFJF, por sua contribuição ao esporte local de diversas formas, seja na presença das delegações internacionais treinando para Olimpíada e Paralimpíada e o intercâmbio proporcionado em cursos e palestras, pela criação do time de vôlei, já na sexta Superliga consecutiva, complexo esportivo, em fase de novas obras, e outros projetos, como do atletismo.
Sesi Juiz de Fora foi representado pelo Gerente dos Clubes Sesi JF, José Antônio Bara Miguel, e pelo Gerente Regional Marcelo Leal. Na entrega, os panathletas Cláudio Esteves, Roberto Marcos e Pedro Souza
– SESI Juiz de Fora, entidade que proporciona, de diversas formas, qualidade de vida ao trabalhador. Promove, há 30 anos, os Jogos SESI Fase Municipal, desenvolve projetos sociais com comunidades locais e abre espaço em diversas modalidades para as escolinhas esportivas.
Thiagus Petrus foi representado pela mãe, Eliete, que recebeu a Comenda pelo panathleta José Roberto Maranhas. Thiagus enviou um vídeo agradecendo a distinção
Thiagus Petrus
O juiz-forano olímpico Thiagus Petrus, capitão e titular da seleção brasileira de handebol na Olimpíada do Rio e demais competições do ano, enviou um vídeo de agradecimento e foi representado por sua mãe, Eliete. Thiagus joga num clube da Hungria e está envolvido com a Liga da Europa, ficando impossibilitado de vir ao Brasil receber a Comenda.
Mérito Esportivo Panathlon 2016
Raíssa representou a irmã Larissa, que disputava Mundial de Piscina Curta, no Canadá. Na foto,a panathleta Iozita Costa
A nadadora juiz-forana Larissa Martins de Oliveira, que disputou a Olimpíada no Rio, foi representada pela irmã, Raísssa, na entrega do Mérito Esportivo Panathlon 2016. Quase simultaneamente, Larissa voltava a brilhar na temporada, conquistando medalha de prata com a equipe brasileira no Campeonato Mundial de Piscina Curta, no Canadá, no revezamento 4x50m medley, em equipe que contou ainda com Nicholas Santos, Felipe Lima e Etiene Medeiros.
Camila Fabre – Arbitragem Basquetebol Olímpico – recebe o Mérito pelo presidente Cláudio Esteves e pelo panathleta Walter Monteiro
A participação na Olimpíada e Paralimpíada proporcionou premiação àqueles que se dedicam a funções na arbitragem. Foram reconhecidos com o Mérito Panathlon 2016 a assistente de arbitragem no basquete olímpico, Camila Fabre, o primeiro árbitro com paralisia cerebral da história do futebol de sete paralímpíco, Igor Chagas Monteiro, e o estatístico de vôlei sentado paralímpico, Raphael de Sá Franco.
Igor Chagas Monteiro recebe Mérito – Arrbitragem de Futebol de Sete Parralímpico – entregue pelo panathleta Antônio Carlos Reiff Werneck
Raphael de Sá Franco recebe o Mérito Panathlon, entregue por Pedro Souza
A maior e mais antiga premiação esportiva de Juiz de Fora e região este ano teve características mais especiais. O clube local é considerado um dos mais ativos e representativos entre os clubes do Panathlon no Brasil e no mundo e comemorou os 40 anos de fundação com diversos eventos ao longo do ano, como a 4ª Feijoada do Esporte, o Bar Dançante e o Almoço de Massas.
O fato de a lista de agraciados não envolver apenas atletas, mas treinadores, dirigentes, árbitros, entidades e empresas que alcançaram destaque e projetaram o esporte em 2016 gera uma situação unida: “É uma noite que nos proporciona uma oportunidade especial de congraçamento entre os destaques de diversas modalidades”, observa o Professor Cláudio Esteves, presidente reeleito do clube juizforano.
Gerações diferentes
Outro aspecto interessante, além de unir modalidades diversas, é o destaque a personalidades de diferentes gerações. Assim, entre os contemplados estavam:
Max Alves da Silva, destaque do fustal e futebol de campo, recebe o Mérito por Ivan Elias, editor do Portal Toque de Bola e Diretor de Comunicação do Panathlon Club Juiz de Fora. No futebol: campeão da divisão de acesso categoria sub 15 da Federação Mineira em 2016, – artilheiro da equipe Uberabinha/UFJF. No futsal, campeão mineiro do interior 2016 sub-15 e vice-campeão mineiro pelo Sesi. Vice- campeão brasileiro com a Seleção Mineira sub 15 da divisão de acesso.
Francisco Perrout, revelação do atletismo, recebendo o Mérito do panathleta Sérgio Schmidt de Andrade. Resultados mais destacados: Vencedor da Seletiva Nacional para participação nos Campeonato Mundial Escolar disputado em Trabzon – Turquia, quinto lugar nos 3.000 m no Campeonato Mundial Escolar na Turquia com excelente marca de 8:57, campeão mineiro sub 18 nos 3.000 m
.
Giulia Aguiar, uma das atletas da nova geração, recebe o Mérito do panathleta Murilo Pernisa: tênis de campo. Na faixa de atletas de 16 anos, está entre as 15 melhores do Brasil e 43 da América do Sul. Disputou oito finais – 4 finais sul-americanas, com um título de dupla. Superou a marca de 90 vitórias na carreira
Amanda Aparecida de Oliveira – Corridas de Rua: Mérito entregue pelo panathleta Fernando Costa de Souza. Aos 19 anos, destacou-se em atletismo: (Pista) – Campeã nos 1.500m do Campeonato Mineiro de Atletismo (Belo Horizonte) – Vice-campeã Brasileira nos 5.000m (São Bernardo-SP) -3ª colocada nos 5.000m no campeonato Inter-Seleção (Porto Alegre)
Denise Barra – Natação Master – e o Mérito Panathlon 2016 entregue por Ivo Soares Bandeira Filho. COPA BRASIL CAMPINAS: Campeã brasileira nos 200 medley, 200 borboleta e 200 livre. TORNEIO ABERTO BRASIL MASTERS RIBEIRÃO PRETO. Campeã brasileira: 200 borboleta,200medley. Campeonato Brasileiro Uberlândia: campeã brasileira nos 200 borboleta, Campeonato Sulamericano em Maldonado/Uruguai: Bronze no revezamento e nos 400 medley. Segunda brasileira a chegar na travessia em Piriápolis/Uruguai. Bronze na travessia. Atual líder de provas longas dos campeonatos brasileiros.
Adriana Helena Campos Guarino – Esporte Paralímpico: Mérito entregue pelo associado do Panathlon, José Alves Sobrinho. Atuação por 20 anos. Em 2016 participou do Regional Leste de bocha paralímpica, em Cabo Frio, ministrou oficinas para a formação de professores do Programa Transforma com o tema Bocha Paralímpica e Goalball. Participou do Congresso Internacional do Comitê Paralímpico em Belo Horizonte e da Copa Brasil de paraciclismo no Rio de Janeiro. Guia nas provas de rua Ascomcer e Tecnobit
Atlética Medicina UFJF: Mérito entregue por Basileu Tavares aos dirigentes Gabriel Meireles e Pedro Felipe Santos. Primeiro lugar geral na Copa Rio-Minas, que reuniu oito instituições de ensino, segundo lugar geral no Intermed Minas, primeiro lugar geral no Universitarius, torneio que envolve todas as faculdades públicas e privadas de Juiz de Fora. Fundada em 2002, hoje tem 25 modalidades e também promove eventos
Beatriz Iasmin Soares Ferreira – Boxe: Mérito entregue pelo panathleta Thiago Romão. Foi reserva na Olimpíada, treinava com a equipe que representou o Brasil nos Jogos Rio 2016. Inclusive com a Adriana Araújo medalhista olímpica. Onze lutas, onze vitórias e quatro campeonatos, atual campeã paulista. Indicada pela Confederação Brasileira de Boxe como atleta revelação de alto rendimento. Meta? Tóquio 2020
Elisangela Gamarano de Freitas recebe Mérito Panathlon 2016 p Técnica Ginástica – do panathleta Wanderson Zambelli. Currículo expressivo como atleta e treinadora. Última técnica a representar o Brasil em Mundiais, Elisangela é a única treinadora de ginástica artística em Juiz de Fora. Na parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Projeto Atleta Esporte Seleção) dirige meninas da Escola Municipal Caic Rocha Pombo e ainda trabalha em Três Rios.
Hugo Amaral Triathlon: Mérito Panathlon entregue pelo associado Carlos de Oliveira. Top 10 em três importantes provas do calendário nacional:-7º colocado geral / Triathlon Long Distance Pirassununga – 9º geral / GP Extreme Triathlon -10º geral / Rio Triathlon -Primeiro ano no Ironman 70.3 World Championship / Austrália -Primeiro ano no Ironman World Championship / Kona – Hawaii.Eberth da Silva Silvério – Corridas de Rua (entregue pelo panathleta Aristides Rocha Ribeiro de Castro). Primeiro lugar em: 5° Corrida Suprema ( Juiz de Fora ) , 2° Corrida Fripai ( Juiz de Fora ), Cross Country ( Antônio Carlos MG) – Corrida Faculdade Metodista Granbery (Juiz de Fora ) – Corrida Unimed ( Juiz de Fora ) 1° Corrida Running Music Show ( Juiz de Fora ) – 7° Corrida São Pedro (Cachoeiro do Itapemirim ES) – 1° Corrida Doutores do Amor (Juiz de Fora) Corrida da Padroeira ( Cabo Frio RJ) – 4° Corrida Ascomcer ( Juiz de Fora) 6° Corrida Camilo dos Santos ( Juiz de Fora ).
Diretor do Grupo Bahamas – Paulo Roberto Lopes, recebe o Mérito Esportivo Panathlon – Incentivo ao Esporte – por André Castro. A Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador e a Copa Prefeitura Bahamas de Futsal estão entre as principais competições do País e reúnem atletas das mais diversas gerações. O Bahamas ainda apoia ao Tupi e outros eventos esportivos, de diversas modalidades
Felipe Cristiano da Paixão Marques – Ciclismo de Estrada (premiação entregue por Mônica Bellini Mendonça). Venceu a terceira etapa do Torneio de Verão(ilha comprida SP) – venceu o grande GP de ciclismo(Belo Horizonte MG ), a segunda etapa da copa Rio de Janeiro (Mangaratiba RJ), a terceira etapa da Copa Rio de Janeiro (Itaipava RJ) ena clássica São Salvador (Campos dos Goitacazes RJ)
Daniel Grossi – Mountain Bike – recebe a premiação do panathleta Fernando Paranhos. Foi campeão: da 1° etapa Campeonato Mineiro XCO – Juiz de Fora, da Etapa JP Ravelli – Monte Alegre do Sul – São Paulo, do Circuito Cross Country XCO – Barbacena – MG, e Campeão Bike Race Brasil – Visconde do Rio Branco – MG.
Felipe Surian – Mérito 2016 Técnico de Futebol – foi representado pelo pai, que recebeu a homenagem pelo panathleta Paulo César Durães, presidente da Liga de Futebol de Juiz de Fora
Direto de Natal
Felipe Surian, treinador campeão invicto pelo Volta Redonda na Série D do Campeonato Brasileiro e campeão da Taça Rio também pelo Voltaço, destacou, no vídeo de agradecimento, ser muito difícil para um treinador alcançar duas conquistas na mesma temporada. Citou a tragédia da Chapecoense e disse ser importante homenagear as pessoas em vida. Foi representado pelos pais, uma vez que está em plena pré-temporada do América de Natal (RN), seu novo clube.
Felipe Barros representou o Independência Trade Hotel – Incentivo ao Esporte – no Mérito Esportivo 2016 entregue pelo panathleta Claudius Daldegan. O Independência trade Hotel reccebeu Mérito pelo Incentivo ao esporte, em ações como apoio às equipes JF Vôlei, ADJF e aos atletas estrangeiros que treinaram na cidade antes da Rio 2016
Programa No Giro da Bola Imprensa Esportiva: no palco, com o presidente Cláudio Esteves, Marcos Moreno, o panathleta George Lopes, Márcio Santos e Tarcísio Altomare. O programa No Giro da Bola foi agraciado pela divulgação do esporte local, abrindo espaço para modalidades diferentes e divulgação de resultados de torneios diversos, buscando resgatar um pouco a tradição do programa com o mesmo nome apresentado pelo saudoso jornalista e panathleta Mário Helênio de Lery Santos.
Renato Siqueira recebe Mérito Esportivo Panathlon – Fair Play pela esposa de Henrique Nicolini, Lillian. Na final da Copa Orkut de Futsal, o adversário atacou e no chute contra sua equipe, a bola entrou, mas foi um lance difícil para arbitragem. A bola passou por um furo da rede. Renato informou ao árbitro que a bola entrou – a arbitragem não validou o lance inicialmente. O jogo seguiu e Renato marcou um gol a três segundos do fim da partida. Acabaria sendo campeão nos pênaltis.
Presidente do Sport Club Juiz de Fora, Jorge Ramos, recebe o Mérito pelo Centenário de Fundação. Na entrega, Ademir de Barros, o Paraná, presidente do Panathlon Club de Sorocaba. Clube tem na história nomes como Francisco Queiroz Caputo, o “presidente eterno”, que conduziu por 52 anos o alviverde da avenida Rio Branco. Tudo começa em 1916, quando a então Sociedade Esportiva do Comercial Clube, em assembleia, passa a se chamar Sport Club Juiz de Fora
Mérito Esportivo Panathlon 2016 para Associação Esportiva Uberabinha – treinador Sérgio Dudu recebe do panathleta Eduardo Milione. Em seu primeiro ano de parceria com a UFJF, o Uberabinha conquistou o acesso à Primeira Divisão do futebol do estado nas categorias sub-15, sendo campeão, e sub-17
Mérito Esportivo Panathlon 20016: Carlos Dias representa a ADJF – Handebol e recebe o Mérito do panathleta Alfredo Coimbra. ADJF encerra a temporada, no masculino adulto, com título brasileiro interclubes, título da Copa Brasil, conquista do 11º título mineiro e 15º nos Jogos de Minas. Teve três atletas convocados para a seleção – Cleryston, Jonas e Marcus Vinícius. No feminino, sétimo título mineiro e dos Jogos de Minas
Patrocinadores
O Mérito Esportivo Panathlon 2016 contou com os seguintes patrocinadores: Hiperroll Embalagens (representada pela Gerente de Recursos Humanos, Paula Machado), Zé Kodak Estação Digital, Estojos Baldi, Unimed Juiz de Fora (José Roberto Maranhas), Up Time (Rose Helena), Gráfica América (Wagner Nepomuceno), Camilo dos Santos (Felipe Santos), Grupo Rezato (José Eustáquio), Cervejaria 4 Estações (Camila David), El Shadai Viagens e Turismo (José Miguel de Carvalho) e Independência Trade Hotel.
A Hiperroll Embalagens levou kits produzidos especialmente para a noite do Mérito.
Agradecimento aos patrocinadores do evento: Hiperroll Embalagens (Gerente de Recursos Humanos, Paula Machado, levou kits da empresa aos parceiros do evento), Unimed (José Roberto Maranhas), Up Time (Rose Helena), Gráfica América (Wagner Nepomuceno), Camilo dos Santos (Felipe Santos), Grupo Rezato (José Eustáquio), Cervejaria 4 Estações (Camila David) e El Shadai Viagens e Turismo (José Miguel de Carvalho)
Além dos patrocinadores do evento, parceiros que nos últimos anos estiveram envolvidos com as promoções do clube enviaram kits, que foram entregues na solenidade. A Farmácia de Manipulação Las Casas, a Talarico Representações (com produtos da Ourolux e Florestal), Maria Coeli Confecções.
Traço especial
O cartunista Mário Tarcitano, da Tribuna de Minas, foi uma atração especial no evento, ficando à disposição dos interessados em levar para casa uma lembrança. Tarcitano desenhava o rosto da pessoa junto à logo criada especialmente para marcar os 40 anos da fundação do Panathlon Club Juiz de Fora. E teve ilustração à vontade, para convidados de todas as idades.
Mário Tarcitano foi uma das novidades da noite que marcou os 40 anos do Panathlon Club Juiz de Fora: a fila só terminou na madrugada
Música
Assim que terminou a entrega das homenagens e foram feitas as fotos de agraciados e patrocinadores, reunidos no palco, a parte musical do evento ficou sob responsabilidade do músico Anderson Dim. Com excelente repertório, Anderson conduziu os momentos finais da principal confraternização esportiva de Juiz de Fora e região em grande estilo, assim como havia feito em eventos promovidos pelo clube juiz-forano ao longo da temporada 2016.
Anderson Dim garantiu o toque musical de qualidade ao evento
Reunidos no palco, os agraciados com o Mérito Esportivo Panathlon 2016 e a Comenda Carlos de Campos Sobrinho
Associados do Panathlon Club Juiz de Fora junto aos convidados do Panathlon
Texto: Ivan Elias -Toque de Bola e Panathlon Club Juiz de Fora
Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local
É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).