Um 2015 campeão. Assim foi o ano do nadador juiz-forano, Ivo Bandeira, que conquistou diversos títulos na categoria master acima de 60 anos de
idade. Os mais importantes foram o ouro nos 200m livre da 56ª Campeonato Brasileiro Masters de Natação, disputado no Botafogo, em outubro, e o título de Rei de Copacabana, conquistado em dezembro. Ivo esteve entre os 25 agraciados pelo Mérito Esportivo Panathlon 2015.
Joelho: problema e solução
Ivo, na infância, teve sua formação nas piscinas no Sport Club de Juiz de Fora. Com as responsabilidades da vida adulta, teve que deixar um pouco de lado a paixão pela natação. Contudo, em 2005, por uma lesão constatada no joelho, foi incentivado por seu médico a tratar o problema dentro d’água, deixando aberto o caminho para o reencontro com o esporte.
Ouro no Brasileiro
O atleta trabalha na Santa Casa e treina na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Juiz de Fora, mas no Campeonato Brasileiro de Masters deste ano competiu pelo Lira Tênis Clube, de Florianópolis-SC: “Fui este ano para o Brasileiro a convite de alguns amigos do Rio de Janeiro. Lá participei de quatro provas. No primeiro dia fui prata nos 50m costas e quinto nos 100m livre. No segundo, consegui o ouro nos 200m livre e o bronze nos 100m costas. O sistema de disputa não é no modelo de playoffs e sim no de melhor tempo. Então, entre os participantes de cada estilo fiquei ranqueado dessa forma de acordo com o meu tempo”, explicou.
50m Costas: prata
100m Livre: 5º lugar
200m Livre: ouro
100m Costas: bronze
Outras conquistas
Além do Brasileiro, em 2015, Ivo foi campeão mineiro do Meeting de Natação Master de Minas Gerais na faixa etária acima de 60 anos, competição disputada em cinco etapas, nas quais teve a maior pontuação geral. Também foi segundo colocado geral no Circuito Serrano, ocorrido em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Conquistou o ouro nos 100m livre e a prata nos 50m peito, quebrando o recorde dessas provas.
Ivo também compete em águas abertas. No XTerra, o nadador juiz-forano participou de duas etapas da disputa nacional. Em Mangaratiba-RJ ficou em segundo. Já na prova de Juiz de Fora, na represa João Penido, foi o primeiro na faixa etária. O percurso das duas maratonas aquáticas teve 1,5km.
Rei de Copacabana
No dia 12 de dezembro, Ivo tornou-se o Rei de Copacabana. O campeonato é dividido em três etapas de 2km de distância e o atleta de Juiz de Fora venceu na sua faixa etária as duas primeiras e ficou em segundo na última. Nas três ocasiões, completou o percurso em menos de 40 minutos. Com isso, no somatório de pontos o juiz-forano sagrou-se campeão.
Para 2016
Para este ano, o atleta só tem um desejo: “Quero manter esse nível. Conseguir disputar o Brasileiro, o Mineiro e as provas em águas abertas e conquistar esses bons resultados novamente”, comenta Ivo.
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias
Foto: Tintin/Panathlon Club Juiz de Fora e Divulgação AABB Juiz de Fora
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br