O Tupi embarcou na manhã desta sexta-feira, 3, com destino a Teófilo Otoni, onde duela com o América a partir de 10 horas de domingo, 5, pela segunda rodada do Campeonato mineiro. Além de enfrentar a equipe local no Estádio Nassri Mattar, sempre complicado, a diretoria carijó precisou tomar cuidados para se defender de outro adversário: a febre amarela.
Os vales do Rio Doce e do Mucuri, onde se encontra Teófilo Otoni, concentram, ao menos, 46 óbitos confirmados causados pela doença. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, desse total, cinco ocorreram naquela cidade.
Parceria
Trabalhando preventivamente, o Tupi promoveu, na terça-feira, 24, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação de todos os atletas, membros da comissão técnica e funcionários ligados ao futebol carijó que viajaram para Teófilo Otoni. As doses foram aplicadas na sede social.
O secretário Adjunto de Saúde, Márcio Itaborahy, explica que a vacinação é extremamente importante por dois aspectos:
“Primeiro, proteger o próprio pessoal que viaja. E quem recebeu a vacina e for picado pelo mosquito transmissor da febre amarela, além de não ficar doente, não trará a doença para a nossa cidade. Por isso, quem viaja para aquela região, que é endêmica, tem preferência na hora de receber a vacina.”
Palestra
Ainda de acordo com Itaborahy, também foi ministrada palestra sobre a febre amarela. A ação contou, ainda, com a participação do subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, e foi acompanhada pelo médico do Tupi, José Roberto Maranhas. “Seguimos o protocolo da Secretaria de Saúde. Todos que embarcaram receberam a vacina. Com isso, terão tranquilidade para pensar exclusivamente na partida”, expôs Maranhas.
Texto, informações e fotos enviados ao Toque de Bola pela assessoria do clube
Edição: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br